NOVA AURORA

PARANÁ

Navios verdes têm prioridade de atracação nos portos de Paranaguá e Antonina

Publicado em

Os navios sustentáveis, conhecidos como navios verdes, têm prioridade nos portos paranaenses. A medida faz parte do regulamento de Programações, Operações e Atracações de Navios – Edição 2023, que passou a vigorar em fevereiro deste ano, e beneficia as embarcações com estruturas de matriz energéticas focadas na redução de emissões de gases do efeito estufa.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, explica que a atracação prioritária concede berços preferenciais, independente da ordem cronológica de chegada. “A regra foi definida buscando fidelizar navios sustentáveis em Paranaguá, seguindo nosso objetivo de liderar as questões relacionadas à sustentabilidade e processos ambientais”, enfatizou.

Segundo o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana, a implantação desta medida é importante justamente por reforçar o compromisso da empresa pública com a Agenda 2030 e os seus objetivos de desenvolvimento sustentável, em especial no setor portuário. “Além de buscarmos a descarbonização dos portos paranaenses, estamos incentivando que cada vez mais os navios ecológicos tenham como destino o Estado do Paraná”, reforçou.

Leia Também:  Chefe do Executivo assina contrato dando início as obras da Revitalização das Avenidas no município

Para o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, a medida busca incentivar as empresas a investirem na redução de emissões de CO2. “Esta mudança no regulamento trouxe uma agilidade na operação de navios sustentáveis, atraindo cada vez mais navios verdes para os portos paranaenses”, enfatizou.

AÇÕES SUSTENTÁVEIS – Atualmente, a Portos do Paraná é única administradora de portos públicos do Brasil a ser convidada para o evento anual realizado pelas Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a COP (Conferência das Partes). Além disso, a empresa assinou uma parceria com o Porto de Rotterdam, na Holanda, para o desenvolvimento de energias renováveis nos portos de Paranaguá e Antonina.

O memorando, assinado em 2023, prevê compartilhamento de iniciativas e conhecimento para tornar os portos paranaenses mais sustentáveis, reduzindo o uso de carbono e investindo em novos sistemas energéticos, como o hidrogênio verde e a energia eólica.

A iniciativa faz parte do programa de colaboração Green Ports Partnership (Parceria para Portos Verdes), que tem duração de três anos. A Portos do Paraná também é a única empresa pública do setor com a certificação Ecoports, referência internacional na área da gestão ambiental portuária.

Leia Também:  BRDE firma parceria com movimento Iguassu Valley para fortalecer inovação no Oeste

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Vestibular de Inverno 2023 da UEM tem menor abstenção em 14 anos

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Procon-PR participa de mutirão online de renegociação de dívidas com bancos

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA