NOVA AURORA

PARANÁ

Litoral terá 19 novos banheiros públicos para atender melhor os veranistas

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), realiza ações para aprimorar a infraestrutura e o atendimento aos veranistas das praias do Litoral. Foi contratada a instalação de novos e modernos banheiros públicos para atender a alta demanda de visitantes em diversos municípios da região durante o Verão Maior Paraná. Parte de um contrato entre o órgão e as Prefeituras, ao todo, 19 banheiros estão à disposição do público.

As estruturas foram instaladas e já estão operando nos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e Campina Grande do Sul – no Portal da Estrada da Graciosa.

Todas as estruturas têm ligação de água e esgoto e lavatórios. A contratação já prevê o fornecimento dos insumos necessários para o pleno funcionamento dos banheiros, como papel higiênico, toalhas de papel, produtos de limpeza e afins. Cada unidade conta, também, com um funcionário contratado pelo fornecedor para garantir a limpeza e a manutenção do local. O uso é gratuito. 

Para Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo, os novos banheiros fazem parte da infraestrutura turística, uma das prioridades de atuação da Setu. “Para receber bem um viajante e convencê-lo a visitar novamente o Paraná, é necessário uma série de ações que passam pela promoção, prestação qualificada de serviços, segurança e, claro, infraestrutura. Um turista não se encanta por um destino onde existe dificuldade de encontrar estruturas de apoio qualificadas, das mais variadas”, disse o secretário.

Leia Também:  Campanha do Estado chega a 13,2 mil toneladas de doações enviadas ao Rio Grande do Sul

“Teremos em breve mais uma edição do Verão Maior Paraná, com a maior programação de verão gratuita do Brasil, e para isso é necessário mostrar que o Estado está preparado para receber esse fluxo. Temos qualidade de serviço, potencial e também infraestrutura, que posicionam cada vez mais o Paraná como um destino ideal para diferentes épocas do ano”, completou.

PESQUISA – Os banheiros são fruto da Pesquisa de Demanda Turística do Litoral do Paraná, realizada durante a temporada de verão anterior, entre os dias 5 e 31 de janeiro de 2024, em duas etapas. Conduzida pela Setu-PR, com apoio da Adetur Litoral e das prefeituras, o foco do levantamento foi identificar o perfil e a satisfação dos visitantes, além da mensuração do fluxo e gastos gerados pelo turismo na região.

Por meio de pesquisadores em locais designados para a coleta de informações, a instalação de banheiros públicos foi apontada como uma necessidade das praias paranaenses. Confira a pesquisa completa, clicando AQUI .

Para a diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Setu-PR, Tatiana Nasser, a instalação de banheiros sempre é solicitados pelos turistas, sobretudo na região do Litoral. “Antes dessa gestão, nunca houve uma atenção a esse tópico, que agora a Secretaria do Turismo está viabilizando. Temos recebido muitos depoimentos positivos sobre as estruturas, tanto de moradores, quanto de turistas. Os banheiros fazem parte das ações de infraestrutura do órgão, porque para receber turistas com qualidade, essas estruturas são necessárias”, afirmou.

Leia Também:  Multinacional Nissin anuncia nova fábrica de macarrão instantâneo em Ponta Grossa

“Muitos visitantes também estão chegando ao Litoral graças ao Programa Paraná + Viagem. Algumas pessoas idosas que participam da iniciativa já tiveram a oportunidade de utilizar os novos espaços e nos deram um retorno positivo a respeito”, complementou.

CONTRATAÇÃO – A tomada de preços foi realizada pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) e prevê a instalação de até 30 banheiros. Em um primeiro momento, 19 unidades já instaladas devem ser utilizadas.  O contrato inicial é por um ano, podendo ser prorrogado caso haja interesse das partes (Estado e municípios).

Confira os locais onde estão instalados os banheiros:

  • Paranaguá – dois módulos na Praça Mário Roque (próximo ao Aquário) e dois na Ilha do Mel (Trapiche Encantadas e praia de Brasília)
  • Pontal do Paraná – dois módulos (Balneário Ipanema e Balneário Shangri-lá)
  • Matinhos – seis módulos (Praia Grande, Balneário Flamingo, Caiobá Praia Braba, Avenida Paraná, Praia Brava em frente ao SESC, Praia do Pico II)
  • Guaratuba: três módulos (Morro do Cristo, Praia Caieiras, Praia Central)
  • Morretes – uma unidade (Ponte de Ferro – Porto de Cima)
  • Antonina – uma unidade (Praça Romildo – Feira Mar)
  • Guaraqueçaba – uma unidade (Centro)
  • Campina Grande do Sul – uma unidade (Portal da Graciosa, próximo a PRF)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Duplicação em Campo Mourão chega a 78,52% com nova pista quase finalizada

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado realiza mutirão de empregos com 1.000 vagas nesta quarta-feira em Curitiba

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA