NOVA AURORA

PARANÁ

Museu de Ciências Forenses promove exposições itinerantes em todo o Paraná

Publicado em

Dedicado à conservação da história da Polícia Científica do Paraná e à divulgação das ciências forenses, o Museu Paranaense de Ciências Forenses (MPCF) da Polícia Científica do Paraná (PCP) conta com uma estrutura móvel para que visitantes possam conhecer o trabalho pericial, as ciências forenses e a PCP. Essa é uma forma de divulgar as ciências forenses e o trabalho da Polícia Científica e possibilitar o alcance de um número maior de pessoas em diversas regiões do Estado.

“Nosso objetivo sempre foi atingir o maior número de pessoas com as nossas exposições e, com a van, nós conseguimos nos encontrar com a população em outras cidades além de Curitiba”, comentou a diretora do Museu, Fabíola Machado.

A exposição itinerante conta com diversos materiais que se referem às áreas de atuação pericial, como crânios humanos, réplica de crânio 3D, coleção de insetos de fauna cadavérica, microscópio para visualização de lâminas histológicas, maletas de perícia, materiais balísticos, simulação de cena de crime, materiais que eram utilizados para realização de retratos falados, portas de automóveis com disparos de arma de fogo e expositor balístico.

Leia Também:  Saúde abre processo seletivo para contratação de 341 profissionais em todo o Paraná

Além disso, o Museu Móvel promove o interesse pela carreira pericial, incentivando estudantes a pesquisarem sobre a área das ciências forenses, possibilitando, assim, um aprendizado maior sobre a aplicabilidade dessa área para a segurança pública.

Desde que as exposições itinerantes começaram, em dezembro de 2023, cerca de 20 mil visitantes passaram pela van em 18 eventos diferentes. O Museu Móvel já esteve presente no Verão Maior Paraná de 2023/2024 e em breve estará em escolas, universidades e outros espaços públicos. “É uma experiência gratificante poder apresentar o trabalho da Polícia Científica do Paraná para a sociedade”, complementou a diretora do museu.

MUSEU – Fundado em 1910 como Museu do Crime, com o intuito de armazenar objetos relacionados a delitos, ele passou a ser chamado de Museu Paranaense de Ciências Forenses em 2022. O espaço é dedicado à conservação da história da Polícia Científica do Paraná e divulgação das ciências forenses, e possui em seu acervo instrumentos e equipamentos utilizados desde o início das atividades periciais no Estado do Paraná, além de livros, documentos, arquivos fotográficos e centenas de ossos e outras peças anatômicas.

Leia Também:  Paraná manda para o TCU primeira concessão de Canal de Acesso Aquaviário do Brasil

AGENDAMENTO – Podem fazer o agendamento para receber o Museu Móvel os responsáveis por instituições de ensino da rede pública e privada e responsáveis por espaços públicos, através do e-mail museuforense@policiacientifica.pr.gov.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Darci Piana defende fortalecimento de debates sobre reforma tributária

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Paraná manda para o TCU primeira concessão de Canal de Acesso Aquaviário do Brasil

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA