NOVA AURORA

PARANÁ

MIS-PR celebra o chorinho e reúne músicos, pesquisadores e entusiastas

Publicado em

A partir desta segunda-feira (24), o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) recebe o VII Seminário Euro-Brasileiro de Choro e III Encontro de Choro da Unespar, eventos que celebram uma das expressões artísticas mais tradicionais do Brasil. Organizado pelo Clube de Choro de Paris e pela Casa de Choro de Toulouse, o seminário está em sua sétima edição e já aconteceu em diferentes cidades brasileiras, como Fortaleza e Belo Horizonte.

Este ano, chega a Curitiba trazendo uma caravana de músicos, pesquisadores e estudantes europeus que buscam vivenciar o estilo musical com chorões locais e repertórios de compositores paranaenses.

Até 05 de maio, os estudantes estrangeiros terão a oportunidade de aprender mais sobre o choro paranaense, estudando tanto as composições tradicionais quanto as contemporâneas, em aulas com músicos locais como Daniel Migliavacca, Cláudio Fernandes, Rodrigo Milek e Vinícius Chamorro, em sessões exclusivas para acadêmicos.

As apresentações do recital de encerramento, que ocorrem nos dias 28 de abril e 04 de maio às 18h, serão abertas ao público.

Leia Também:  Lottopar publica edital de credenciamento de operadores de apostas

DIFUNDIR CULTURA – Já o III Encontro de Choro da Unespar tem como objetivo fomentar a prática e difundir sua cultura dentro da universidade, reunindo músicos, estudantes e entusiastas para apresentações, palestras e oficinas. Com foco nas vivências culturais, o encontro busca levar os chorões e músicos populares para o meio acadêmico e dar visibilidade a esses agentes fundamentais para a produção cultural brasileira.

PROGRAMAÇÃO – A programação desta segunda-feira (24) inclui a palestra “Primórdios do Choro em Curitiba”, com Diogo Carlos Wasilinski, às 17h, que aborda o surgimento dos grupos curitibanos. Em seguida, às 18h30, a professora Ana Paula Peters apresenta “Choro em Curitiba: Era do Rádio”, destacando como as rádios fortaleceram o gênero.

Na terça-feira (25), a programação prática inclui a Oficina de Ritmos com Luís Rolim, às 14h, e a Prática de Repertório com Choro & Seresta para violão, cavaquinho e solistas, às 15h30. Participantes ouvintes também são bem-vindos. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas neste link

Leia Também:  Nova Ferroeste e Moegão vão ampliar fluxo de mercadorias do Mato Grosso do Sul a Paranaguá

PARCERIA – O Museu da Imagem e do Som do Paraná, em parceria com a Unespar, tem trabalhado para disponibilizar o seu acervo e o acesso ao espaço museológico para pesquisadores, compositores e outros interessados, promovendo a aproximação do público com as expressões artísticas e ampliando a compreensão da identidade cultural do país. Projetos conjuntos, como o Encontro de Choro contribuem para essa iniciativa.

Serviço:

III Encontro de Choro da Unespar

Data: 24 e 25/04, segunda e terça-feira

Inscrições AQUI

Recital de encerramento do VII Seminário Euro-Brasileiro de Choro

Data: 28 de abril e 4 de maio

Horário: 18h

Entrada franca

Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Portos do Paraná registram alta de 7% na movimentação geral de carga em abril

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Nova exposição no MAC Paraná provoca espectador a interagir com acervo do museu

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA