NOVA AURORA

PARANÁ

Música latina, pagode e revelação paranaense sobem nos palcos Sunset nesta terça

Publicado em

Quem está curtindo as praias do litoral paranaense já sabe: os palcos Sunset são o destino perfeito para quem busca boa música e entretenimento gratuito. Na terceira semana de programação do Verão Maior Paraná, os shows vão de terça-feira (9) até domingo (14), e os cantores se apresentam sempre a partir das 18h30 nas estruturas montadas em Caiobá, Guaratuba e Shangri-lá.

Este ano, o Verão Maior Paraná se destaca pela diversidade de estilos musicais. A programação inclui apresentações de samba, pagode, sertanejo, funk, eletrônica, blues e muito mais. Os shows no Palco Sunset ocorrem na maioria dos dias da semana do mês de janeiro e vão até 4 de fevereiro.

A banda La Mala Conducta sobe ao palco em Caiobá na terça-feira (9) e em Guaratuba na quarta-feira (10), trazendo a efervescência da música latina para os palcos do Litoral. Em Guaratuba, quem dá as cartas nesta terça é Jô Nunes, natural de Guarapuava, indicada ao The Independent Music Awards, que faz releitura de clássicos brasileiros e tem músicas autorais.

Em Pontal do Paraná ninguém vai ficar parado com a banda Jeito A Mais, formada em 1998, que une samba, pagode e muita energia, além de hits próprios, como “Agridoce”.

Leia Também:  Atendimento do Samu em 100% do Estado é um dos legados da saúde em quatro anos

Em Caiobá, um dos grandes atrativos da semana será a performance de Bia Socek, cantora e sanfoneira paranaense que ganhou fama nas redes sociais com seu repertório de música sertaneja e ritmos gauchescos.

Já em Guaratuba, uma das atrações é a banda Milk’n Blues, um grupo paranaense conhecido por misturar rock, soul e blues. Eles apresentam um repertório diversificado, incluindo músicas dos Beatles, Rolling Stones e Stevie Wonder, além de suas próprias composições, em arranjos únicos.

Em Pontal do Paraná, um dos destaques é o Ponto do Samba, um grupo oriundo de Maringá que promete levar muita diversão e animação à praia de Shangri-lá.

A programação da semana conta com ainda com Me Chama Que Eu Vou, Nego Blue, O Mago das Megabolhas e Trio na Madrugada (Gafieira), em Caiobá; Professor Santos, Nego Blue e Baile Brasa, em Guaratuba; e Trio Quintina, Ponto do Samba, Troy & os Calvos, Fábio Stocco (Rocky Balboa), Ciro Moraes e BR4, em Shangri-lá.

Programação:

Caiobá

Terça-feira (9) – La Mala Conducta

Leia Também:  Com apoio do Casa Fácil, Cohapar entrega residencial com 128 apartamentos na Capital

Quarta-feira (10) – Me Chama Que Eu Vou

Quinta-feira (11) – Bia Socek

Sexta-feira (12) – Nego Blue

Sábado (13) – O Mago das Megabolhas

Domingo (14) – Trio na Madrugada (Gafieira)

Guaratuba

Terça-feira (9) – Jô Nunes

Quarta-feira (10) – La Mala Conducta

Quinta-feira (11) – Milk’n Blues

Sexta-feira (12) – Professor Santos e DJ Castelan

Sábado (13) – Nego Blue

Domingo (14) – Baile Brasa

Shangri-lá

Terça-feira (9) – Jeito A Mais

Quarta-feira (10) – Trio Quintina

Quinta-feira (11) – Ponto do Samba

Sexta-feira (12) – Troy & os Calvos

Sábado (13) – Fábio Stocco (Rocky Balboa)

Domingo (14) – Ciro Moraes e BR4

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Programa CastraPet Paraná fecha agenda de janeiro com 3.664 animais atendidos

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Profissionalização em Matinhos: IAT oferece curso de engenharia elétrica básica no Litoral

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA