NOVA AURORA

PARANÁ

Maringá recebe sete aldeias para os Jogos Indígenas deste final de semana

Publicado em

A cidade de Maringá recebe centenas de indígenas nesta sexta-feira (22) para o início da etapa local dos Jogos Indígenas, dentro dos Jogos de Aventura e Natureza. A competição, que celebra a cultura e a tradição das comunidades, é realizada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial, e Pessoa Idosa do Estado do Paraná, em parceria com a Secretaria de Esporte, e aguarda a participação de sete aldeias, totalizando 400 pessoas competindo em diversas modalidades esportivas e culturais.

As aldeias representadas nesta edição são Marreca, da cidade de Turvo; Terra Indígena Faxinal, d Cândido de Abreu; Ivaí, de Manoel Ribas; Terra Indígena, de Mangueirinha; Mococa, de Ortigueira; Rio das Cobras, de Nova Laranjeira; e Terra Indígena Tamarana, de Tamarana.

As competições serão realizadas em diversas modalidades coletivas e individuais, com destaque para o futebol feminino e masculino, peteca, malha, cabo de força, corridas de velocidade e de fundo, arremesso de lança, arco e flecha, além de lutas corporais. A diversidade de modalidades reflete a riqueza das tradições indígenas e a importância de preservar e promover essas práticas esportivas e culturais.

Leia Também:  Forças de segurança fazem operação integrada contra crimes nas rodovias do Litoral

A cerimônia de recepção está programada para começar a partir das 17 horas de sexta, quando os participantes serão recepcionados por professores e pelo reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) durante um jantar no Restaurante Universitário (RU). Este momento será uma oportunidade para os visitantes conhecerem melhor a comunidade local.

No sábado, as atividades terão início cedo, às 8h30, com apresentações culturais. Logo em seguida, às 9 horas, acontecerá a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Indígenas na UEM. Às 11h, os participantes se dirigirão à Praça da Catedral de Maringá, onde terá início a abertura dos Jogos de Natureza, promovendo uma integração cultural. Às 13 horas, começarão oficialmente as competições esportivas, marcando o início das disputas que vão até o último dia do evento.

“Neste ano, nos dias 22, 23 e 24 de setembro, os Jogos de Aventura e da Natureza, realizados pelo Governo do Estado do Paraná, trazem como novidade os Jogos Indígenas, valorizando essa cultura milenar que tanto enriquece a história paranaense nacional”, disse a diretora de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais da Semipi, Clemilda Santiago Neto.

Leia Também:  SEES recebe presidente do COB para discutir parcerias com Esporte paranaense

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Fórum paranaense de comitês de bacias hidrográficas convoca última reunião de 2023

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Excelência em gestão, destaque em soja e turismo de cruzeiros distinguem portos paranaenses

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA