NOVA AURORA

PARANÁ

Natal nas Cataratas do Iguaçu: programação promete encantar ainda mais os turistas

Publicado em

O Parque Nacional do Iguaçu inicia nesta quinta-feira (12) sua programação especial de Natal com atrações culturais e artísticas que prometem encantar os visitantes até o dia 21 de dezembro. Entre os destaques estão apresentações musicais e a inauguração da instalação “Árvore da Vida”, uma homenagem à biodiversidade e à cultura regional. A expectativa é atrair milhares de turistas, movimentando a economia local e fortalecendo o Paraná como destino turístico referência nesta época do ano.

Para atender a demanda do período de férias escolares, festas de fim de ano e aumento da demanda turística da época, o Parque Nacional do Iguaçu funcionará em horário ampliado, das 8h às 16h, entre os dias 21 de dezembro e 31 de janeiro de 2025.

O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, diz que o foco do Estado é transformar o Paraná em um destino destaque também para as celebrações de final de ano. “A programação de Natal no Parque Nacional do Iguaçu une a beleza natural das Cataratas com a riqueza cultural da região, oferecendo uma experiência única para turistas do Brasil e do mundo, por meio de um atrativo único que nós temos no Paraná”, afirma.

Leia Também:  De olho no crescimento do Sul, BRDE inicia operações no mercado de capitais

“Além dessa, muitas outras programações natalinas acontecem ao redor do Estado, o que nos anima muito enquanto Secretaria do Turismo. Esperamos atrair milhares de visitantes, fortalecendo o setor, movimentando a economia local e posicionando o Paraná como uma referência, também, no turismo de Natal e de final de ano”, acrescentou.

A iniciativa é da Urbia Cataratas, concessionária que administra o Parque Nacional do Iguaçu. Para mais informações sobre a programação e ingressos clique AQUI.

PROGRAMAÇÃO – No sábado (14), o público poderá assistir ao espetáculo “Sinfonia do Nascimento”, com apresentações às 15h e às 17h30. O show é conduzido pelo coral e orquestra Doxologia, formado por artistas locais de Foz do Iguaçu, com um repertório que mistura jazz e música lírica. O espetáculo será realizado no primeiro mirante das Cataratas, na área do antigo heliponto.

Além disso, o coral Doxologia fará apresentações nos dias 12, 19 e 21 de dezembro, sempre às 9h, também no mirante das Cataratas. Para acompanhar as apresentações, os visitantes devem adquirir o ingresso convencional do parque.

Leia Também:  Investimento de R$ 20 milhões: Guarapuava ganha laticínio da Coamig Agroindustrial

Para assistir ao espetáculo das 17h30, no sábado (14) é necessário adquirir o ingresso específico para o passeio Pôr do Sol nas Cataratas, com embarque a partir das 17h no Centro de Visitantes. Informações e valores estão disponíveis no site oficial do parque.

ÁRVORE DA VIDA – Outro destaque da programação é a instalação “Árvore da Vida”, uma estrutura de quatro metros de altura inspirada na Cecrópia, espécie típica da Mata Atlântica. A obra, decorada com elementos que remetem à fauna e à flora locais, foi criada por comunidades indígenas e simboliza a conexão entre todas as formas de vida. Ela estará aberta para visitação ao longo de toda a programação.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Estado auxilia municípios na implantação de política educacionais sobre resíduos

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Três municípios do Paraná vão aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA