NOVA AURORA

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Publicado em

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Inscrições abertas: Unespar tem 559 vagas remanescentes em 40 cursos de graduação

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

MON funcionará normalmente durante todo o feriado de Páscoa e de Tiradentes

Published

on

By

O Museu Oscar Niemeyer (MON) estará aberto ao público normalmente durante todo o feriado de Páscoa, na sexta-feira, sábado, domingo (18, 19 e 20/4), e excepcionalmente na segunda-feira (21/4), feriado de Tiradentes. O horário de funcionamento é das 10h às 18h, com acesso até as 17h30. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria física, no momento da visita, ou online.

Os visitantes poderão conferir as exposições em cartaz: “O Olho da Noite”, do artista francês Jean-Michel Othoniel; “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção”; “Alex Flemming 70 Anos”; “Trilhos e Traços – Poty 100 Anos”; “Afinidades III – Cochicho”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Convivendo em Harmonia com a Impermanência”; “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”; “África, Expressões Artísticas de um Continente”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Pátio das Esculturas”; “Espaço Niemeyer” e “MON Sem Paredes”.

Leia Também:  Adapar promove inspeção preventiva de pulverizadores agrícolas no Noroeste

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Espaço aberto nos dias 18, 19, 20 e 21 de abril, das 10h às 18h, com entrada até as 17h30.

Museu Oscar Niemeyer

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

www.museuoscarniemeyer.org.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA