NOVA AURORA

PARANÁ

Lançamento de livro marca o encerramento de “Levante!”, projeto que teve apoio do Profice

Publicado em

“Levante!”, espetáculo que foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria estadual da Comunicação Social e da Cultura, terá encerramento nesta sexta-feira (16), em evento que acontece na sala do Grupo de Teatro da UFPR, em Curitiba. No encontro, será lançado o livro “Levante! Coreografia expandida em bando”, que fala sobre a trajetória do espetáculo, além de duas apresentações, às 16h e 20h. A entrada é franca e haverá distribuição da publicação para o público.

Com 80 páginas, o livro contém fotos da peça, acompanhadas por textos de Renata Roel, Fernando de Proença, Viviane Mortean, Milla Jung, Diego Marchioro e Francisco Mallmann sobre a experiência de circulação do projeto por cinco cidades do Interior do Paraná. Além da versão impressa, o evento também terá o lançamento do e-book e de cinco minidocumentários em vídeo com registros das cidades visitadas. Neste mesmo dia, ainda será divulgado o novo site do projeto, onde os materiais ficarão disponíveis.

Leia Também:  Com apoio do Governo, Santa Casa de Curitiba assume hospitais em Ponta Grossa e Prudentópolis

Entre 25 e 29 de julho, a peça passou por Pato Branco, Campo Mourão, Maringá, Londrina e Paranavaí. Junto com as apresentações, foram oferecidas oficinas gratuitas, conduzidas por Viviane Mortean e Milla Jung. A publicação será distribuída gratuitamente para bibliotecas e secretarias de cultura dessas cidades.

Concebida por Renata Roel e Fernando de Proença, “Levante!” tem o foco em questões sobre construções de cena e de vínculos formados em processos de convivências. No espetáculo, os artistas empilham cadeiras, montam e desmontam a cena enquanto ela acontece – fazem analogias ao micro e ao macro do corpo em relação ao espaço. É sobre empilhar, atravessar, derrubar, escapar, sentar e levantar. Pulsam no risco do que pode desabar a qualquer momento e na urgência de deslocar-se com quem está junto.

Além de ser referência direta à imagem de um corpo “em pé”, “Levante!” caracteriza-se pela capacidade das pessoas se organizarem para levantar outro sistema econômico, social e político. Na fricção entre dança e teatro, Renata e Fernando propõem dispositivos que aproximem e promovam deslocamentos na relação entre artista e espectador. Estar junto é a grande transgressão e partilhar do espaço em pequenos e grandes deslocamentos é intencional para que haja encontro no meio do caminho.

Leia Também:  Com apoio do Estado e prêmio internacional, Hackathon no Show Rural abre inscrições

PROFICE – Criado em 2014, o Profice está na sua quarta edição, lançada neste ano. O programa é bianual e, até o mês de outubro, havia 1.152 projetos inscritos, das áreas de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, ópera, patrimônio, povos e teatro.

Serviço:

Data: sexta-feira, 16 de dezembro

Horários do lançamento e apresentações do espetáculo: 16h e 20h

Local: Sala do Grupo de Teatro da UFPR – Prédio histórico – Praça Santos Andrade, 50

Entrada franca

Retirada de ingressos a partir de 1 hora antes no local

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Primeiro Cândido de 2023 traz um painel com as etapas da produção de um livro independente

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Projeto do Deppen ajuda mulheres privadas de liberdade a refletirem sobre envolvimento com drogas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA