NOVA AURORA

PARANÁ

Língua portuguesa é o tema central do jornal Cândido de dezembro

Publicado em

A edição de dezembro do jornal Cândido debate as transformações, variações e nuances regionais da língua portuguesa que constroem a profundidade do idioma e da literatura brasileira. A repórter Bianca Weiss conversou com linguistas, professores e comunicadores para entender a complexidade do idioma no Brasil. Na retranca, a redação selecionou algumas obras que demonstram a vivacidade linguística do português.

O escritor, tradutor e professor Caetano Galindo, autor de “Latim em Pó” (2023), concede uma entrevista ao jornalista Lucas de Lima, sobre questões do idioma dentro do espectro educacional, cultural e sociopolítico, ampliando o debate da reportagem principal.

Dalton Trevisan, falecido no último dia 9, aos 99 anos, está na pensata de Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), que revela suas percepções acerca do legado literário do escritor.

Na última publicação da série Mulheres contra a Ditadura, Sueli Bellato conta à jornalista Vivian Faria sua atuação como militante de direitos humanos, seu trabalho na Procuradoria-Geral de República, Câmara dos Deputados e Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, onde foi vice-presidente e conselheira.

Leia Também:  No Paraná, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações reforça importância das vacinas

Por mais de uma década, ela envolveu-se diretamente com pedidos de desculpas e concessão de indenizações a perseguidos políticos da Ditadura.

O conteúdo especial estreou em março de 2024, marcando os 60 anos do início da Ditadura Militar Brasileira (1964-1985), com destaque à participação da luta das mulheres neste período pelo restabelecimento da democracia.

Ainda, na seção de literatura, o jornal publica o conto de Aura Grube, vencedora do VI Concurso Literário Luci Collin, promovido pela UFPR; e a visita do cineasta Francis Ford Coppola à capital paranaense, escrita em crônica por Carlitos Marinho.

Na editoria de fotografia, Kaype Abreu publica o ensaio “Rádio-cabeça”, composto por registros de pessoas em dupla nas cidades de São Paulo e Curitiba. Ana Santucci faz a arte de capa, inspirada na pauta principal do Cândido.

Serviço:

Jornal Cândido nº 157

Dezembro de 2024

Publicação de literatura da Biblioteca Pública do Paraná editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

Leia Também:  Com parcerias e apoio do Estado, agricultores investem na produção de maracujá

@candidobpp

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Cândido Lopes, 133 – Centro

41 3221-4900

@bibliotecapr

Horário especial de fim de ano:
Recesso de 20/12 a 05/01
Retorno no dia 06/01, das 8h30 às 20h

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados, das 8h30 às 13h

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  População idosa do Paraná quase dobrou nos últimos 22 anos, aponta IBGE

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Segunda edição do projeto Crianças no Teatro alcança mais de 72 mil pessoas

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA