NOVA AURORA

PARANÁ

Museu Paranaense de Ciências Forenses entra na rota do turismo científico do Estado

Publicado em

O Museu Paranaense de Ciências Forenses, da Polícia Científica do Paraná (PCP), foi inserido na rota de turismo científico do Estado. O guia “Espaços de Divulgação Científica do Estado do Paraná” traz 51 espaços destinados à divulgação científica como museus, centros de ciência, planetários, jardins botânicos, herbários, parques, reservas naturais, zoológicos e aquários.

“A inclusão do museu no livro é importante para que a população conheça a história da Polícia Científica. Esse reconhecimento não só fortalece o trabalho dos peritos e técnicos, como também valoriza a ciência forense no estado”, disse o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.  

O Museu Paranaense de Ciências Forenses foi selecionado por abordar ações interativas que simulam o trabalho dos peritos, documentos e arquivos históricos da PCP, equipamentos necessários para a resolução de laudos e materiais coletados durante as perícias.

“Estamos muito contentes em fazer parte do guia de espaços de divulgação científica. Estar inserido nesse livro, junto com diversos lugares tradicionais da ciência paranaense é um marco para o museu”, afirmou a diretora do museu, Fabíola Machado.

Leia Também:  Já olhou o saldo? Nota Paraná tem R$ 100 milhões para serem resgatados por contribuintes

No museu forense da PCP os visitantes podem conhecer o antigo necrotério, as geladeiras, a sala de necropsia e os equipamentos de raio X. Ele fica no Centro de Curitiba. O espaço foi criado com o objetivo de armazenar documentos e equipamentos utilizados desde o início das atividades da Polícia Científica.

Além da unidade do Centro de Capital, a PCP inaugurou uma extensão do museu em outro bairro de Curitiba, no Tarumã, que contempla uma sala de exposições com equipamentos, fotos e objetos coletados nas perícias.

A unidade móvel do Museu Paranaense de Ciências Forense também está no itinerário, e foi criada com o objetivo de divulgar o trabalho da PCP em eventos e exposições. O veículo conta com diversos materiais utilizados e coletados na atuação pericial, como materiais balísticos, crânios humanos e microscópios, maletas de perícia.

“A Secretaria de Estado da Cultura recebe com entusiasmo a notícia de inserção do Museu da PCP na rota do turismo científico, um reconhecimento merecido pelo trabalho fundamental prestado pela instituição, que é uma referência nacional neste campo”, afirma a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Leia Também:  Paraná alcança saldo de 78 mil novas empresas registradas na Junta Comercial em 2023

Os dias abertos para visitação do público são de segunda a sexta, das 9h às 16h. Essas e outras informações estão presentes no livro. Já para a unidade móvel, é necessário agendamento prévio pelo e-mail museuforense@policiacientifica.pr.gov.br.

GUIA – Ao todo, a obra foi escrita por 19 autores sob coordenação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi). O guia, que foi financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Fundação Araucária, foi lançado ainda em 2024, durante a cerimônia de abertura do I Encontro Paranaense de Museus Universitários, no Paraná Faz Ciência 2024.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Copel emite certificados que comprovam que empresas usam energia de fontes renováveis

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Governo e comunidades tradicionais debatem ações para eliminação da discriminação racial

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA