NOVA AURORA

PARANÁ

Luan Santana, Jorge e Mateus e É o Tchan: Verão Maior Paraná terá seis shows nesta semana

Publicado em

Após abrir a temporada de grandes shows com milhares de veranistas nas areias de Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral, o Verão Maior Paraná, promovido pelo Governo do Estado, segue com uma agenda recheada de atrações para o fim de semana. Desta vez, os palcos terão Luan Santana, Jorge e Mateus, Yasmin Santos, Clayton e Romário, É o Tchan e Bruno Rosa, em apresentações que acontecem de sexta (19) a domingo (21).

A expectativa é que os shows repitam o sucesso de público das apresentações de estreia do Verão Maior Paraná. Na sexta-feira (12), Hugo e Guilherme levaram 40 mil pessoas ao palco montado em Caiobá e Roupa Nova se apresentou para 20 mil veranistas em Pontal do Paraná. No sábado (13), 60 mil pessoas prestigiaram o Roupa Nova em Matinhos e 15 mil foram embaladas pelos hits da dupla Rick e Renner.

A programação conta com alguns dos maiores artistas do cenário nacional do momento. Na sexta-feira (19), o sertanejo Luan Santana recebe o público em Matinhos. Na setlist devem estar sucessos como “Deja Vu”, “Mulher Segura” e “Coração Cigano”. Em Pontal do Paraná, o axé toma conta da praia com o É o Tchan e seus 30 anos de carreira, com hits como “Ralando o Tchan” e “Dança da Cordinha”.

No sábado (20), a cantora Yasmin Santos, uma das maiores revelações do sertanejo brasileiro nos últimos anos, sobe ao palco de Pontal do Paraná para tocar os sucessos “Principalmente Pessoas” e “Dói Saber”. Em Matinhos, os goianos Clayton e Romário apresentam “Namorando ou Não”, “Aí eu Chorei” e “Guenta o Choro”, preferidos do público.

Leia Também:  Detran-PR lança página de estatísticas para consultas sobre veículos e condutores

Às sextas e sábados, os shows do Verão Maior Paraná acontecem a partir das 21h. Todas as apresentações são gratuitas.

Excepcionalmente nesta semana, os palcos do Litoral também terão shows no domingo (21). Em Caiobá, Jorge e Mateus se apresentam no final da tarde, às 18h. O repertório da dupla, que tem 18 anos de carreira no topo das paradas, conta com “Amo Noite e Dia”, “Eu Quero Só Você” e “Voa Beija-Flor”, entre outras dezenas de hits.

No palco de Pontal do Paraná, o sertanejo capixaba Bruno Rosa toca no mesmo horário. O cantor é dono dos sucessos “Indecisão” e “Meu Fake Viu”.

ESTRUTURA – A estrutura montada para os shows foi preparada para receber milhares de veranistas com conforto e segurança. Em Matinhos, as apresentações acontecem no palco montado na Avenida Atlântica, 168, em Caiobá, próximo ao Pico de Matinhos. Em Pontal do Paraná, os shows acontecem na Avenida Sete de Setembro, 1.661, no Centro de Eventos Marisol, no Balneário Marisol.

Os eventos contam com a presença das forças de segurança para garantir a organização do trânsito na região dos shows e a tranquilidade dos eventos. Também há segurança privada nos shows.

PROGRAMAÇÃO No total, serão 27 shows ao longo de seis fins de semana, com um intervalo na semana do Carnaval. Nas semanas seguintes, atrações como Zezé di Camargo e Luciano, Zé Felipe e Simone Mendes agitam o público no Litoral. O calendário com todas as atrações pode ser conferido no site do Verão Maior Paraná.

Leia Também:  UEPG divulga o regulamento e abre as inscrições para o 51º Fenata

Para quem quiser entrar no clima dos shows, o Governo do Estado montou uma playlist no Spotify com os maiores sucessos musicais dos 27 grupos. A coletânea conta com 399 músicas, que somam cerca de 22 horas de sucessos do sertanejo raiz e universitário, além do pagode, samba, rock, pop, axé e piseiro, entre outros ritmos que prometem animar as noites de moradores e veranistas.

Confira a agenda de grandes shows deste final de semana:

19 de janeiro (sexta-feira), às 21h

Matinhos – Luan Santana

Pontal do Paraná – É o Tchan

20 de janeiro (sábado), às 21h

Matinhos – Clayton e Romário

Pontal do Paraná – Yasmin Santos

21 de janeiro (domingo), às 18h

Matinhos – Jorge e Mateus

Pontal do Paraná – Bruno Rosa

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Obras do novo viaduto de São José dos Pinhais estão na etapa de drenagem

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Polícias Militar e Federal apreendem mais de cinco toneladas de maconha no Oeste

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA