NOVA AURORA

PARANÁ

MAC Paraná promove oficina gratuita de grudolagem com Izadora Figueiredo

Publicado em

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) convida o público para o “Laboratório de Criação: Grudolagem”, com a artista Izadora Figueiredo. A atividade será dividida em três oficinas que ocorrerão nos dias 3, 10 e 17 de outubro, sempre às quintas-feiras, das 14h às 16h, na sala 9 do MAC no MON. A participação é gratuita e destinada a maiores de 18 anos, mediante inscrição antecipada por meio de formulário. A inscrição também garante entrada gratuita no MAC no MON.

A grudolagem é um modo de criação pessoal que se apropria das ferramentas criativas associadas à collage art. Nele, as imagens impressas fazem parte de uma colagem apresentada através da ação. Nas oficinas, a artista convida os participantes a explorar sua própria relação com a composição e recomposição de imagens.

Com encontros teórico-práticos, a experiência propõe uma investigação profunda sobre a reprodução de imagens, revelando novas potencialidades e significados no processo artístico. Voltado para artistas de todas as áreas, o laboratório é ideal para quem busca experimentar técnicas híbridas e expandir seus processos criativos.

Confira os detalhes da programação:

Leia Também:  Polícia Militar celebra 169 anos com o concerto "Heróis do Paraná" no Teatro Guaíra

A Cola e a Colagem – Quinta-feira, 3 de outubro, das 14h às 16h

A atividade começa com uma discussão sobre algumas definições sobre material, substância e procedimento. Explorando a história da invenção e produção da cola e da colagem como procedimento criativo na arte, serão investigadas possíveis respostas para uma simples questão: o que gruda?

O Jogo do Grude – Quinta-feira, 10 de outubro, das 14h às 16h

“O Jogo do Grude” dá continuidade ao ciclo de encontros. Nesta segunda etapa, os participantes serão guiados em um trabalho individual de investigação com materiais diversos. Através de exercícios práticos, cada um iniciará o preparo de um grude, que será finalizado e apresentado na semana seguinte.

Encontrando o Ponto G – Quinta-feira, 17 de outubro, das 14h às 16h

Encerrando o ciclo, a atividade “Encontrando o Ponto G” trará uma discussão sobre conclusão e forma no processo de grudolagem. Os participantes terão a oportunidade de mostrar o que criaram e discutir seus métodos com o grupo.

SOBRE A ARTISTA – Izadora Figueiredo é colagista, performer e palhaça. Mestranda em Artes na Universidade Estadual do Paraná, sua pesquisa articula os modos e objetos da collage art aos da composição cênica.

Leia Também:  Estado realiza mutirão para promover empregabilidade da população negra

MAC PARANÁ – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, possui um acervo de mais de 1.800 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Atualmente, ocupa temporariamente as Salas 8 e 9 do Museu Oscar Niemeyer, devido à reforma em seu edifício-sede localizado na Rua Desembargador Westphalen, 16, no Centro de Curitiba. A instituição também conta com uma sala expositiva no centro da Capital, o MAC Paraná – Sede Adalice Araújo, na Rua Ébano Pereira, 240, com entrada gratuita de segunda a sexta-feira.

Além do acervo, o museu possui o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo, que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.

Serviço:

Laboratório de Criação: Grudolagem

Datas: 3, 10 e 17 de outubro, às quintas

Horário: das 14h às 16h

Inscrições gratuitas AQUI

Local: MAC no MON – Sala 9

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Vacinação começa na segunda nas escolas públicas e privadas; veja como vai funcionar

Published

on

By

Os estudantes de todas as escolas do Paraná, públicas e privadas, poderão a partir desta segunda-feira (14) atualizar as suas carteiras de vacinação e reforçar a proteção contra diversas doenças. A oportunidade faz parte da nova força-tarefa do Governo do Estado, por meio de um trabalho conjunto entre as secretarias da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa).

A campanha visa ampliar a imunização entre crianças, adolescentes e jovens matriculados nas 7.392 escolas públicas de educação básica das 399 cidades, além das 500 escolas associadas ao Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) em todo o Paraná. Outras escolas particulares também podem participar da ação. Ao todo, são cerca de 2,4 milhões de estudantes apenas na rede pública de educação básica.

A iniciativa seguirá até ao dia 31 de maio e as programações para as aplicações das doses ficarão a cargo do planejamento dos estabelecimentos de ensino e das equipes de saúde, respeitando as particularidades de cada um. A meta é atingir as coberturas vacinais para Influenza, Febre Amarela e Covid-19 e ainda o resgate para a vacina HPV. Os alunos também poderão atualizar outras vacinas, como a pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite e DTP. Elas previnem, entre outras doenças, coqueluche, difteria, tétano e hepatite B.

Leia Também:  Hospital do Litoral reduz pacientes de UTI com lesões na pele por ficarem acamados

“Essa iniciativa está alinhada com a Secretaria da Educação e com o sindicato das escolas particulares e confiamos que será uma grande ação, com resultados muito positivos e de grande alcance”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Antes de cada vacinação as equipes de saúde irão avaliar a carteirinha do estudante para determinar quais vacinas ele poderá receber. A vacina pentavalente, por exemplo, deve ser administrada aos 2,4 e 6 meses de vida, mas caso a criança não tenha sido vacinada nestas idades poderá receber a vacina até os seis anos.

NA PRÁTICA – A imunização será feita dentro das instituições de ensino e está condicionada à assinatura do termo de consentimento pelos pais ou responsáveis. Eles também vão poder acompanhar o processo presencialmente nas instituições de ensino.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, os pais receberão os documentos das escolas em que seus filhos estão matriculados, que deverão ser assinados indicando a concordância ou não com a aplicação em seus filhos. Após a assinatura, o documento deverá ser devolvido à escola pelo estudante, que, em caso de aprovação, deverá levar também a carteira de vacinação.

Leia Também:  Estado realiza mutirão para promover empregabilidade da população negra

“Os pais que quiserem, poderão, inclusive, acompanhar seus filhos durante o processo. Na rede estadual, nosso objetivo é manter todos os nossos alunos protegidos em mais essa grande força-tarefa”, diz o secretário da Educação, Roni Miranda.

CUIDADO PERMANENTE – De março a abril de 2024, o Estado já desenvolve ações com foco em crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, com abordagens voltadas aos ensinos infantil, fundamental e médio. No 1° semestre do ano passado, houve um trabalho de verificação de mais de 1,7 milhão de cadernetas de vacinação e a aplicação de 45 mil doses de vacinas em 334 municípios.

Em agosto de 2024 a força-tarefa da Seed e Sesa para a imunização de crianças, adolescentes e jovens matriculados em instituições de ensino público estaduais e municipais concluiu com 292.699 doses aplicadas e 495.076 carteirinhas de vacinação avaliadas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA