17 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    MON apresentou iniciativas de inclusão com autistas em evento internacional em Paris

    Publicado em

    O Museu Oscar Niemeyer (MON) participou, dos dias 2 a 4 de abril, do evento Communicating The Arts (CTA), em Paris, na França. O MON foi selecionado como palestrante dessa que é a maior e mais importante conferência sobre museus e arte no mundo.

    A apresentação, conduzida por Juliana Vosnika, diretora-presidente do Museu; Marina Pasetto, arquiteta autista; e Cristine Pieske, responsável pela gestão de públicos, abordou o desenvolvimento do programa MON para Todos – Pessoas Autistas. Essa semana foi marcada pelo Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

    O tema do estudo de caso apresentado pelo Museu no CTA foi “Acolhendo a Comunidade Autista: inclusão dos públicos no processo de tomada de decisão”. A palestra abrangeu as estratégias de inclusão adotadas para aprimorar a acessibilidade no Museu, não só nos espaços, mas também no preparo das equipes que trabalham no MON, a fim de atender às necessidades das pessoas autistas.

    Essas atividades são desenvolvidas pelo Núcleo de Acesso e Participação (NAP), uma equipe multidisciplinar criada em 2019 com a missão de melhorar o acesso dos públicos ao Museu, trabalhando na construção de soluções de acessibilidade e inclusão social.

    Leia Também:  Comitês de Bacias Hidrográficas se reúnem para discutir gestão da água no Paraná

    Uma dessas iniciativas foi a criação da primeira Sala de Acomodação Sensorial (SAS) em um museu no Brasil. A SAS é um espaço pensado para pessoas autistas e neurodivergentes que precisam de um local reservado e com estímulos reduzidos para se reorganizarem em uma eventual crise despertada pela visita. 

    A apresentação foi encerrada citando os impactos e retornos dessas estratégias, com cada vez mais visitantes autistas, bem como eventos e atividades educativas promovidas para esse público. As iniciativas do Museu têm aumentado a demanda por acessibilidade em outras instituições na cidade de Curitiba.

    CTA – Fundado em 2000 como “Communicating the Museum”, o atual Communicating the Arts (CTA) é a principal conferência de comunicação de artes em âmbito global. O evento acontece anualmente em diferentes cidades e já atraiu mais de 10 mil participantes ao longo de seus 24 anos. O CTA reúne especialistas de todo o mundo para debater as principais tendências e desafios na relação entre arte e comunicação, educação e envolvimento dos públicos.

    Leia Também:  IAT capacita 65 voluntários para atuar em incêndios em Unidades de Conservação

    Na edição de 2024, que aconteceu em Paris, mais de 200 palestrantes (da Europa, Américas, Ásia e África) compartilharam suas experiências e estratégias dentro da temática da conferência: gerar impacto positivo e responsabilidade social por meio do desenvolvimento de práticas sociais e sustentáveis no setor das artes.

    Entre os participantes, estiveram presentes líderes, diretores, educadores e artistas de instituições e museus, tais como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Museu Nacional da Dinamarca, o Museu de História Natural de Paris e o Queens Museum, nos Estados Unidos.

    SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

    Published

    on

    By

    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

    Leia Também:  Na reta final do ano, Paraná tem mais de 11 mil vagas disponíveis nas Agências do Trabalhador

    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

    Leia Também:  Comitês de Bacias Hidrográficas se reúnem para discutir gestão da água no Paraná

    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA