NOVA AURORA

PARANÁ

Mostra “Cartas para o futuro”, de Bruna Alcantara, entra nos últimos dias no MIS-PR

Publicado em

Os visitantes têm até este domingo (10) para conferir a exposição “Cartas para o futuro”, da artista visual e jornalista Bruna Alcantara, no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). Com curadoria da produtora cultural Michele Michelletto, a mostra apresenta 46 obras inéditas de Bruna, que utiliza fotos antigas de mulheres, digitalizadas do acervo fotográfico do museu e transformadas com intervenções em bordado, colagem e pintura.

A partir de fotos das coleções de Guilherme Glück, Dario Velloso, Stelinha Egg, além de outras relíquias do antigo estúdio de fotografias Foto Brasil, Bruna Alcantara propôs um diálogo entre o passado e o presente com frases expressivas e sarcásticas que denunciam violência, coerção e assédio às mulheres.

O contraste entre passado e futuro aparece na intervenção de Bruna com o bordado, colagem e pintura. As fotos do acervo são antigas e transmitem seriedade, já as aplicações coloridas de Bruna expressam humor. “A cor também vem da tentativa de dar mais vida às imagens. Algumas obras têm uma pegada de ‘meme’, trazendo um toque humorístico, ao mesmo tempo estou falando de coisas sérias”, diz.

ESPAÇO EXPOSITIVO – Não são apenas os porta-retratos que compõem a exposição. Mesa de jantar, cama, criado mudo, abajures, tapetes, lustres, xícaras e vasos de flores criam o ambiente de uma casa antiga, como a casa de uma avó. Os móveis e objetos foram obtidos com o apoio dos Mercado das Pulgas de Curitiba, por intermédio da Associação de Amigos do Museu da Imagem e do Som (AAMIS).

Leia Também:  Alunos de escolas estaduais integrais participam de ações para estimular o protagonismo

Na área externa do MIS-PR, Bruna assina murais de lambe-lambe em tapumes. A intervenção foi feita também em paredes do edifício que abriga parte do acervo e próximo do novo espaço cultural Cadeia Produtiva, que estão localizados nos fundos do Palácio da Liberdade da rua Barão do Rio Branco, em Curitiba. A ação artística propõe um diálogo contínuo entre os espaços públicos e o museu.

SOBRE A ARTISTA – Bruna Alcantara nasceu no município de Jacarezinho, no Norte do Estado. Formou-se em Jornalismo em 2010 mas foi no campo das artes visuais que iniciou a carreira profissional. O foco foi em arquivo fotográfico familiar – meio que encontrou para abordar a maternidade e o corpo como instrumento político.

A artista já participou de eventos nacionais e internacionais, como o LambesGoia de Goiânia e o Cheap Street Poster Art Festival de Bolonha. Suas obras foram exibidas em exposições individuais e coletivas em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em países como Portugal, Itália e Líbano.

Leia Também:  Sanepar e Invest Paraná vão atuar em parceria com empreendedores da Bacia do Miringuava

ACERVO – Além de fotografias e negativos do acervo fotográfico, a coleção do MIS-PR também é composta por acervos sonoro, filmográfico, tridimensional, documental e bibliográfico. Neles são encontrados discos de vinil, depoimentos, documentações, livros, partituras, fitas de áudio, fitas cassete, filmes em 8, 16, e 35 mm, VHS e DVD, rádios, radiolas, toca-discos, moviolas, câmeras e projetores.

Com mais de 3 milhões de itens, os objetos do numeroso e rico acervo do museu não são expostos para visitação. O material fica guardado em reservas técnicas, locais importantes para garantir a segurança e organização das coleções. Para pesquisar as peças, o contato deve ser feito pelo e-mail: mispesquisa@seec.pr.gov.br

Para quem deseja conferir de perto a exposição e os murais de lambe-lambe instalados na área externa do MIS-PR, a mostra encerra no dia 10 de novembro.

Serviço:

Exposição: “Cartas para o futuro”

Encerramento: domingo, 10 de novembro

Local: Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) – Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro – Curitiba

Entrada gratuita

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  UEM divulga resultados do Vestibular de Verão e do PAS 2024 nesta sexta-feira

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Sanepar investe R$ 680 milhões em obras de água e esgoto para dezenas de municípios

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA