NOVA AURORA

PARANÁ

Nos 200 anos da cidade, Sanepar apresenta história do saneamento de Ponta Grossa

Publicado em

Dos poços, olhos d’água e chafarizes do início do século XX à operação automatizada de captações, estações e reservatórios dos dias de hoje, os sistemas públicos de abastecimento de água e também de coleta e tratamento de esgoto estão sempre em aprimoramento para acompanhar o desenvolvimento das cidades.

Essa evolução de estruturas, tecnologias e processos, foram temas de duas palestras apresentadas pela Sanepar na 5ª edição do PG Memória, promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa até este sábado (19), no parque do Lago de Olarias. O evento começou na quarta (16) e integra a programação em comemoração dos 200 anos do município.

“O crescimento da cidade impacta na gestão do saneamento. Ao mesmo tempo, quanto mais você preserva os recursos hídricos, mais matéria-prima você terá para poder atender a população. Daí a importância dos cuidados com os nossos mananciais”, explica a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia.

Leia Também:  Vídeo: PRC-280 tecnologia nova whitetopping implantada no Paraná

Ela lembra que o primeiro processo de tratamento de água de Ponta Grossa utilizava uma tecnologia russa, e a partir de 2009, um sistema francês. “No reservatório Botuquara, antes a abertura dos registros de manobra era feita de forma manual. Hoje temos a automação muito presente em nossos sistemas. Fazer este caminho pelo patrimônio histórico e cultural nos dá ferramentas para refletir sobre a questão ambiental. Conhecer o passado, compreender a evolução, para preservar os recursos hídricos que temos hoje”, reforça.

Sobre este tema, Luciana ministrou as palestras “A história de Ponta Grossa pelo viés do saneamento” e “Patrimônio Histórico e Cultural como Ferramenta de Educação Ambiental”, no Espaço Saberes do PG Memória. No Espaço Memórias Vivas, até sábado (19), os visitantes também podem conhecer um pouco mais da história do saneamento por meio da exposição de painéis.

HISTÓRIA – A Sanepar possui programas educacionais, museu e espaços de memória, exposições e pesquisas relacionadas ao patrimônio histórico-cultural do saneamento nos municípios onde atua. “Usamos todo esse patrimônio como ferramentas para trabalhar a educação ambiental e valorizar a cultura e a história dos sistemas”, explica Luciana.

Leia Também:  Concurso da Melhor Merenda Escolar do Paraná encerra inscrições com 524 participantes

Em Ponta Grossa, a Companhia mantém um Espaço de Memória no Reservatório Botuquara, ao lado da Central de Relacionamento da Sanepar. Primeiro reservatório de água da cidade, ele foi inaugurado em 1914, e ainda está em operação. Em homenagem ao aniversário de 200 anos de Ponta Grossa e aos 60 anos da Sanepar, o local passa por manutenção, e deve ser reaberto para visitação da comunidade nos próximos meses.

Para agendamento de visitas e palestras, os interessados podem entrar em contato com a Sanepar neste LINK.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Heróis do Fogo: show da banda do Corpo de Bombeiros abre comemorações de aniversário

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Concurso da Melhor Merenda Escolar do Paraná encerra inscrições com 524 participantes

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA