NOVA AURORA

PARANÁ

Mais ampla e equipada: PCPR inaugura nova sede da Delegacia de Piraquara

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) inaugurou, nesta quinta-feira (20), a nova sede da Delegacia de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A mudança para o espaço foi pensada para proporcionar mais eficiência aos serviços prestados à população. A nova sede conta com salas amplas, reformadas e equipadas para receber os cidadãos que buscam os serviços de polícia judiciária. Para as mulheres vítimas de violência, a unidade dispõe da Sala Lilás, um espaço especial e reservado, garantindo um atendimento mais privativo e acolhedor.

O contrato para a mudança foi feito pela Secretaria da Segurança Pública, enquanto as melhorias para padronização e adequação do espaço foram pela PCPR em parceria com a Prefeitura de Piraquara.

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, destacou os avanços em infraestrutura que a Polícia Civil tem vivenciado nos últimos anos. “Queremos não somente melhorar as condições de trabalho para os policiais civis, mas também atingir um alto nível de excelência no atendimento ao público. Para atingirmos esses objetivos precisamos não somente entregar investigações mais ágeis, mas também ter estruturas físicas melhores, como a que a equipe de Piraquara está inaugurando hoje”.

Leia Também:  Ginastas olímpicas paranaenses se apresentam no Ginásio do Tarumã nesta quinta-feira

O delegado-chefe da unidade, Thiago Andrade, explicou que a delegacia abrigará um efetivo de policiais civis, assistentes administrativos, colaboradoras da limpeza e estagiários. “Tenho convicção de que isso é um legado, uma honra, uma responsabilidade, mas, acima de tudo, uma alegria. Nessa equipe, nos questionamos diariamente o que podemos fazer pela Polícia Civil e pela população e seguiremos trabalhando desta forma”, afirmou.

O endereço da nova Delegacia de Piraquara é Avenida Centenário do Paraná, 254 – Bairro Jardim Bela Vista. O telefone para contato é (41) 3590-1200.

PRESENÇAS – Estiveram presentes o diretor de gestão da Secretaria da Segurança Pública, coronel Roberto Sampaio Araújo; o delegado-geral adjunto da PCPR, Riad Braga Farhat; o delegado-chefe da Divisão de Infraestrutura da PCPR, Getúlio de Moraes Vargas; o delegado-chefe da Divisão de Polícia Metropolitana, Fábio Amaro; a delegada adjunta da Divisão Policial da Capital, Monica Meister; o comandante do 29º batalhão da PMPR, major Luiz Alexandre Murbach; e representantes da Polícia Científica do Paraná.

Leia Também:  Eventos climáticos não alteram classificação de risco positiva do BRDE em escala global

Também participaram o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli; o juiz diretor do Fórum De Piraquara, Rafael Stankevecz; a juíza do Fórum Criminal de Piraquara, Letícia Seyr; o juiz diretor do Fórum de Pinhais, Sérgio Bernardinetti; o promotor de Justiça, Alfredo dal Lago; o assessor do procurador-geral do Estado, Renan Barbosa Lopes; e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná realizou 1,1 mil ações de fiscalização no Litoral para combate à gripe aviária

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com R$ 591 bilhões, comércio do Paraná registra a 3ª maior receita bruta do Brasil

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA