NOVA AURORA

PARANÁ

MON terá oficinas e mediações gratuitas durante todo o mês de setembro

Publicado em

O Museu Oscar Niemeyer (MON) terá durante todo o mês de setembro oficinas e mediações gratuitas destinadas ao público. As ações serão uma oportunidade de explorar materiais artísticos e de conhecer detalhes sobre as mostras. Para participar não é necessário conhecimento prévio em arte. Além disso, as atividades do período da tarde contarão com intérprete de Libras.

A primeira oficina, “Laboratório de Experiências: Tintas Naturais”, será no dia 4 (quarta-feira), em duas sessões: às 10h30 e às 14h30. Nessa atividade, o público poderá criar tintas a partir de elementos naturais. Serão utilizados materiais como terra, curry, páprica, erva-mate de chimarrão e açafrão.

Além de fabricar as tintas, os participantes poderão explorar outras formas de pintar. A inspiração foi uma das obras da coleção asiática do MON. A oficina é recomendada para maiores de 3 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.

No dia 11 (quarta-feira), às 15h, será realizada uma visita mediada na exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, com curadoria do professor Fausto Godoy, doador da coleção asiática ao Museu. O encontro é uma oportunidade de diálogo entre o público e a equipe de educadores do MON com o objetivo de ampliar as percepções e experiências sobre o colonialismo. O acesso é livre para todos os públicos.

Leia Também:  Paraná bate R$ 300 bilhões de investimentos privados e tem boas perspectivas para 2025

A atividade “Oficina Guache Lavado” acontecerá no dia 18 (quarta-feira) com duração de 1h30. Os participantes irão experimentar a técnica guache lavado, isto é, a mistura de dois materiais: tinta nanquim e guache, resultando no preto e branco. A atividade é inspirada nas obras do artista Poty Lazzarotto que compõem a exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, presente na Sala 6 e com curadoria de Maria José Justino e Fabricio Nunes. A oficina é recomendada para maiores de 7 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.

A última atividade do mês acontecerá no dia 25 (quarta-feira). O MON oferecerá ao público a mediação da mostra “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, às 15h. A ação, realizada pela equipe do MON, será uma oportunidade de mergulhar nas temáticas presentes na trajetória artística de Poty, como o Narrador, o Trabalho, o Xingu, o Sagrado, a Guerra, o Cotidiano, o Viajante, o Muralista e o Retratista.

Em todas as atividades, as inscrições serão liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e estarão sujeitas à lotação.

As atividades que acontecerão no período da tarde (oficinas e mediações) contarão sempre com intérprete de Libras.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia Também:  Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025 será apresentada nesta quarta em audiência pública

Serviço:

Oficinas:

“Laboratório de Experiências: Tintas Naturais”

4 de setembro

Sessões às 10h30 e às 14h30 (com duração de 1h30)

Espaço de Oficinas – Subsolo do MON

“Oficina Guache Lavado”

18 de setembro

Sessões às 10h30 e às 14h30 (com duração de 1h30)

Espaço de Oficinas – Subsolo do MON

Mediações:

“Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”

11 de setembro

15h

Ponto de Encontro: Sala 5

Essa atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br

“Trilhos e Traços – Poty 100 anos”

25 de setembro

15h

Ponto de Encontro: Sala 6

Essa atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

www.museuoscarniemeyer.org.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Novos espaços: após reforma, PCPR reinaugura Delegacia de Peabiru

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) reinaugurou, nesta quarta-feira (9), a Delegacia de Peabiru, na região Central do Estado. O prédio passou por uma reforma global a fim de readaptar os espaços, incluindo aqueles que antigamente abrigaram a carceragem de presos. A unidade agora oferece maior conforto e melhor atendimento aos cidadãos que buscam os serviços de polícia judiciária.

“Hoje inauguramos uma grande melhora não apenas em um ambiente de trabalho, mas também no acolhimento às vítimas de crimes. Estamos muito orgulhosos com o resultado”, disse o delegado-chefe da Divisão de Polícia do Interior, Lanevilton Theodoro Moreira.

Ao todo, quatro salas da Delegacia que eram destinadas à carceragem de presos anteriormente também foram readaptadas para ganhar novos usos. Uma delas foi pensada especialmente para mulheres e crianças vítimas de violência. O local é reservado e visa possibilitar um atendimento mais privativo e acolhedor.

Leia Também:  Compagas e consórcio de cidades da RMC firmam parceria para a produção de biometano

Uma segunda sala foi transformada em brinquedoteca para que pais que precisem dos serviços da delegacia possam levar seus filhos e deixá-los em segurança durante o atendimento. Outras duas foram destinadas ao trabalho de investigação.

A reforma iniciou pelos espaços ativos da Delegacia e, posteriormente, passou para aqueles que não eram utilizados. A antiga carceragem, por exemplo, esteve sem uso desde 2021, quando a PCPR deixou de fazer a custódia de presos no Paraná.

Os pisos foram trocados e uniformizados, bem como as pinturas das paredes. Segundo o delegado-chefe da Divisão de Infraestrutura, Getúlio Vargas, a unidade também recebeu mobiliário novo.

“Faz parte do Plano Estratégico da PCPR o atendimento às unidades policiais que necessitam de revitalização. Seguiremos trabalhando para proporcionar as melhores condições de trabalho aos nossos policiais”, destacou.

PRESENÇAS – Estiveram presentes também o delegado-chefe da 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão, Nilson Rodrigues da Silva, e a delegada titular da Delegacia de Polícia Civil de Peabiru, Karoliny Neves Marques.

Leia Também:  Polícia Científica promove encontros para atualizar peritos sobre crimes ambientais

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA