NOVA AURORA

PARANÁ

Jornal Cândido de setembro celebra os 70 anos da poeta Ledusha

Publicado em

O Jornal Cândido de setembro, publicação da Biblioteca do Paraná, traz uma reportagem especial de Francisco Camolezi sobre a poeta Ledusha, que completou 70 anos em julho, e se consagra como referência para toda uma geração de poetas pela sua ousadia e experimentação. Com um percurso literário intrigante, ela é avessa a rótulos e formatos prontos sobre classificações poéticas.

O especial de capa também apresenta uma entrevista com a poeta feita por Alice Sant’Anna, Francisco Mallmann, Joca Reiners Terron, Natasha Felix e Mariano Marovatto.

Ricardo Corona conversa sobre seus “múltiplos interesses pulsantes” e a combustão que o acompanha na sua experiência de linguagem, em entrevista concedida a Hiago Rizzi. No especial Jornal Nicolau, o Cândido 142 traz um estudo feito por Valêncio Xavier em 1974 sobre as Balas Zequinha, publicado integralmente no periódico em 1989.

Na mesma edição, a poesia de Gyzelle Góes, conto de Paulo C. Ramos e um artigo de Jocê Rodrigues sobre Álvares de Azevedo. Na fotografia, Eduardo Aguiar destaca os personagens do Centro de Curitiba. A arte da capa é de Ciro Andrade.

Leia Também:  1 milhão de pessoas passaram a virada no Litoral do Paraná, estima Polícia Militar

Baixe AQUI a edição 142.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mutirão de estágios tem mais de 1,4 mil atendimentos e 362 estudantes pré-aprovados

Published

on

By

Curitiba sediou nesta quarta-feira (9) o primeiro Mutirão de Estágios – Aluno de Sucesso, promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda. A ação ofereceu mais de 1.300 oportunidades de estágio e jovem aprendiz para estudantes a partir de 16 anos, matriculados nos ensinos médio, técnico ou superior.

De acordo com a Agência do Trabalhador de Curitiba, foram entregues 660 senhas de atendimento e registradas 1.471 participações nos processos seletivos — muitos candidatos aproveitaram para participar de mais de uma seleção. No total, 362 estudantes saíram pré-aprovados ou já contratados.

“O mutirão foi um grande sucesso. Tivemos quase 1,5 atendimentos e centenas de jovens já saíram daqui contratados. Quero agradecer às 18 empresas que participaram e saíram muito satisfeitas, e agradecer também a presença de todos os estudantes que confiaram na ação”, afirmou o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

Leia Também:  Secretaria da Fazenda alerta para falsos e-mails sobre supostos saldos do Nota Paraná

O evento foi realizado na Agência do Trabalhador Central. Sem exigência de experiência prévia, o mutirão se consolidou como uma excelente oportunidade para quem busca o primeiro emprego e deseja iniciar sua trajetória profissional.

O gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, Rafael Santos, destacou a importância da ação. “As empresas tiveram atendimento online, cadastro na hora e encaminhamentos. Muitos estudantes já saíram com a relação de documentos necessários para as próximas etapas. Nossos jovens souberam aproveitar a oportunidade. Essa é uma ação da secretaria que realmente faz a diferença”, disse.

A iniciativa faz parte dos esforços do Governo do Estado para ampliar o acesso dos estudantes paranaenses ao mercado de trabalho, contribuindo para sua formação prática e desenvolvimento profissional.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA