NOVA AURORA

PARANÁ

Maio Amarelo: palestras, blitz educativa e ações para crianças seguem até o fim do mês

Publicado em

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) segue com a programação da campanha Maio Amarelo, com atividades em diversas regiões do Estado. Elas incluem ações educativas voltadas a condutores, pedestres e ciclistas, como palestras, blitz educativa e um simulador de capotamento para mostrar a importância de usar o cinto de segurança, além da conscientização sobre os riscos do uso do álcool e a direção. Para as crianças há o projeto Detranzinho, que simula um ambiente de trânsito, óculos virtual e contação de histórias. 

“No trânsito qual é o seu rolê?” é o tema da campanha do Governo do Paraná e Detran-PR, que reforça a mensagem de que cada um pode fazer a diferença nas ruas e nas estradas. É um convite para refletir sobre as atitudes do cidadão como condutor, motociclista, ciclista ou pedestre, englobando todos os envolvidos no trânsito, com uma linguagem jovem e descontraída. Já o tema nacional do Maio Amarelo 2024 é “Paz no trânsito começa por você”.

Desde o início das atividades, mais de mil pessoas já participaram de ações educativas promovidas pelo Detran Paraná, por meio da Escola Pública de Trânsito. Um balanço parcial desde o dia 1º de maio até esta segunda-feira (13) mostra que o projeto Detranzinho já alcançou 130 crianças e 150 estudantes da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) participaram de palestras sobre o tema “Visão Zero e Vias Seguras”. Além disso, 755 pessoas foram abordadas em diferentes iniciativas voltadas à educação e conscientização para um trânsito mais seguro.

As atividades foram realizadas em Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina e Maringá. Todas as iniciativas estão alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que tem como meta reduzir em 50% os índices de mortes no trânsito até 2028, salvando aproximadamente 86 mil vidas. As atividades também buscam engajar diversos segmentos da sociedade, desde órgãos governamentais até empresas, associações e meios de comunicação, para uma abordagem mais abrangente da segurança viária.

MAIO AMARELO – Maio foi escolhido para concentrar as ações de atenção no trânsito porque foi neste mês, em 2011, que a ONU propôs a Década de Ação para Segurança no Trânsito, visando conscientizar a sociedade sobre os altos índices de acidentes em ruas, estradas e rodovias.

Leia Também:  Com apoio do Estado, PepsiCo lança nova linha de snack produzida em Curitiba

Desde então, cidades do mundo todo promovem campanhas para incentivar técnicas de direção defensiva, o respeito ao próximo e às normas de trânsito. No Brasil, as campanhas acontecem desde 2014, sendo esta a décima edição do movimento, que conta com o apoio de órgãos públicos, empresas privadas e da sociedade.

O amarelo simboliza a atenção no trânsito e foi definida também por ser uma cor de advertência. Em 2020, a ONU estabeleceu o período entre 2021 e 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo.

Confira a agenda de atividades promovidas pela Escola Pública de Trânsito do Detran-PR:

Curitiba

Datas: 13, 20 e 29 de maio, das 14h às 16h 

Locais: canaletas exclusivas para transporte público – avenidas República Argentina; Winston Churchill; João Gualberto; Paraná; Sete de Setembro; Presidente Affonso Camargo; Linha Verde e Marechal Floriano Peixoto

Abordagem educativa para pedestres e ciclistas

Maringá

Data: 19 de maio das 15h às 22h 

Local: Expoingá – Av. Colombo, 2186 – Vila Morangueira

Atendimento Operacional Detran-PR e demais secretarias estaduais, atividades educativas de trânsito e simulador de capotamento para demonstrar importância do cinto de segurança

Curitiba

Data: 14 de maio, das 9h30 às 11h30  

Local: ACP – R. XV de Novembro, 621 – Centro – Centro, Curitiba 

Ação do Comitê Trânsito Seguro 

Contará com a presença do mascote Rod e do influenciador @detranpreduca com o tema “Doação de Sangue”

Curitiba

Data: 14 a 17 de maio, das 9h às 17h 

Local: Centro de Eventos Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) – Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba 

Fórum Nacional de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito

Londrina

Data: 15 e 16 de maio, às 14h 

Local: Escola Municipal Eugênio Brugin – Rua Jorge Ribeiro, 163 – Conjunto São Lourenço, Londrina – PR

Palestra “Comportamento Defensivo”

Almirante Tamandaré

Data: 15 a 17 de maio, das 9h às 17h 

Local: Ginásio de Esportes Buzatão – R. Antônio Batista de Siqueira, 712 – Jardim São Domingos, Alm. Tamandaré  

Atendimento operacional, atividades educativas, óculos virtual, blitz com parceiros, histórias contadas interativas, mascote robô e influenciador @detranpreduca como tema “Paz no trânsito começa por você”

Leia Também:  Orientações e BOs: PCPR atende veranistas e população do Litoral no Verão Maior Paraná

Marialva

Data: 17 de maio, às 11h e 15h 

Palestra “Comportamento Defensivo”.

Curitiba

Data: 19 de maio, das 13h às 18h 

Local: Jockey Plaza Shopping R. Konrad Adenauer, 370 – Tarumã, Curitiba 

Ação Comitê Trânsito Seguro – presença de mascote robô e do influenciador @detranpreduca com o tema “Transporte adequado de crianças” e “Álcool x Direção”, e “se liga no trânsito, se beber não dirija”

Curitiba

Data: 21 de maio, às 19h 

Local: Rua Desembargador Motta, 3562 – Mercês 

Palestra “Comportamento Defensivo”

Maringá

Data: 22 a 25 de maio, das 9h às 17h 

Local: Terminal Intermodal Urbano de Maringá – 667, Av. Adv Horacio Raccanello Fo – Zona 7 

Justiça no Bairro temático – Atividades educativas e mascote robô

Londrina

Data: 23 e 24 de maio, às 14 

Local: Colégio Villasboas 

Palestra “Comportamento Defensivo”

Prudentópolis

Data: 24 de maio, às 9h 

Local: Prudentópolis 

Palestra “Comportamento Defensivo”

Curitiba

Data: 25 de maio, das 13h às 18h 

Local: Parque Barigui – BR-277 – bairro Santo Inácio

Ação Comitê Trânsito Seguro – Detran Móvel – Atendimento Operacional, Anjos e o influenciador @detranpreduca

Colombo

Data: 27 de maio, às 9h 

Local: R. Abel Scuissiato, 2377 – Atuba, Colombo – PR, 83408-280 

Palestra “Comportamento Defensivo”

Curitiba

Data: 27 de maio, às 9h 

Local: Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Centro Cívico, Curitiba – Salão Pleno 

Audiência Pública “Concurso paz no trânsito” – Ação Comitê Trânsito Seguro

Rio Branco do Sul

Data: 29 de maio, das 08 às 17 

Local: Escola Municipal Prefeito Octávio Furquim – R. Paraná, 90 – Centro Rio Branco do Sul 

Atividades Educativas com 342 alunos

São José dos Pinhais

Data: 29 de maio, às 9h 

Local: Rua Salomão Miguel Nasser, 1250 São José dos Pinhais – PR 

Palestra “Comportamento Defensivo”

Londrina

Data: 29 de maio, às 9h 

Local: Rua Flor do Paraíso, 189 – Jardim Sérgio Antônio 

Palestra “Comportamento Defensivo”

Londrina

Data: 30 de maio, às 14h30 

Local: Rua Flor do Paraíso, 189 – Jardim Sérgio Antônio

Palestra “Comportamento Defensivo”

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Orientações e BOs: PCPR atende veranistas e população do Litoral no Verão Maior Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Cidades da região Norte do Paraná ganham mais 362 soldados da Polícia Militar

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA