NOVA AURORA

PARANÁ

Mutirão de limpeza de manguezais retira quase 2,5 toneladas do entorno de Antonina

Publicado em

Cinquenta voluntários acordaram cedo para participar do 2º Mutirão de Limpeza de Manguezais nesta sexta-feira (02). A ação foi organizada pela Portos do Paraná, em Antonina, no Litoral, e resultou em cerca de 2,5 toneladas de resíduos recolhidos e destinados à reciclagem. O que era lixo poluindo esse importante ecossistema vai virar recursos para os catadores da associação local.

Os mutirões realizados pela empresa pública Portos do Paraná, com apoio de parceiros, são ações socioambientais, como explica o Diretor de Meio Ambiente João Paulo Ribeiro Santana. “Ambiental porque está sendo feita a limpeza, o que preserva a saúde dos manguezais. E quando a gente tem a sociedade junto, em especial alguma associação, a gente tem uma garantia de que o resíduo está indo para as estações e vai se tornar renda para pessoas que atuam na segregação e destinação correta de resíduos recicláveis”, afirma.

Para a comunidade em geral, a ação dá o exemplo do que se deve fazer todos os dias. “A gente observa o tipo de lixo que recolhemos, são resíduos sólidos urbanos que estão indo para dentro do manguezal, levados pelas chuvas e pelos rios”, completa o diretor da Portos do Paraná.

Leia Também:  Torneio de futebol das forças de segurança arrecada brinquedos e kits de limpeza para associações

“Essa ação favorece as famílias que trabalham com reciclagem e vai garantir o pão de cada dia, mas o principal, sem dúvida, é preservar o meio ambiente. Se todo mundo se unir para cuidar, com certeza o resultado será muito positivo para todos”, afirma Maria Eleutério de França, representante da Associação de Coleta Seletiva do KM-4.

Segundo a bióloga e analista da empresa pública, Jaqueline Dittrich, o mutirão integra simultaneamente dois programas desenvolvidos pela Portos do Paraná: Programa de Monitoramento de Manguezais e Programa de Educação Ambiental. 

“A limpeza também ajuda a conscientizar as pessoas quanto à importância desses ecossistemas”, diz. “Estávamos há três meses organizando esse evento e envolvendo a comunidade para engajar. Aqui em Antonina, contamos com a parceria da colônia de pescadores locais nesse trabalho de convocar as pessoas”.

O evento contou com parceria da Prefeitura de Antonina, Porto Ponta do Félix, Colônia de Pescadores Z-4 de Antonina, Escoteiros do Mar de Antonina, CIA Ambiental, DTA Engenharia, Coleta Seletiva do KM-4, Movimento Viva + Antonina, entre diversos outros parceiros da iniciativa privada.

Leia Também:  Safrinha: milho já representa quase 40% da produção brasileira de grãos

Enquanto a limpeza era realizada nos manguezais do entorno, na Praça Romildo Gonçalves Pereira, em frente ao trapiche público do município, outras ações educativas foram promovidas para receber estudantes das redes municipal e estadual de ensino. Teve oficinas de artes, contação de história, trio musical, exposição sobre manguezais e ecossistemas associados; atividades de sensibilização ambiental através de brincadeiras; atividades dos Escoteiros do Mar e material educacional do Projeto Guaparayba o Mangue.

Quase 300 alunos participaram, entre eles os da Escola Municipal Professor Gil Feres. “Essa ação de hoje veio muito a calhar porque, neste momento, a gente está trabalhando reciclagem, proteção. Tudo para a gente preservar o nosso futuro. É muito importante a gente saber que o Porto, além de gerar riqueza para o município, tem essa preocupação com o meio ambiente”, afirma a diretora Elisângela Simões.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  PROGRAMA “ITAIPU MAIS QUE ENERGIA” INVESTE QUASE R$ 1 BILHÃO EM 434 MUNICÍPIOS DO PR E MS

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Caderninho de Matemática criado por professora do Paraná facilita a vida de alunos de todo o Brasil

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA