NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos Escolares do Paraná reunirão mais de seis mil pessoas em Maringá

Publicado em

A etapa final dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) vai reunir em Maringá, na região Noroeste, mais de seis mil pessoas entre atletas, dirigentes, arbitragem e organizadores, de 782 escolas de 230 municípios paranaenses. Essa etapa é para estudantes de 15 a 17 anos. Os Jeps fazem parte dos Jogos Oficiais do Estado.

As competições começam nesta sexta-feira (14), com abertura oficial às 19h, no Ginásio Chico Neto. Os jogos começam no sábado (15) e serão realizados nos ginásios da Vila Olímpica, centros esportivos e outros espaços da cidade. Eles seguem até domingo da próxima semana (22).

A 69ª edição dos Jogos Escolares é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, em parceria com a Prefeitura de Maringá, a Secretaria estadual da Educação e os Núcleos Regionais da Educação. Nesta fase final serão disputadas as modalidades de futsal, handebol, basquete, basquete em cadeiras de roda, vôlei, badminton, ginástica rítmica, goalball, judô, taekwondo, tênis de mesa, wrestling, natação, skate, vôlei de praia, xadrez, ciclismo e atletismo.

Leia Também:  Com 58 projetos, Agricultura divulga resultado final do edital do Coopera Paraná

A coordenadora dos Jogos Escolares, Marcia Tomadon, afirma que a expectativa é grande, com muita motivação dos professores e dos alunos na fase pós-pandêmica. “Tivemos um aumento de cerca de 20% no número de inscritos, o que torna grandiosa esta etapa estadual em Maringá. E a expectativa é de muitas emoções e coisas boas acontecendo no esporte e na socialização e convivência entre os alunos atletas”, disse.

Os Jogos Escolares do Paraná classificam as equipes para a etapa nacional dos Jogos da Juventude, promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a ser realizada entre 01 e 16 de setembro, em Ribeirão Preto (SP). As equipes também representarão o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros e nas Paralimpíadas Escolares.

Confira a programação:

15 e 16/07 – Wrestling – Ginásio do Parque do Japão

15 e 16/07 – Taekwondo –  Ginásio do Parque do Japão

15 e 16/07 – Ginástica Rítmica – Ginásio de AFMM

15 a 17/07 – Ciclismo – Eurogarden e Prova Velocidade – Vila Olímpica

15 a 18/07 – Terminal Intermodal Urbano de Maringá

Leia Também:  PCPR prende 18 pessoas por tráfico de drogas e associação criminosa em Prudentópolis

15 a 18/07 – Atletismo – Estádio Regional Willie Davids e Lançamento de disco – Conjunto Habitacional Hermann Moraes Marros

15 a 20/07 – Handebol – Quadra M15 (UEM) / Ginásio Chico Neto

15 a 20/07 – Basquete – Ginásio Esportivo Valdir Pinheiro (Quadra 1)

15 a 19/07 – Basquete DI – Ginásio Esportivo Valdir Pinheiro (Quadra 2)

17 a 19/07 – Vôlei de Praia – Vila Olímpica

17 a 22/07 – Futsal – Ginásio Chico Neto / Ginásio da AFMM

17 a 22/07 – Futsal ACD – Centro Esportivo Jardim Catedral / Ginásio da AFMM

17 a 22/07 – Vôlei – Colégio Marista / Ginásio Esportivo Valdir Pinheiro 

19 a 21/07 – Skate – Estádio Regional Willie Davids 

19 a 22/07 – Badminton – Centro De Iniciação Ao Esporte Jardim Paulista

20 a 22/07 – Judô – Ginásio do Parque do Japão

21 e 22/07 – Tênis de Mesa – ACEMA

21 e 22/07 – Natação – Piscina Bloco M19 (UEM)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Adesão obrigatória de produtores rurais à nota fiscal eletrônica começa em 1º de maio

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Duplicação em Guarapuava recebe as primeiras placas de concreto de 21 cm de espessura

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA