NOVA AURORA

PARANÁ

Luan Santana e É o Tchan abrem final de semana musical do Verão Maior Paraná nesta sexta

Publicado em

O fim de semana vai ser de muita agitação e música no Litoral do Paraná. A programação do Verão Maior Paraná, promovido pelo Governo do Estado, leva gratuitamente para os palcos de Matinhos e Pontal do Paraná alguns dos maiores nomes da música atual. Desta vez, sobem ao palco Luan Santana, Jorge e Mateus, Yasmin Santos, Clayton e Romário, É o Tchan e Bruno Rosa nas apresentações que começam nesta sexta-feira (19) e vão até domingo (21).

A balada do Verão Maior Paraná começa nesta sexta com ninguém menos do que Luan Santana. O fenômeno do sertanejo pop sobe ao palco de Matinhos às 21 horas para entoar sucessos como “Deja Vu”, “Mulher Segura” e “Coração Cigano”. A expectativa é de que o público ultrapasse as 60 mil pessoas que assistiram ao show do Roupa Nova no sábado passado (13), no primeiro fim de semana de apresentações musicais do Verão Maior Paraná. Haverá transmissão pela TV Paraná Turismo e pela Band.

Em Pontal do Paraná, a noite de sexta-feira será de axé. Beto Jamaica e Compadre Washington vão puxar os hits dos 30 anos de carreira do É o Tchan, como “Na Boquinha da Garrafa”, “Ralando o Tchan”, “Dança da Cordinha”, entre outros também às 21 horas.

Um das maiores revelações do sertanejo recente, a cantora Yasmin Santos vai agitar a galera em Pontal do Paraná na noite de sábado (20), às 21 horas. No setlist, os principais sucessos da cantora, como “Principalmente Pessoas” e “Dói Saber”.

Leia Também:  Durabilidade e economia: Paraná está renovando 340 km de rodovias com pistas de concreto

Em Matinhos, a noite de sábado será da dupla Clayton e Romário. Os sertanejos românticos vão entoar seus sucessos como “Namorando ou Não”, “Aí Eu Chorei” e “Guenta o Choro” também às 21 horas.

Esse fim de semana terá ainda apresentações extras do Verão Maior Paraná no fim da tarde domingo (21), às 18 horas. Em Matinhos, a dupla Jorge e Mateus vai cantar o repertório de 18 anos de carreira, incluindo hits que alcançaram o topo das paradas, como “Amo Noite e Dia”, “Eu Quero Só Você” e “Voa Beija-Flor”. Em Pontal, quem sobe ao palco é o sertanejo capixaba Bruno Rosa. No repertório do cantor, sucessos baladas como “Indecisão” e “Meu Fake Viu”.

ESTRUTURA – A estrutura montada para os shows foi preparada para receber milhares de veranistas com conforto e segurança. Em Matinhos, as apresentações acontecem no palco montado na Avenida Atlântica, 168, em Caiobá, próximo ao Pico de Matinhos. Em Pontal do Paraná, os shows acontecem na Avenida Sete de Setembro, 1.661, no Centro de Eventos Marisol, no Balneário Marisol.

Os eventos contam com a presença das forças de segurança para garantir a organização do trânsito na região dos shows e a tranquilidade dos eventos. Também há segurança privada nos shows.

PROGRAMAÇÃO – No total, serão 27 shows ao longo de seis finais de semana, com um intervalo na semana do Carnaval. Nas semanas seguintes, atrações como Zezé di Camargo e Luciano, Zé Felipe e Simone Mendes agitam o público no Litoral. O calendário com todas as atrações pode ser conferido no site do Verão Maior Paraná.

Leia Também:  UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Para quem quiser entrar no clima dos shows, o Governo do Estado montou uma playlist no Spotify com os maiores sucessos musicais dos 27 grupos. A coletânea conta com 399 músicas, que somam cerca de 22 horas de sucessos do sertanejo raiz e universitário, além do pagode, samba, rock, pop, axé e piseiro, entre outros ritmos que prometem animar as noites de moradores e veranistas.

Confira a agenda de grandes shows deste final de semana:

19 de janeiro (sexta-feira), às 21h

Matinhos – Luan Santana

Pontal do Paraná – É o Tchan

20 de janeiro (sábado), às 21h

Matinhos – Clayton e Romário

Pontal do Paraná – Yasmin Santos

21 de janeiro (domingo), às 18h

Matinhos – Jorge e Mateus

Pontal do Paraná – Bruno Rosa

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  PIB do turismo atinge R$ 12 bilhões no Paraná; Ipardes lista cidades conectadas ao setor

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Saúde do Paraná é destaque nacional em estratégias de cobertura vacinal

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA