NOVA AURORA

PARANÁ

Mês da Mulher: Biblioteca Pública promove encontro de escritoras na próxima terça-feira

Publicado em

A Biblioteca Pública do Paraná recebe na próxima terça-feira (12) um encontro entre as escritoras Ana Suy e Liana Ferraz. O evento, promovido pelo clube de assinatura Amora Livros, marca o Mês da Mulher e tem o objetivo de amplificar a voz das mulheres na sociedade.

A partir das 17h30, acontece o lançamento do livro “Um Prefácio para Olivia Guerra”, de Liana Ferraz, além de sessão de autógrafos e venda de outros títulos das autoras convidadas. Logo após, às 18h30, Ana Suy e Liana Ferraz conversam sobre Psicanálise e Literatura, com mediação da psicanalista Juliane Kravetz. O evento, gratuito, acontece no Hall Térreo e não é necessário fazer inscrição.

“Acreditamos que ler as histórias escritas por mulheres do nosso tempo é uma forma de entendermos que há outras formas de existir no mundo e isso é fundamental para promover a igualdade de gêneros”, diz Fernanda Ávila, uma das sócias da Amora. 

Leia Também:  Cebola em queda e laranja em alta: Ipardes divulga Índice de Preços de Alimentos de outubro

Ana Suy é psicanalista, professora, doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e autora de diversos livros, entre eles “Não Pise no Meu Vazio” (Planeta, 2023) e “A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão” (Paidós, 2022), que já vendeu mais de 100 mil exemplares.

Liana Ferraz é atriz, escritora e doutora em Artes da Cena pela UNICAMP com pós-doutoramento pela ECA/USP e membro do corpo docente permanente da Escola Superior de Artes Célia Helena, onde atua como professora de expressão vocal e orientadora do Mestrado Profissional em Artes da Cena. Tem quatro livros publicados: “Elas Estão Quietinhas” (2016), “Sede de me Beber Inteira” (Planeta, 2022) e o recém-lançado “Um prefácio para Olivia Guerra”. Também coordena o Grupo Escrita Matinal. 

Serviço:

Lançamento do livro “Um Prefácio para Olivia Guerra”, de Liana Ferraz 

Sessão de autógrafos com Ana Suy e Liana Ferraz, com mediação de Juliane Kravetz.

Data: 12 de março, terça-feira

Horário: 17h30 

Local: Hall térreo – Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba – PR

Leia Também:  Shows em Cascavel e Ponta Grossa abrem turnê do Coral Sanepar no Interior do Paraná

Entrada gratuita

Livros que estarão à venda:

“A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão” (Ana Suy, Editora Planeta)

“As Cabanas Que o Amor Faz em Nós” (Ana Suy, Editora Patuá) 

“A Corda Que Sai do Útero” (Ana Suy, Editora Patuá) 

“Não Pise no Meu Vazio”  (Ana Suy, Editora Planeta)

“Um Prefácio Para Olivia Guerra” (Liana Ferraz, Editora Harper Collins) 

“Sede de Me Beber Inteira” (Liana Ferraz, Editora Planeta) 

Conversa sobre Literatura e Psicanálise, com Ana Suy e Liana Ferraz 

Data: 12 de março, terça-feira

Horário: 18h30 às 20h

Local: Hall térreo – Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba – PR

Entrada gratuita

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025

Published

on

By

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, deram início, nesta semana, a mais uma edição do BRDE Labs. Em 2025, o programa tem como foco a Inteligência Artificial e vai conectar startups a grandes empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham-Brasil), que auxilia na captação de empresas participantes.

O evento de lançamento foi realizado no Centro de Realidade Estendida da PUCPR e reuniu representantes das dez companhias âncoras desta edição: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar. Cada empresa foi apadrinhada por um colaborador do BRDE, que dará suporte ao longo do processo de desenvolvimento das soluções.

As empresas participantes conheceram em detalhes o programa, que tem como finalidade a apresentação de uma Prova de Conceito (PoC) criada pelas startups para as empresas. Esse modelo permite testar a viabilidade de soluções antes de sua implementação definitiva. O programa também disponibiliza uma comunidade digital, ferramenta para conexão dos participantes de todas as edições do programa e para divulgação de conteúdos de interesse. O edital das startups que planejam desenvolver conexões com IA está previsto para maio.

Leia Também:  Leilão do Detran-PR com mais de 17 mil veículos para reciclagem acontece na quinta

O superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior, destacou a importância de fomentar a inovação no setor empresarial. “Somos o maior financiador de inovação com recursos direcionados no País, mas sabemos que inovar vai além do financiamento. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento é essencial para gerar soluções transformadoras”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a colaboração entre clientes, parceiros e empresas é fundamental para fortalecer a conexão entre startups, universidades e o mercado.

Criado em 2020, o BRDE LABS tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Sul do Brasil, capacitando startups e conectando-as a empresas em busca de soluções estratégicas para seus desafios internos. Desde seu lançamento, o programa já impactou 47 organizações em 31 cidades do Paraná e acelerou 59 startups.

Marcelo Moura, diretor da HOTMILK, disse que o programa impulsiona o desenvolvimento do Paraná. “Ele abriu caminho para a criação de novas iniciativas, promovendo não apenas a pesquisa, mas também a conexão com o mercado dentro da economia 4.0”, disse. “A IA já faz parte da realidade do mercado e sua incorporação aos produtos e serviços pode trazer ganhos expressivos em eficiência”.

A 3L Bike Parts, uma das âncoras desta edição, conheceu o BRDE LABS em um evento realizado em 2024. Paulo Henrique Valasque, diretor de engenharia da empresa que tem foco na produção e comercialização de componentes para bicicletas de alta performance, conta que o interesse foi imediato, levando a participar da iniciativa.

Leia Também:  PCPR na Comunidade oferece serviços de polícia judiciária à população de Campo Largo

“Muitas vezes estamos tão focados no dia a dia da empresa que não percebemos o vasto mundo de inovação ao nosso redor. Estar nesse ambiente, junto a outras companhias, nos mostra quantas oportunidades estão surgindo e como podemos adotar novas ferramentas para otimizar desde a rotina até aspectos que impactam significativamente o nosso negócio”, ressaltou.

Empresas veteranas no programa, como Bree, Brose e C.Vale, também reafirmaram os benefícios da iniciativa.

Alessandra Anami, gerente de engenharia, laboratório e SGI da Bree, destacou que a participação permite ampliar o conhecimento sobre inteligência artificial e implementar soluções inovadoras. “O programa nos conecta com o que o mercado está fazendo e amplia nosso conhecimento sobre inteligência artificial. Com isso, ganhamos em dois aspectos: primeiro, por meio dos treinamentos e capacitações que aceleram nosso aprendizado, e segundo, pela oportunidade de solucionar um problema de maneiras que, muitas vezes, nem imaginávamos”, explicou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA