NOVA AURORA

PARANÁ

Litoral recebe Brasileiro de Bodyboarding e Paranaense de Vôlei de Praia no fim de semana

Publicado em

Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, Morretes, Antonina e Pontal do Paraná, no Litoral, terão uma série de atrações e eventos neste sábado e domingo (15 e 16) dentro do Festival de Inverno dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS) 2023. Entre os eventos estão o Campeonato Brasileiro de Bodyboarding, que terá atletas de nível internacional, e o Enduro Equestre, que é novidade nos JANS e uma prova diferenciada na praia.

Haverá, também, as disputas dos campeonatos paranaenses de futevôlei, natação em águas abertas, patinação de velocidade, teqball, skate, além de ultramaratona no Morro dos Perdidos, BMX freestyle, balonismo, baseball kids, escalada, tiro com arco, voo livre, motocross e corrida de aventura.

“A intenção dessa etapa dos Jogos de Aventura e Natureza é movimentar o Litoral também no inverno. Neste fim de semana serão mais de 5 mil pessoas em práticas esportivas, com suas famílias, se hospedando em hotéis e fazendo do esporte não só um indutor de saúde e entretenimento, mas também do turismo”, afirma Helio Wirbiski, secretário estadual do Esporte.

Criados pelo Governo do Paraná, em 2019, os Jogos de Aventura e Natureza (JANs) são um projeto inovador que une a prática esportiva e o turismo, pois acontece de forma itinerante em cenários paranaenses que chamam atenção pela beleza da natureza. O objetivo é incentivar o esporte e fomentar a economia regional, além de levar lazer à população. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil em formato e abrangência.

O Festival de Inverno é a segunda etapa do calendário dos Jogos de Aventura e Natureza de 2023. O evento é organizado pela Secretaria do Esporte e realizado em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e Secretaria de Cultura, com apoio das prefeituras municipais e das federações esportivas.

Leia Também:  BRDE é premiado como maior operador em linhas de crédito do BNDES

O primeiro fim de semana do Festival de Inverno levou milhares de pessoas ao Litoral. Entre as diversas atrações, chamou a atenção os Jogos Indígenas, que reuniram mais de 2 mil pessoas no Aeroparque, em Paranaguá. Também tiveram oficinas de beisebol, voo de balão, parede de escalada, tirolesa, tiro com arco, futevôlei, tênis de mesa, teqball e perna de pau, apresentações culturais, como o show da banda Blindagem, e também campeonatos esportivos como os crossgames e o Campeonato Paranaense de Street Skate.

“Neste sábado e domingo não será diferente. Teremos atrações para todos os gostos e idades, que vão mobilizar as cidades do Litoral”, afirma o diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria do Esporte, Tiago Campos.

BODYBOARDING – O Campeonato Brasileiro de Bodyboarding acontece na Praia de Ipanema, em Pontal do Paraná, sábado e domingo. É a primeira vez que o Paraná sedia uma etapa do circuito, que recebe os melhores atletas brasileiros da modalidade. O campeonato conta com a participação de 127 atletas de nove estados.

A atleta Paola Simão, de Niterói, 4º lugar no ranking brasileiro de bodyboard, está ansiosa. “Tenho grandes expectativas para esse evento porque aqui é um mar completamente diferente do que eu estou acostumada, tem bastante vento, frio, correnteza forte. Será um desafio, vai ser bom”, diz.

Pontal do Paraná também recebe a 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Enduro Equestre, que é uma das novidades dessa etapa dos Jogos de Aventura e Natureza. O Enduro Equestre é modalidade de corridas de média e longa distância com percursos de 20km a 80km realizados com cavalos. A competição acontece com provas de regularidade (20km e 40 km) e provas de velocidade (60km e 80km) e com 62 conjuntos inscritos.

Leia Também:  Governo entregou mais de 500 obras da saúde a 228 municípios do Paraná desde 2019

Confira a programação completa AQUI.

Agenda completa do final de semana:

Antonina

15 e 16 – Beach Soccer – Caveirão

Guaratuba

15 – Ultra maratona dos Perdidos – Morro dos Perdidos 

15 a 16 – Campeonato Paranaense de Futevôlei – Complexo Esportivo 

15 a 16 – Mano A Mano X1 – Complexo Esportivo 

16 – Campeonato Paranaense de Águas Abertas – Praia Central 

16 – Campeonato Paranaense de Patinação de Velocidade – Orla de Guaratuba 

16 – Campeonato Paranaense de Teqball – Complexo Esportivo

Matinhos

14 a 16 – Campeonato Paranaense de Beach Tennis – Em frente ao Sesc

14 a 16 – Campeonato Paranaense de Hand Beach – Em frente ao Sesc

16 – Campeonato Paranaense de Futebol Americano – Campo de Futebol do Chico

Morretes

15 – Campeonato Paranaense de Corrida de Aventura – Praça dos Imigrantes

Paranaguá

13 a 16 – Campeonato Paranaense de Vôlei de Praia – Aeroparque 

15 a 16 – Basquete 3×3 – Aeroparque

Pontal do Paraná

14 a 15 – Campeonato Brasileiro de Bodyboarding – Ipanema 

15 – Enduro Equestre – Pontal do Sul 

15 e 16 – Campeonato Paranaense de Powerlifting – Calçadão de Ipanema

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Bombeiros encerram buscas no acidente em Pontal do Paraná; PCPR vai abrir inquérito

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Avanço de obra da Rodovia dos Minérios e reforma de pontes são destaques no Sul e RMC

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA