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Lote 2 vai concluir a duplicação da BR-369 de Cornélio Procópio até a divisa com São Paulo

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O Lote 2 das novas concessões rodoviárias do Paraná vai atender uma demanda de décadas da região Norte do Paraná, concluindo a duplicação entre Cornélio Procópio e Jacarezinho, até chegar na divisa com São Paulo. São 82,76 km de pistas duplas, beneficiando também os municípios de Santa Mariana, Bandeirantes, Andirá e Cambará.

Neste último texto da nova série da Agência Estadual de Notícias (AEN) que apresenta as principais obras do Lote 2, serão abordadas a BR-369 e a PR-855, o Contorno de Bandeirantes. O primeiro explicou a grande modernização da BR-277, o segundo detalhou as duplicações na área urbana de Paranaguá, o terceiro apresentou a inclusão dos acessos de Morretes e Antonina e da duplicação da PR-407, em Pontal do Paraná, no projeto, o quarto relatou a duplicação integral da ligação entre Ponta Grossa e Sengés, e o quinto a duplicação de 174 quilômetros entre entre Jaguariaíva e Jacarezinho.

A duplicação da BR-369, em uma extensão de 74,7 km, começa a partir da pista dupla em Cornélio Procópio e termina em trecho duplicado da rodovia próximo ao entroncamento com a BR-153 (Rodovia Transbrasiliana) em Jacarezinho, logo antes da divisa com São Paulo.

A BR-369 não será duplicada somente em Bandeirantes, onde a rodovia federal cruza o perímetro urbano do município; ali será duplicada a PR-855, o Contorno de Bandeirantes, em uma extensão de 8,06 km.

Neste trecho do Lote 2 ainda serão implantados dois quilômetros de ciclovias, todos em Santa Mariana e 9,9 quilômetros de vias marginais, em Andirá e Santa Mariana. Ainda serão regularizados 16 acessos, realizadas seis correções de traçado e executadas sete caixas de contenção de líquidos perigosos.

VIADUTOS E PASSARELAS – No trecho serão implantados 19 novos viadutos e oito passarelas. Em Cornélio Procópio serão dois viadutos do tipo Diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos, pela pista da direita, no km 86 e no km 83,7, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, além de uma passarela no km 86,2.

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Logo antes de Santa Mariana será implantado um viaduto do tipo Parclo, em que condutores utilizam uma passagem superior para trocar de sentido da via, próximo à entrada do Parque Estadual Mata São Francisco, e no município será um Diamante na rotatória com a Rua Joaquim Xavier Cotrim, uma passarela no km 72,7 próximo à Transportadora Pinafo, e um viaduto do tipo Trombeta, que conta com três ramos, sendo que um deles faz uma curva de 270° antes de se dividir, no km 71,1, próximo ao Trevo de Santa Mariana.

Após a ponte sobre o Rio Laranjinha, no km 65,7, será executado um Parclo, antes de chegar a Bandeirantes. No município as obras estão concentradas no contorno, a PR-855, e incluem um viaduto Trombeta e uma passarela na rotatória com a Avenida Silva, um Diamante na rotatória com a PR-436, e um Trombeta na rotatória com a Avenida Azárias Viêira de Rezende e BR-369. Saindo de Bandeirantes, um pouco antes da ponte do Rio das Cinzas, no km 45, será implantado um Parclo.

Em Andirá está previsto um Trombeta na rotatória com a PR-092, no km 39,2, e um Diamante na outra rotatória com a PR-092, já em região mais central, no km 37, com uma passarela logo ao lado, na altura da Rua Xavantes. Outras duas passarelas estão previstas no município, na altura da Rua Guaianazes e próximo à Rua Odorico Domingues, e no final do perímetro urbano será implantado um Parclo, no km 35.

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Antes de chegar em Cambará, será implantado um Parclo no km 27,3, e um Trombeta na interseção com a PR-431, km 22,3. No município serão duas passarelas, na altura da Rua Marquês do Herval e próximo à unidade da General Mills, e dois Diamantes, um no cruzamento com a Rua João Manoel dos Santos e outro na rotatória com a Avenida Laurindo Francisco. Saindo de Cambará, ainda será implantado um Parclo no km 11,700, próximo a uma rodovia municipal que acessa Salto Grande, em São Paulo.

No km 7,6 será executado um viaduto do tipo Parclo, antes de chegar em Marques dos Reis, localidade de Jacarezinho, já próximo à divisa paulista.

LEILÃO – O lote 2 das novas concessões rodoviárias tem 604,16 km de extensão, incluindo rodovias no Litoral e também as ligações entre Ponta Grossa e Sengés, Jaguariaíva e Jacarezinho, e Cornélio Procópio e Jacarezinho.

Está previsto um investimento de R$ 10,8 bilhões em obras e R$ 6,5 bilhões em conservação e serviço ao usuário durante os trinta anos de vigência da concessão, gerando cerca de 110 mil empregos. O leilão será realizado no dia 29 deste mês, às 14h na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. A previsão de assinatura do contrato é para o final de janeiro do ano que vem.

A localização das principais obras pode ser verificada neste mapa. Neste edital estão todos os detalhes das obras previstas. Aqui está o mapa com todas as principais obras do Lote 2. 

Fonte: Governo PR

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Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

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O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

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O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

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Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

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