NOVA AURORA

PARANÁ

Mutirão de empregabilidade para trabalhadores da cultura será nesta quinta-feira

Publicado em

A Agência do Trabalhador da Cultura (ATC), primeiro posto avançado da Agência do Trabalhador exclusivo para o segmento, vai promover nesta quinta-feira (20) o Cult Mut – 1° Mutirão da Empregabilidade Cultural do Paraná. Como espaço para a ação, que acontece das 8h30 às 16h, foi escolhida uma das instituições culturais mais importantes do Estado: a Biblioteca Pública do Paraná. Serão oferecidas mais de 150 vagas nas áreas de música, artes cênicas, audiovisual, publicidade, mercado editorial, cultura popular, eventos, artes visuais e moda.

A ATC é um projeto pioneiro, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) em parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda (SETR). “A Agência do Trabalhador da Cultura é uma importante política pública e ações como o mutirão fortalecem a sua atuação. A BPP é um dos símbolos da cultura paranaense. Levar esse primeiro mutirão para lá simboliza a transversalidade que a Secretaria tem atuado nessa gestão”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Leia Também:  Com 161 cidades sem casos em 2024, registros de homicídios caem 29% no Paraná

Os interessados devem levar currículo impresso e (preferencialmente) Carta de Encaminhamento retirada na Agência do Trabalhador da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240, Centro, Curitiba), processo que está em andamento desde esta segunda-feira. “A carta é prontamente retirada, sem burocracia, e agiliza para a empresa o processo de contratação. No mutirão, o candidato será atendido sem a carta, porém, no caso de conseguir a vaga, terá de retirá-la posteriormente na ATC”, explica Phablo Bozza, gestor da ATC.

Os candidatos serão atendidos por 17 colaboradores de empresas participantes como Museu Oscar Niemeyer, Instituto Incanto, ST Produções Teatrais, Nasa Produções, Raizhe, Grupo FN, Cena Hum, CUFA, Vila Romana, Associação Inclusive nas Artes, Prosa Nova, SESC-PR, entre outros. As senhas para atendimento serão entregues até o meio-dia.

ATC – Lançada em novembro de 2021, a Agência do Trabalhador da Cultura (ATC) é o primeiro Posto Avançado da Agência do Trabalhador no Brasil voltado exclusivamente para o mercado de trabalho criativo. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Cultura (SEEC) e a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda.

Leia Também:  Moradoras de asilo comemoram Dia das Mães com café da tarde no Palácio Iguaçu

Ela funciona em anexo à Secretaria da Cultura, em Curitiba, e promove o encontro entre quem está disponível para trabalhar com empresas e produtoras que precisam montar equipes e elencos para contratos ou projetos específicos. Outro propósito é produzir dados e indicadores visando o fortalecimento das políticas públicas de cultura no Estado.

Serviço:

Cult Mut – 1° Mutirão da Empregabilidade Cultural do Paraná

Dia: 20 de julho, quinta-feira

Horário: das 8h30 às 16h

Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Obras da Sanepar vão reforçar abastecimento de água em bairros de Francisco Beltrão

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Com 161 cidades sem casos em 2024, registros de homicídios caem 29% no Paraná

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA