6 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Museu Oscar Niemeyer terá programação especial para o Mês das Mulheres

    Publicado em

    Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, em 8 de Março, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferecerá ao público, ao longo do mês, diversas atividades gratuitas dedicadas ao tema. A programação conta com oficinas, mediações e videoconferências com artistas convidadas.

    A primeira ação do mês será a oficina “Laboratório de Experiências: Tinta Acrílica”, no dia 1º, com sessões às 13h30 e 15h30. Inspirada nas obras da artista Leila Pugnaloni, a atividade irá explorar as potências da tinta acrílica, experimentando diversas formas de pintar. No dia 8, às 15 horas, haverá uma visita mediada que propõe um roteiro exclusivo pelos trabalhos de artistas mulheres em exposição no MON, explorando suas linguagens e diversidade. 

    Para o dia 11, às 15 horas, está marcada uma conversa com as artistas Beatriz Dagnese, Bina Monteiro, Dani Remião, Myra Gonçalves e Kelly Wendt, que participam da exposição “Fora das Sombras: Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea”, e com a curadora da mostra Ana Zavadil. É uma oportunidade para se aproximar dos trabalhos, conhecer e conversar diretamente com as artistas. 

    A oficina artística “Paisagens Costuradas” acontecerá no dia 15, com sessões às 13h30 e 15h30, inspirada na obra da artista Mariana Palma. Seu trabalho pode ser visto atualmente na exposição “Afinidades II – Elas!”, na Sala 3 do MON, e na mostra “MON sem Paredes”, no gramado do Museu. Durante a oficina, o público participante fará uma expedição sensorial na área externa do MON, onde haverá coleta de materiais que, como fragmentos do mundo com suas cores, formas e texturas, irão compor imagens diversas.

    Leia Também:  Alunos da rede estadual tomam posse como jovens vereadores na Câmara de Curitiba

    Uma visita mediada à exposição “Afinidades II – Elas!” acontecerá no dia 15, às 15h. A mostra reúne obras de dez artistas mulheres de diversas regiões do Brasil.  

    No dia 16, às 19h30, será realizada a videoconferência “A Dimensão do Feminino Traumático”, com a artista Juliana Notari. A atividade estará acessível também em Libras. Artista, pesquisadora, doutora e mestre em Artes Visuais, Juliana Notari abordará temas que compõem sua trajetória artística, como corpo, sexualidade, nascimento e morte, experiência estético-política, femininos, feminismos, trauma e a relação entre natureza e cultura. Seu trabalho pode ser visto atualmente na exposição “Afinidades II – Elas!”, na Sala 3 do MON.

    Para encerrar a programação de março, no dia 22, às 14 horas, haverá uma oficina com a artista Cintia Ribas: “Laboratório Experimental de Colagem”. Neste laboratório experimental, uma conversa irá anteceder a produção de colagens e a investigação das imagens. A atividade é recomendada para maiores de 14 anos.

    A artista é cofundadora do Clube da Colagem de Curitiba (CCC), faz parte do grupo de artistas participantes da ação e exposição coletiva Queer Museu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, com curadoria de Gaudêncio Fidelis. Seu trabalho pode ser visto atualmente na exposição “Carne Viva”, na Sala 7 do MON.

    Serviço:

    Laboratório de Experiências: Tinta Acrílica 

    Leia Também:  Agências do Trabalhador do Paraná têm 20,1 mil vagas na semana que antecede o Natal

    Data: 1° de março 

    Hora: Sessão 1 – 13h30 às 15h / Sessão 2 – 15h30 às 17h

    Local: Espaço de Oficinas

    A oficina é recomendada para maiores de 5 anos, mas a participação de um adulto é obrigatória durante as atividades. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeita a lotação. 

    Visita mediada | Roteiro temático pelas exposições do MON

    Data: 8 de março 

    Hora: 15h

    Local: em frente à bilheteria

    Conversa com as artistas e a curadora Ana Zavadil | “Fora das Sombras: Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea”

    Data: 11 de março

    Hora: 15h

    Local: Sala 11

    Oficina Paisagens Costuradas 

    Data: 15 de março 

    Hora: Sessão 1 – 13h30 às 15h / Sessão 2 – 15h30 às 17h

    Local: Espaço de Oficinas

    A oficina é recomendada para maiores de 5 anos, mas a participação de um adulto é obrigatória durante as atividades. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeita a lotação. 

    Visita mediada na exposição “Afinidades II – Elas!”

    Dia 15, às 15h

    Local: Sala 3

    Videoconferência | “A Dimensão do Feminino Traumático”, com Juliana Notari (acessível em Libras)

    Data: 16 de março

    Hora: 19h30

    Inscrições AQUI

    “Laboratório Experimental de Colagem”, com Cintia Ribas 

    Data: 22 de março

    Hora: 14h

    Local: Espaço de Oficinas

    Inscrições AQUI

    A oficina é recomendada para maiores de 14 anos.

    Mais informações pelo fone (41) 3350-4448, ou pelo e-mail educativo@mon.org.br.

    Fonte: Governo do Paraná

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Governo do estado divulga o turismo paranaense durante a ExpoLondrina

    Published

    on

    By

    O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

    A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

    “Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

    Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

    Leia Também:  Puxadas por carne de frango, exportações do Paraná crescem 6,1% em janeiro de 2023

    “A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

    OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

     “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

    Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

    Leia Também:  Abertura do programa cooperjovem 2023

    IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA