NOVA AURORA

PARANÁ

Maior índice desde 2018: PCPR soluciona 76% dos homicídios ocorridos em Curitiba em 2024

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) solucionou 76% dos homicídios e feminicídios que ocorreram em Curitiba ao longo de 2024. Foram 177 registros na Capital e 135 tiveram a autoria identificada antes do fim do ano. Os casos ainda não solucionados continuam a ser investigados pela equipe policial.

A porcentagem é a maior registrada desde 2018, quando foram elucidados 33% dos 297 crimes ocorridos naquele ano, ou 98 casos. Em 2019, o número de soluções para casos ocorridos nos 12 meses na Capital subiu para 50% (123 de 246) e em 2020 houve um salto para 69% (169 de 244). Nos dois anos seguintes, a porcentagem de crimes continuou num patamar alto, de 67% (144 de 215) e 65% (174 de 268), respectivamente. Em 2023 houve um novo aumento, com 69% dos homicídios e feminicídios solucionados antes do fim do ano.

A delegada Camila Cecconelo, chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da PCPR, ressalta que a unidade trabalha com base em ações planejadas, como as operações de saturação, e aplica técnicas de inteligência policial nas investigações, levando ao esclarecimento mais rápido das ocorrências. 

“Nos últimos anos, temos adotado técnicas como o mapeamento das áreas com os maiores índices de homicídios em Curitiba e concentrado nossos esforços em não apenas esclarecer as dinâmicas destes crimes depois que eles acontecem, mas também em reforçar a presença policial nestas regiões, em um trabalho integrado com a Polícia Militar, evitando novas ocorrências e criando proximidade com a população, que se sente mais segura para denunciar”, afirma.

Leia Também:  UEM divulga lista de aprovados do Vestibular de Inverno 2023

A delegada também destaca que o trabalho tem ganhado muito com a aplicação de tecnologias nas investigações criminais, permitindo que os policiais produzam mais provas técnicas e dependam cada vez menos de provas testemunhais. “A utilização de novas ferramentas, como o Banco Nacional de Perfis Balísticos, o AFIS Criminal e os novos aparelhos da papiloscopia, nos levam à identificação mais célere dos criminosos e à consequente retirada deles do convívio social, evitando que sigam cometendo novos crimes”, detalha.   

Em todo o Estado, de acordo com a Polícia Civil, o índice de solução de homicídios em 2024 foi de cerca de 98% sobre 1.643 casos (homicídios e feminicídios), também o maior indicador desde 2018. Esse cálculo leva em conta o número total de crimes resolvidos em um determinado período, dividido pelo número de casos ocorridos no mesmo espaço de tempo. Ou seja, os casos resolvidos podem ser do período atual ou de anos anteriores.

PERÍCIA CRIMINAL – O resultado alcançado pela PCPR também se deve ao trabalho desenvolvido pela Polícia Científica do Paraná (PCP), que é a instituição responsável pelas perícias oficiais do Estado e que transforma elementos do crime em vestígios essenciais para as investigações.

Por meio das Unidades de Execução Técnico-Científica, a PCP elaborou um intenso trabalho de exame de confronto balístico, recebendo cerca de 16.272 peças para análise. No mesmo período, foram analisadas 16.428 peças, resultando na emissão de 828 laudos de confronto balístico. Cada perito criminal foi responsável pela análise de, em média, 1.493 peças ao longo do ano.

Leia Também:  Estado viabiliza casas novas para 78 famílias de Paranavaí, Guairaçá e Loanda

“A dedicação e o esforço conjunto de todos os profissionais da PCP foram fundamentais para os excelentes resultados alcançados em 2024. Com investimentos em diversas áreas, incluindo laboratórios de balística, genética molecular forense, química e toxicologia, a instituição conseguiu analisar mais de 16 mil peças examinadas e 828 laudos emitidos”, informou o chefe da Divisão Operacional da PCP, Leonel Letnar Junior.

Nos últimos três anos de atuação, o Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB) integrou cerca de 5.000 peças ao Banco Nacional de Perfis Balísticos (BNPB), gerando 634 matches no Paraná, beneficiando cerca de 1.000 inquéritos. Na área de balística, foram adquiridos cinco comparadores balísticos de última geração, além de tanques para coleta de projéteis em todas as Unidades de Execução Técnico-Científica (UETCs) da Polícia Científica. 

Outros laboratórios, como os de Genética Molecular Forense, Química e Toxicologia, também receberam investimentos importantes. Procedimentos foram atualizados e treinamentos foram realizados com as equipes, incluindo peritos de atendimento de local e especialistas de laboratório, visando garantir a excelência na coleta, preservação e processamento dos vestígios. Essas iniciativas contribuem para melhorar os resultados atuais e pavimentar avanços contínuos no futuro.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Secretaria da Justiça convocará organizadores para garantia de água potável em grandes eventos

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  1,5 mil trabalhadores portuários e usuários participam do Abril Verde da Portos do Paraná

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA