NOVA AURORA

PARANÁ

Nona parada do cruzeiro da MSC no Paraná leva centenas de turistas para a Ilha do Mel

Publicado em

O nono embarque e desembarque de passageiros de transatlânticos no Porto de Paranaguá na temporada 2023/2024 foi revestido de sucesso mais uma vez. Com os passageiros e tripulantes desta sexta-feira (19), o Estado recebeu mais de 12 mil turistas desde que o navio da MSC atracou pela primeira vez na costa paranaense, no dia 1° de dezembro.

O dia quente (a sensação térmica chegou a atingir 42º C) serviu de motivação especial para passeios na orla do Paraná. Os tours são orientados a partir da Arena Paraná, estrutura montada pelo Governo do Estado na praça central da cidade, com apoio da prefeitura, e no do Mega Rocio, o terminal de embarque e desembarque, na Portos do Paraná. Restaurantes locais apostaram na degustação para atrair curiosos. O barreado, prato típico da culinária do Litoral, foi a aposta do restaurante Danúbio Azul, e uma lasanha caiçara fisgou clientes para o restaurante Di Legno.

As belezas da Ilha do Mel pesaram na escolha de outros turistas da Argentina, do Uruguai, de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Quase 200 passeios em barcos e lanchas foram comercializados logo no início da manhã, lotando os restaurantes de Nova Brasília e Encantadas. Outros turistas preferiram realizar o tour em Paranaguá ou esticaram até Matinhos e Pontal do Paraná, entre outros destinos. 

Leia Também:  Polícia Penal ajudará a plantar 200 árvores em Ponta Grossa até o fim de setembro

César Augusto da Silva, policial militar aposentado e morador de Porto União (Santa Catarina), optou em aproveitar o tempo para curtir o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná. “Paranaguá está de parabéns e o Governo do Estado também pela estrutura montada para os turistas”, afirma.

O secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes, acompanhou o atendimento aos turistas nas duas estruturas. Ele destacou também a confirmação da venda de pacotes pela empresa MSC para mais duas temporadas: 2024/2025 e 2026/2027. “É muito bom perceber a alegria no rosto dos nossos empreendedores do turismo e dos milhares de turistas”, afirmou.

MSC LIRICA – O MSC Lirica tem capacidade para 2.648 passageiros. Ele conta com diversas opções de entretenimento e atividades durante o dia, tarde e noite, desde música ao vivo e shows a compras, aulas de ginástica e banhos de sol à beira da piscina. A rota ainda passa por Buenos Aires, Punta Del Este e Itajaí, em Santa Catarina.

Leia Também:  Com apoio do Estado, alunos do CEP se destacam em competições de robótica

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Servidores estaduais da Saúde recebem vacina da gripe e Covid-19

Published

on

By

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta sexta-feira (04) a imunização de seus servidores contra a Influenza e Covid-19. A ação aconteceu no prédio central da Sesa, em Curitiba e, se estenderá até a próxima semana nas 22 Regionais de Saúde do Paraná, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), na Central Estadual de Transplante do Paraná (CET) e no Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest). A orientação é para que os 6.200 servidores recebam as duas vacinas.  

Os profissionais da saúde fazem parte do grupo prioritário para imunização porque são mais expostos aos vírus. A Sesa segue as recomendações e orienta a vacinação para os públicos elencados como prioritários, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI).

“A exemplo da Sesa, orientamos as secretarias da saúde dos 399 municípios para que desenvolvam iniciativas que fortaleçam a adesão às vacinas. A medida é mais uma ação extramuro para reforçar a importância da vacina”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.  

Leia Também:  Turismo do Paraná cresce 13,7% no primeiro quadrimestre, segundo maior avanço no País

INFLUENZA – A campanha de vacinação contra a Influenza teve início no Paraná na terça-feira (1º). Até o momento, o Paraná recebeu 1,17 milhão de doses, já descentralizadas para as 22 Regionais de Saúde.

A vacinação contra a Influenza deve ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.

COVID-19 – Fazem parte do público de rotina todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; quem tem 60 anos ou mais. Sendo assim, essas pessoas podem receber a dose da vacina contra a Covid-19 independentemente de campanhas em andamento. Já os grupos especiais são compostos por imunocomprometidos; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente, por exemplo, além de outros grupos de maior vulnerabilidade.

Leia Também:  Com apoio do Estado, alunos do CEP se destacam em competições de robótica

“Estamos com um aumento no número de casos e óbitos para Covid-19 neste ano. É de suma importância que os trabalhadores de saúde recebam a dose de reforço anualmente. Neste momento estamos facilitando o acesso à vacinação para que os servidores não precisem se deslocar às Unidades de Saúde”, explicou a coordenadora de Imunização da Sesa, Virgínia Dobkowski Franco dos Santos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA