NOVA AURORA

PARANÁ

Mais ampla e equipada: PCPR inaugura nova sede da Delegacia de Piraquara

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) inaugurou, nesta quinta-feira (20), a nova sede da Delegacia de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A mudança para o espaço foi pensada para proporcionar mais eficiência aos serviços prestados à população. A nova sede conta com salas amplas, reformadas e equipadas para receber os cidadãos que buscam os serviços de polícia judiciária. Para as mulheres vítimas de violência, a unidade dispõe da Sala Lilás, um espaço especial e reservado, garantindo um atendimento mais privativo e acolhedor.

O contrato para a mudança foi feito pela Secretaria da Segurança Pública, enquanto as melhorias para padronização e adequação do espaço foram pela PCPR em parceria com a Prefeitura de Piraquara.

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, destacou os avanços em infraestrutura que a Polícia Civil tem vivenciado nos últimos anos. “Queremos não somente melhorar as condições de trabalho para os policiais civis, mas também atingir um alto nível de excelência no atendimento ao público. Para atingirmos esses objetivos precisamos não somente entregar investigações mais ágeis, mas também ter estruturas físicas melhores, como a que a equipe de Piraquara está inaugurando hoje”.

Leia Também:  Com reajuste no custeio, Paraná terá Samu ainda mais fortalecido

O delegado-chefe da unidade, Thiago Andrade, explicou que a delegacia abrigará um efetivo de policiais civis, assistentes administrativos, colaboradoras da limpeza e estagiários. “Tenho convicção de que isso é um legado, uma honra, uma responsabilidade, mas, acima de tudo, uma alegria. Nessa equipe, nos questionamos diariamente o que podemos fazer pela Polícia Civil e pela população e seguiremos trabalhando desta forma”, afirmou.

O endereço da nova Delegacia de Piraquara é Avenida Centenário do Paraná, 254 – Bairro Jardim Bela Vista. O telefone para contato é (41) 3590-1200.

PRESENÇAS – Estiveram presentes o diretor de gestão da Secretaria da Segurança Pública, coronel Roberto Sampaio Araújo; o delegado-geral adjunto da PCPR, Riad Braga Farhat; o delegado-chefe da Divisão de Infraestrutura da PCPR, Getúlio de Moraes Vargas; o delegado-chefe da Divisão de Polícia Metropolitana, Fábio Amaro; a delegada adjunta da Divisão Policial da Capital, Monica Meister; o comandante do 29º batalhão da PMPR, major Luiz Alexandre Murbach; e representantes da Polícia Científica do Paraná.

Leia Também:  Governo libera R$ 45,1 milhões para 10 cidades no programa Asfalto Novo, Vida Nova

Também participaram o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli; o juiz diretor do Fórum De Piraquara, Rafael Stankevecz; a juíza do Fórum Criminal de Piraquara, Letícia Seyr; o juiz diretor do Fórum de Pinhais, Sérgio Bernardinetti; o promotor de Justiça, Alfredo dal Lago; o assessor do procurador-geral do Estado, Renan Barbosa Lopes; e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Em Campo Mourão, Estado entrega sinalização turística para o Caminho Iniciático de Santiago

Published

on

By

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, entregou nesta sexta-feira (4) a sinalização turística que será implantada no 1º Caminho Iniciático de Santiago, rota de turismo religioso, em Campo Mourão (Centro-Oeste). O objetivo é integrar a oferta turística, religiosa, cultural e sustentável, aumentando o fluxo de visitantes e a geração de renda para os locais envolvidos no trajeto. A solenidade contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, técnicos, fiéis e da comunidade.

A nova sinalização do trajeto será composta por 238 placas direcionais, que indicam a direção da rota, auxiliando os peregrinos a percorrerem o caminho de forma independente; 32 placas informativas, que apresentam o contexto histórico de cada ponto, como igrejas, monumentos, estátuas, santuários e oratórios; e cinco marcos, que sinalizam o início e o fim de cada etapa.

Com um percurso de mais de 104 km, o roteiro traz visibilidade ao Paraná como destino de turismo religioso, fortalecendo a identidade local e valorização do patrimônio histórico e natural. Ao todo, o caminho vai passar por atrativos de quatro municípios: Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Fênix e Barbosa Ferraz.

As primeiras placas entregues foram viabilizadas por meio do programa Paraná + Infra, que integra um pacote de três programas aprovados propostos pelo governo estadual e aprovado pela Assembleia Legislativa, ao lado do Paraná + Viagem e do Paraná + Eventos. Ele prevê qualificar a infraestrutura turística, incluindo a consolidação de áreas e rotas, revitalização de espaços e aumento da capacidade de atendimento de visitantes.

“O Estado sabe a importância de investir nesse setor, porque o turismo é uma grande peça publicitária. As pessoas conhecem as Cataratas do Iguaçu, conhecem o Jardim Botânico e agora vão conhecer também o Caminho Iniciático, aqui na região. Esse é um compromisso que nós temos, junto aos municípios, de alavancar o nome e os atrativos paranaenses para receber mais visitantes”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Leia Também:  Governo atende 50 mil habitantes com reforço de segurança viária da PR-281, no Sudoeste

Segundo Tatiana Nasser, diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Setu-PR, a instalação das placas começa ainda neste mês de abril. “Para a instalação, a secretaria realizou coletas de dados topográficos, avaliações das condições do solo, pesquisas históricas e documentação das informações relevantes sobre os locais onde serão implantadas. Além de processo de validação geográfica das coordenadas, avaliação da segurança, revisão e design das artes das placas, formatação e provas de impressão”, explicou a diretora.

SINALIZAÇÃO TURÍSTICA – As placas visam melhorar a experiência do peregrino ao longo do percurso, além de preservar o patrimônio e a tradição local, fortalecendo nos municípios o senso de comunidade. Outro diferencial é que as informações turísticas das placas são transcritas em português e inglês, incluindo também um mapa de percurso da etapa, a distância percorrida e a localização atual do turista.

Eliseu Rocha, coordenado do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná, vinculado à Secretaria do Turismo, afirma que além do aspecto da fé, o trajeto também colabora com o desenvolvimento regional. “Esse caminho concretiza ainda mais o turismo religioso, segmento que mais cresce no Estado. Ele integra regionalmente esse recorte, impactando a fé e a economia, gerando oferta de empregos e renda”, disse.

Leia Também:  Paraná vai agilizar importações como primeiro estado a liberar ICMS automático

TRAJETO – A rota de peregrinação é inspirada no famoso Caminho de Santiago de Compostela, uma das rotas mais antigas e percorridas no continente europeu – da França à Espanha. Ela é conhecida por ampliar o contato dos turistas com a cultura europeia, por meio da gastronomia local e da apreciação das paisagens naturais.

“O trajeto vaga por quatro municípios, com etapas leves, médias e mais complexas. Passando por igrejas, capelas, santuários, catedrais, cachoeiras e por muitas propriedades da agricultura familiar, ajudando na renda da população local por meio da venda de produtos”, enfatizou Ruben Orlando Moyano, idealizador do caminho.

O Caminho Iniciático é dividido em cinco partes: Etapa 1: Campo Mourão (Fraternidade do Caminho – Parque do Lago); Etapa 2: Campo Mourão (Parque do Lago) – Corumbataí do Sul (Comunidade Boa Esperança); Etapa 3: Corumbataí do Sul (Comunidade Boa Esperança) – Ourilândia (Capela São José); Etapa 4: Ourilândia – Barbosa Ferraz (Santuário de Santa Rita de Cássia); e Etapa 5: Barbosa Ferraz – Fênix (Parque Vila Rica do Espírito Santo).

“Esse caminho é muito relevante aos municípios e aos peregrinos, dispostos a fazer turismo pela sua fé. Hoje é um marco, porque o setor é muito importante ao Paraná e nossa cidade esta preparada para receber turistas e fiéis, apresentando a nossa cultura e atrativos”, disse o prefeito de Fênix, Euripedes Molina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA