NOVA AURORA

PARANÁ

Museu Paranaense inaugura mostra individual de Nina Lins no Espaço Vitrine

Publicado em

O Museu Paranaense (MUPA) apresenta ao público neste domingo (30), a partir das 10h, a primeira proposta selecionada no IV Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, a instalação “Vênus de Milo (Souvenir)”, da artista e designer gráfica Nina Lins. A abertura é gratuita e livre para todos os públicos.

O Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa do Museu Paranaense que tem como objetivo trazer propostas de exposição nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Arquitetura e pesquisa em diálogo com as disciplinas científicas da instituição: Antropologia, Arqueologia e História, promovendo a interdisciplinaridade entre esses diferentes campos de atuação, em exposições gratuitas dentro do próprio museu.

A partir de anúncios de venda online, a artista Nina Lins ressignifica a representação da escultura grega Vênus de Milo, obra icônica da Grécia Antiga pertencente ao acervo do Museu do Louvre, em Paris. A escultura é fragmentada em chaveiros de isopor, em um exercício de desgaste de códigos, como o significado da Vênus de Milo enquanto obra de arte, ideal de beleza e harmonia, e seu valor histórico e comercial. Assim, “Vênus de Milo (Souvenir)” propõe uma reflexão sobre construção de memória, capitalismo, valor e consumo no mercado da arte.

Leia Também:  Estado promove nesta terça Mutirão Emprega Mais Curitiba com oferta de 1,5 mil vagas

Esta é a primeira vez que Nina Lins expõe em Curitiba. “Para mim é uma honra estar participando do Edital de Ocupação do Espaço Vitrine no Museu Paranaense, que é referência dos museus públicos brasileiros e referência em um cruzamento de áreas diferentes entre antropologia, história e arte contemporânea”, afirma a artista.

Segundo a pesquisadora, professora e curadora Fabrícia Jordão, autora do texto crítico da exposição, “ao colocar em relação duas historicidades, o início do século XIX, quando a Vênus foi encontrada, e a contemporaneidade, com a produção dos souvenirs, a artista provoca debates sobre modernidade, colonialidade, capitalismo e neocolonialismo”.

SOBRE A ARTISTA – Nina Lins é bacharel em Artes Visuais pela ECA/USP (2019). Participa do grupo de pesquisa Depois do Fim da Arte, coordenado pela artista e professora Dora Longo Bahia. Em 2021, foi indicada ao Prêmio Pipa, maior prêmio brasileiro no campo das artes visuais. Em seu trabalho, Nina busca pontos de contato entre artes e design gráfico. Lida com a cópia e o desgaste de imagens icônicas dos universos artístico e gráfico, seu estatuto de mercadoria e a sua circulação em outros contextos.

Leia Também:  Paraná vai exportar tecnologia de chamada por reconhecimento facial para Portugal

Desde 2021 é diretora de arte da revista seLecT_ceLesTe, designer da revista ARS (PPGAV-ECA/USP) e assistente da artista Dora Longo Bahia. Participa do projeto Firma Gráfica com Thais Suguiyama e Pedro Andrada. Participou de diversas exposições coletivas no Centro Universitário Maria Antônia (SP), Centro Cultural da Diversidade (SP), na Galeria Vermelho (SP), na Galeria Saenger (Cidade do México), entre outros.

Serviço:

Abertura da exposição “Vênus de Milo (Souvenir)”, de Nina Lins

Data: domingo, 30 de junho

Horário: 10h

Local: Museu Paranaense

Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba

Entrada gratuita

www.museuparanaense.pr.gov.br e @museuparanaense

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Paraná vai exportar tecnologia de chamada por reconhecimento facial para Portugal

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Culturas corporais das masculinidades será tema de mesa de conversa no MUPA

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA