NOVA AURORA

PARANÁ

Moradores de Arapongas recebem orientação para interligação à rede de esgoto

Publicado em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) orienta moradores dos jardins Petrópolis e Bandeirantes, em Arapongas, sobre como fazer a correta interligação do imóvel na rede coletora de esgoto. Na noite desta quarta-feira (23), no ginásio de esportes do Jardim Araucária, técnicos da Companhia detalharam as obras, tarifas e os procedimentos que envolvem o esgotamento sanitário.

Na reunião, o coordenador comercial da Sanepar no município, Paulo Cesar Nogueira, esclareceu a cobrança pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto, destacando o programa Água Solidária, que tem valores diferenciados para famílias mais vulneráveis.

Os moradores também recebem visitas de técnicos a serviço da Sanepar, que orientam sobre as ligações de esgoto e explicam a diferença entre os sistemas de coleta de esgoto e de galeria pluvial.

A equipe anda devidamente uniformizada e identificada. Em caso de dúvidas, o morador pode ligar para 0800 200 0115.

OBRAS – A Sanepar está investindo R$ 149 milhões em Arapongas, com obras de ampliação e melhoria nas estações de tratamento e novas elevatórias, além da implantação de cerca de 60 mil metros de rede coletora.

Leia Também:  Com estruturas finalizadas, obras da Orla de Matinhos chegam a 86% de conclusão

CURSO PARA ENCANADORES – Estão abertas as inscrições do curso de capacitação para encanadores para fazer a ligação dos imóveis à rede coletora de esgoto. O curso será em 9 de setembro, na Rua Casaca de Couro 457, esquina com Bacurau Barrado. Os interessados podem obter informações pelo telefone (21) 998519228. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio da Copel, hospital de Umuarama substitui aparelhos e ganha eficiência energética

Published

on

By

O Instituto Nossa Senhora Aparecida, hospital filantrópico de referência para mais de 20 municípios do Noroeste do Paraná, recebeu melhorias para reduzir o consumo de energia elétrica e aumentar a sustentabilidade de suas operações. Com mais de 50 anos de atuação e reconhecido pelo atendimento humanizado, o hospital substituiu 70 aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes e instalou 364 painéis solares, com potência geradora total superior a 150 kW.

“Temos sete salas cirúrgicas e 123 leitos, incluindo os da unidade de tratamento intensivo. Os novos aparelhos de ar-condicionado deram maior bem-estar aos pacientes, com uma boa climatização, e as placas solares trouxeram economia financeira e sustentabilidade, por meio da geração de energia limpa”, destaca Letícia Rebello, diretora-assistente de Saúde do hospital.

Ela aponta que os recursos economizados já têm destino certo: reformas, ampliações e aquisição de itens para o atendimento ao público.

Leia Também:  Tráfego de veículos no Viaduto da PUC em Londrina será totalmente liberado terça-feira

As intervenções foram custeadas pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que realizou uma chamada pública exclusiva para hospitais com essas características de atendimento à população, no valor de R$ 35,2 milhões.

Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o programa está garantindo financiamento a fundo perdido para 41 hospitais paranaenses. Desses, 37 propuseram instalar usinas para geração de energia elétrica, reduzindo significativamente seus custos operacionais.

“Nossa ideia foi dar um vetor de melhoria para os hospitais, elaborando um programa voltado a um dos principais custos que estas instituições têm. Buscamos eficiência no consumo da energia e também a possibilidade da geração própria”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel.

A geração própria de energia solar e a modernização dos equipamentos de climatização contribuem diretamente para a redução da conta de luz da instituição, permitindo que mais recursos sejam direcionados para o atendimento médico prestado pela unidade de Umuarama, em clínica geral e nas especialidades de tratamento hemodinâmico e cirurgia cardíaca, além de cirurgias bariátricas.

Leia Também:  Com estruturas finalizadas, obras da Orla de Matinhos chegam a 86% de conclusão

SÉRIE – O projeto executado pelo Instituto Nossa Senhora Aparecida é tema do terceiro vídeo, de uma série que a Copel divulga ao longo desta semana sobre o trabalho realizados pelos hospitais, com o apoio da companhia. Os primeiros vídeos da série destacaram instituições de saúde em Pato Branco e Ponta Grossa.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA