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Lagoas de reaproveitamento da Sanepar permitem novos usos da água na estação de Ibaiti

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A Sanepar implementou no município de Ibaiti, no Norte Pioneiro, um sistema que reutiliza a água da limpeza de filtros e decantadores da estação de tratamento de água (ETA) da cidade e que normalmente é devolvida para o manancial de abastecimento. O sistema entrou em operação em julho e é um dos primeiros no Paraná. A Sanepar já opera outro idêntico em Jacarezinho.

O investimento da Sanepar foi de R$ 3,8 milhões nesse modelo de reaproveitamento. O método consiste em um Tanque de Água de Lavagem de Filtros (TALF) e três lagoas de concreto para tratamento de lodo e separação da água que sai dos decantadores da estação de tratamento. No tanque e nas lagoas, a água passa por novo processo para separação de resíduos sólidos. Após secagem, o sólido residual vai para aterro sanitário. A água de reúso retorna para a estação de tratamento tão límpida quanto a que é captada no Rio Água Grande, que abastece a cidade.

“A implantação desse sistema nos permite reaproveitar praticamente 100% da água de lavagem dos filtros e decantadores, que seria lançada diretamente no rio, o que era feito até há pouco tempo. Isto significa que a Sanepar consegue reciclar cerca de 2,5% do volume diário da água que é produzida na estação”, explica o gerente da Sanepar na Regional de Santo Antônio da Platina, Victor Pereira Romano.

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O técnico químico da Sanepar Marcos Aurélio Dvorak destaca que o sistema de lagoas e o TALF estão entre os melhores métodos de reaproveitamento de água nas estações de tratamento. “Reutilizamos uma água que já está dentro da estação de tratamento, o que é menos oneroso. Reduzimos o uso de equipamentos e deixamos de lançar de volta no rio a água resultante dos processos da ETA”, diz.

A obra toda compreende um reservatório de equalização, caixas divisoras de fluxos da água, três lagoas de estabilização, elevatória de recirculação, 672 metros de rede emissária de lodo, 672 metros de linha de recalque, instalações elétricas e mecânicas e automação do sistema. Juntas, as três lagoas têm capacidade de 3,6 milhões de litros.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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