PARANÁ
Mestrado em Educação: primeiro programa da UEPG completa 30 anos com 398 formados
Publicado em
16 de abril de 2024por
Itajuba TadeuO Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE-UEPG) celebra trinta anos de atuação na produção de conhecimentos científicos em 2024. O PPGE-UEPG foi responsável por criar o primeiro Mestrado da universidade, oficializada pela Resolução Universitária nº 002, de 31 de março de 1993. Em abril de 1994, iniciaram as aulas da primeira turma. Dois anos após a criação, em 1996, cinco alunos do programa tiveram suas dissertações defendidas e publicadas – os primeiros mestres formados pela UEPG.
O Ministério da Educação (MEC) reconheceu o PPGE em 2002. Em 2010, foi criado o Doutorado em Educação da UEPG, que iniciou suas atividades no ano seguinte.
Até sua criação, a UEPG contava com cursos de especialização, sendo boa parte na área de Educação. O índice de docentes pós-graduados também era baixo e a maioria detinha apenas título de graduação. Na década de 1990, aumentou a demanda por pós-graduação no Brasil, sobretudo pela exigência para concursos em universidades públicas. Esta política de incentivo à pós-graduação, aliada à promoção de cursos de especialização de Pedagogia, foi o pontapé para a criação do PPGE.
Uma comissão especial, composta por seis professores vinculados aos cursos de Licenciatura da UEPG, ajudou a viabilizar de implementação do PPGE e elaborar sua primeira grade curricular e as linhas de atuação. A professora Graciete Tozetto Góes, atual diretora administrativa da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), foi uma das fundadoras. Ela explica que a iniciativa foi possível pois os professores fundadores haviam retornado, há pouco tempo, de experiências pessoais em Mestrado e Doutorado em outras universidades e difundiram a expertise.
“O PPGE é importante pelo pioneirismo. A partir do momento que foi instituído, ele estimulou e tornou-se ponto de referência para a implementação de outros programas na UEPG. Não tenho dúvida que o impacto do programa mudou a forma que a universidade e seus cursos enxergavam a pesquisa, que até então era limitada”, explica.
A UEPG seguiu a tradição de outras universidades mundo afora, que iniciaram os investimentos em pós-graduação pela área de Educação. O primeiro coordenador do PPGE, Ivo José Both, explica que havia demanda na época para a criação do programa. “Quando pensamos em formação profissional, de qualquer tipo, temos que pensar primeiramente na formação de professores para as demais áreas”, explica.
No início dos trabalhos, o programa contou com apoio de docentes de outras instituições, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A professora Maria do Rosário Knechtel, da UFPR, participou da criação do PPGE, a convite da comissão. Aos 92 anos, a docente recorda os desafios enfrentados nos anos iniciais do Mestrado em Educação.
“No início nós tínhamos dificuldade, sobretudo para encontrar referências bibliográficas para as aulas teóricas e as pesquisas. O diálogo entre a UEPG e a UFPR foi fundamental, neste começo, e apesar dos desafios, foi muito satisfatório colaborar com este intercâmbio entre as duas universidades”, diz.
A criação do PPGE trouxe mudanças significativas que puderam ser sentidas em toda universidade e também na região. Para o vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate, o início da Pós-graduação stricto sensu foi uma virada de chave para a instituição, que pode observar com seus próprios olhos.
“Enquanto o PPGE estava sendo implantado, eu me mudava para São Paulo para fazer meu Mestrado, assim como muitos outros alunos da UEPG. Sou testemunha, enquanto ex-estudante, da transformação promovida pela pesquisa e a pós-graduação, que permitiu a continuidade da formação dos nossos alunos em nossa universidade e garante a permanência de profissionais especializados em nossa cidade e região”, celebra o vice-reitor.
NÚMEROS – Em seu trigésimo ano de atuação, o PPGE-UEPG atingiu resultados impressionantes: formou 398 mestres e 117 doutores. Os 456 egressos atuam em diferentes segmentos da área de Ensino, sendo que muitos regressaram à instituição como docentes. Dos 29 professores que compõem o quadro do Programa, nove são egressos. O PPGE é composto por 20 Grupos de Pesquisa, norteados pelas linhas de formação “Ensino e Aprendizagem” e “História e Políticas Educacionais”.
O programa detém excelentes pontuações na Avaliação Capes de Pós-graduação, com Conceito 5, desde 2013, e em sua revista científica, Práxis Educativa, considerada Nível A1 (nota máxima). Pela revista são publicados mais de cem artigos científicos anualmente, produzidos pelos pesquisadores do PPGE e de universidades de todo o mundo, fruto da alta internacionalização promovida pelo Programa.
SIMPÓSIO – Para celebrar o trigésimo aniversário do primeiro programa de pós-graduação stricto sensu da universidade, professores, estudantes e egressos reuniram-se para o 1º Simpósio do PPGE, que ocorreu no Centro Integrar do Campus Uvaranas da UEPG. Professores, estudantes e egressos celebraram o momento, lançaram livros, participaram de mesas de debates e palestras com a temática da Educação e promoveram o reencontro de diferentes gerações.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Governo do Estado inaugura novo Centro de Socioeducação em Piraquara
Published
3 horas agoon
9 de abril de 2025By

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), inaugurou nesta quarta-feira (9) o novo Centro de Socioeducação (Cense) São Francisco – Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova unidade substitui a antiga, criada em 1958, e conta com 78 alojamentos, dois módulos de ensino com salas de aula (incluindo laboratório de informática), ginásio de esportes, biblioteca, horta, área administrativa e segurança, espaço dos servidores e espaço ecumênico.
A nova estrutura física, de 5.362 m² de área construída e 20 mil m² de área total, poderá receber até 88 adolescentes, quatro vezes mais que o antigo Cense São Francisco, e atende aos novos padrões arquitetônicos e técnicos para unidades de internação, de acordo com as normativas do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) instituídas pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolecentes).
A obra foi realizada com o apoio da Secretaria de Cidades (Secid), que coordenou o processo licitatório por meio da Paraná Edificações (Pred), e foi viabilizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), colegiado vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e da Família (Sedef), que destinou R$ 9,4 milhões do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA-PR). O investimento total foi de R$ 10 milhões.
A obra foi concluída em dezembro de 2024 com o término do ginásio de esportes e da caixa d’água. No primeiro trimestre de 2025 foram instalados o mobiliário e equipamentos, além de feita a transferência de internos do antigo Cense, agora desativado. O novo Centro de Socioeducação já conta com 88 servidores, entre assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, odontólogos, terapeutas ocupacionais, agentes de segurança socioeducativos, e servidores administrativos e terceirizados.
“Estamos orgulhosos de entregar uma estrutura moderna e inovadora, do ponto de vista tecnológico e de engenharia, que vai melhorar consideravelmente o atendimento socioeducativo, não só para os adolescentes, com a realização de projetos que promovam a cidadania através da educação, da cultura, do esporte, da arte e da formação profissional, mas também melhorando a qualidade das condições de trabalho dos nossos servidores da socioeducação”, destacou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.
“Na antiga unidade, embora tivéssemos dificuldades, questões estruturais inclusive, nós fazíamos um trabalho com amor. Não é apenas uma estrutura nova, mas as pessoas trabalharam lá e agora estão aqui trouxeram essa carga emocional de respeito e de trabalho com humanidade com os adolescentes”, declarou o diretor da unidade, Ronaldo Marafon Drevek.
“É importante celebrar este momento. Nós que participamos diretamente ou indiretamente com a socioeducação, desses diálogos entre o governo estadual, os órgãos dos sistemas de Justiça e de Garantia de Direitos. Nós sabemos o trabalho e quantas coisas aconteceram para isso.” afirmou a promotora Danielle Cristine Cavali Tuoto, do Centro de Apoio Operacional (Caop) das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente, e da Educação do Ministério Público do Paraná.
“Como professora há 34 anos, hoje aposentada, eu sempre trabalhei com crianças e adolescentes, e nós sonhamos que eles se tornem adultos formados, pessoas do bem, pessoas que busquem transformar a realidade. No entanto, alguns por falta de oportunidade ou pela própria sociedade que precisamos repensar, enroscam um pouco no seu desenvolvimento. Nós temos esses espaços da socioeducação para tratar com humanidade o recomeço, retomada de vínculos e reintegração na sociedade desses adolescentes”, destacou a vice-prefeita de Piraquara, Loireci Dalmolin.
SOCIOEDUCAÇÃO DO PARANÁ – A Coordenação de Gestão do Sistema Socioeducativo, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), tem como atribuição primordial a gestão e a qualificação do atendimento socioeducativo de internação, internação provisória e semiliberdade, de acordo com as normas e recomendações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e demais compromissos nacionais e internacionais de direitos humanos.
Estão instaladas em todo o Estado 28 unidades, distribuídas de forma descentralizada em 16 municípios. Dezenove delas são Centros de Socioeducação, em Campo Mourão, Cascavel (2), Curitiba (2), Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Londrina (2), Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama. Há, também, nove Casas de Semiliberdade, em Cascavel, Curitiba (2), Foz do Iguaçu, Londrina, Paranavaí, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama.
São 1.150 servidores estaduais efetivos na socioeducação, além de colaboradores e voluntários externos, que auxiliam em projetos sociais e atendimentos diversos, de acordo com as ações realizadas em cada unidade.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade a diretora de Justiça e Cidadania da Seju, Viviane da Paz; o coordenador estadual de Gestão do Sistema Socioeducativo (CGS) da Seju, Alex Sandro da Silva; a coordenadora estadual da Política de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), Prisciane de Oliveira; a juíza coordenadora de Políticas Socioeducativas do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Maria Roseli Guiessmann; o coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude (NUDIJ) da Defensoria Pública do Estado (DPE), Fernando Redede Rodrigues; a juíza da Vara da Infância de Piraquara, Caroline Vieira de Andrade Mattar; a promotora de Justiça de Piraquara Elaine Palazzo Ayres; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), Danielle Dalavechia Chedid Silvestre; a primeira-dama de Piraquara, Ana Mazon; e a secretária municipal de Assistência Social de Piraquara, Maria Cicarelli.
Fonte: Governo PR

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