PARANÁ
Matinhos ganha novos points de surf com a revitalização da orla
Publicado em
20 de novembro de 2023por
Itajuba TadeuNascido e criado em Matinhos, no Litoral do Paraná, Jorge Polvilho tem contato com a água salgada da praia desde sempre. Sua família é caiçara, todos pescadores no município. Quando estava para completar 10 anos, ganhou do pai o presente que mudaria sua vida: a primeira prancha de surf.
Desde então, já são mais de 30 anos de surfe, muitas pranchas, infinitas ondas e uma prateleira repleta de títulos conquistados. Experiência, porém, que precisou ser atualizada para não fazer feio perante os alunos matriculados nos projetos esportivos que desenvolve na cidade.
É que, depois do início da obra de revitalização da orla do balneário, no ano passado, o mar de Matinhos mudou. Ganhou novos points para o surf, melhorando as condições para quem curte passar a vida desafiando os oceanos.
Com isso, a cidade que já era conhecida no mundo do surf por ter a maior, mais longa e extensa direita (percurso da onda) no Pico de Matinhos, ganhou agora, pelo menos, outros três pontos para a prática do esporte: na Barrinha, próximo à desembocadura do Rio Matinhos, e nos balneários Riviera e Flórida.
“Foi uma surpresa. A construção desses espigões ajudou a acumular areia ao redor das estruturas, o que fez surgir novas e melhores ondas”, afirma Polvinho.
“Nós, surfistas, sabemos que a onda quebra somente quando tem fundo de areia, fundo de coral ou fundo de pedra. Quando anunciaram a obra, sabia que ia melhorar já que, quanto mais areia, maior a possibilidade de a onda quebrar”, acrescenta.
Segundo ele, o engordamento da faixa de areia da praia e a construção das estruturas marítimas (dois guias-correntes, dois headlands e um espigão) permitirão à cidade ter a condição ideal para a prática do surf em todos os momentos da temporada, reforçando a condição de Matinhos ser uma das capitais do esporte no País, ampliando possibilidades dentro do calendário esportivo.
“Antigamente a maré enchia e acabavam as ondas. Hoje não, temos surf o dia todo, o ano todo. Por conta da areia, quando a maré seca, dá onda, e quando a maré fica cheia, também dá onda”.
NOVA REALIDADE – Na Barrinha, a nova configuração das ondas já é realidade. “O pessoal tem agora uma nova opção, boa e repleta de ondas”, comenta o farmacêutico Bruno Salgado, de Curitiba, que frequenta o Pico de Matinhos há dois anos e agora passou a se aventurar pelos points vizinhos.
Amigo de Bruno, o também farmacêutico Vinicius Ferreira é natural de João Pessoa (PB). Ele gostou tanto da revitalização em Matinhos que espera que façam o mesmo em seu estado. “Lá em João Pessoa, praias tradicionais como Cambaú e Cabo Branco precisam de uma infraestrutura como essa aqui”, diz.
MUDANÇA TÉCNICA – Segundo José Luis Scroccaro, diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela gestão da obra dentro do Governo do Estado, a implantação de estruturas de contenção das cheias provocadas pela maré alta proporcionou que as ondas se quebrem de forma diferenciada na região.
Além disso, a construção das peças por meio de tetrápodes – peças de concreto com cerca de 3 metros de altura e 4,3 metros cúbicos de volume, pesando, cada uma, entre 10 e 12 toneladas – também colaboraram.
“Por ser concentrado e ter em sua formação areia, pedra e magnetita, que é um material mais denso, ele consegue ser mais resistente ao impacto das ondas e ressacas, aumentando a vida útil das estruturas e, consequentemente, da areia depositada no Litoral”, destaca.
REFERÊNCIA NACIONAL – Matinhos formou diversos surfistas para o País. Destaque para Jihad Khodr, bicampeão brasileiro e que também fez parte da elite do surf mundial, Bruna Schmitz, presente no World Championship Tour (WCT), e Peterson Crisanto.
Há também no local uma estátua em homenagem ao Peterson Rosa, surfista nascido no Guarujá (SP), mas criado desde criança em Matinhos, e que possui uma coleção de vitórias nacionais e mundiais.
No longboard, os destaques são Thiara Mandelli e Marco Kamers. No bodyboard, Cláudio Marques, Sanderson Trevisan e Lorraine Lima. Já a nova geração conta com Luara Mandelli e Gabi Vaz.
ORLA – A revitalização da Orla de Matinhos alcançou 88,3% de execução em outubro, na obra como um todo. Estruturas marítimas como o espigão da Praia Brava; o guia de correntes da Avenida Paraná, e os headlands dos balneários Riviera e Flórida estão concluídos. Já a construção dos guias-correntes de Matinhos está em 92,5% e deve ser finalizada ainda neste ano.
A obra é feita em duas etapas, num valor total de R$ 500 milhões. A fase inicial, com orçamento de R$ 314,9 milhões, abrange serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de espécies nativas.
O projeto é acompanhado de melhorias na pavimentação asfáltica e recuperação de vias urbanas. O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e fenômenos naturais, como chuvas fortes e ressacas que costumeiramente atingem o Litoral. Esses fatores vêm comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer em Matinhos.
As intervenções serão feitas ao longo de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida. Em uma segunda etapa, ainda sem previsão de data, será recuperado o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne. Haverá, também, a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia
Published
15 minutos agoon
3 de abril de 2025By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.
Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.
Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.
Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.
“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.
A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.
São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.
A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.
Fonte: Governo PR

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção do turismo estadual

PCPR prende homem por duas tentativas de homicídio em Colombo

Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro

Ceasa Curitiba recebe evento de drift no estacionamento neste final de semana
PARANÁ


Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos...


No México, Viaje Paraná intensifica a promoção do turismo estadual
O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O...


61 famílias de Guarapuava recebem chaves da casa própria com apoio do Estado
A Cohapar participou nesta quinta-feira (03) da inauguração e entrega de chaves das 61 casas que compõem o Residencial Prime...
POLÍCIA


Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, participa desde o dia 1 de abril, da primeira...


PCPR prende homem por duas tentativas de homicídio em Colombo
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem suspeito de duas tentativas de homicídio contra uma mesma vítima....


PCPR prende homem investigado por extorsão contra a própria mãe em Andirá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 22 anos, investigado pelo crime de extorsão, além de...
ENTRETENIMENTO


Após lipo, Rosiane Pinheiro rebate críticas ao corpo: ‘Difícil aceitar que sou gostosa’
Rosiane Pinheiro, de 50 anos, rebateu críticas após compartilhar um vídeo no qual aparece usando um biquíni fio-dental e exibindo...


Leticia Spiller entra em trend e diverte seguidores imitando a filha: ‘Excelente’
Leticia Spiller, de 51 anos, entrou para a trend de imitar os filhos e divertiu seguidores nesta quinta-feira (3). No...


Ex-chiquitita Aretha Oliveira exibe barrigão em ensaio fotográfico: ‘Na reta final’
Aretha Oliveira, de 40 anos, registrou a reta final da gravidez com um ensaio para as lentes da fotógrafa Débora...
ESPORTES


Grêmio abre campanha na Sul-Americana com vitória sobre o Sportivo Luqueño
Nesta quarta-feira, o Grêmio iniciou sua participação na Copa Sul-Americana com um resultado positivo ao vencer por 2 a 1...


São Paulo estreia na Libertadores com vitória sobre o Talleres
Em uma partida marcada pela cautela e pela busca pelo equilíbrio, o São Paulo iniciou sua participação na Libertadores de...


Botafogo sofre derrota na estreia na Libertadores
O atual campeão da competição não conseguiu repetir o feito de consagrar seu título na Libertadores de 2025. Nesta quarta-feira,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ3 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025