NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos de Aventura e Natureza: oito eventos agitaram quadro cidades do Litoral

Publicado em

A etapa dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) – Festival de Inverno segue movimentando o litoral paranaense. Neste fim de semana (27 e 28), a programação levou oito eventos, sendo cinco de participação e três campeonatos, a quatro municípios. Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Guaraqueçaba foram as sedes do penúltimo fim de semana do festival, promovido pelo Governo do Estado em parceria com as respectivas federações.

Esta etapa dos Jogos de Aventura e Natureza teve início em 7 de julho e segue no Litoral até 8 de agosto. No próximo e último fim de semana da fase será disputada a 3ª Etapa da Taça Brasil 5000 de Surf, no Pico de Matinhos (5 a 8 de agosto).

A última etapa dos JANs 2024 será realizada no Vale do Iguaçu, no Sudoeste do Estado, com municípios ainda sem definição, entre 14 e 22 de setembro.

“Em um período de baixa frequência turística, os JANs estão levando mais de 5 mil atletas à região, disputando várias modalidades esportivas em terra, ar e água. O objetivo é utilizar o esporte como indutor do turismo, da geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico”, afirma Tiago Campos, diretor de Inovação da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), responsável pelos JANs.

Leia Também:  Secretaria da Saúde e municípios definem estratégias de combate à dengue no Litoral

Destaques do último fim de semana

TEQBALL – Com 29 atletas inscritos, foi disputado o Campeonato Paranaense de Teqball, na Arena Vicente Gurski, em Matinhos. As categorias foram: dupla masculina (adulto), dupla feminina (adulto), dupla mista (adulto), individual feminino, individual masculino e escolar (de 12 a 17 anos). Confira os resultados abaixo.

MOUNTAIN BIKE – Em Pontal do Paraná, a 4ª etapa da Copa Ninja de Mountain Bike foi um grande sucesso, com 850 atletas largando nas modalidades mountain bike (450), speed (100) e corrida de rua (300). 

No sábado (27), o torneio teve início com as disputas das categorias elite masculino e feminino (idade livre), sub-30, expert, master A, master B, senior A, senior B, veterano A, veterano B e veterano C. No domingo (28), foi a vez da Etapa Rainha, com a definição das categorias kids, ciclo turismo, light, PCD, e-bike, sport, pro e elite. Confira AQUI os resultados de cada uma das baterias.

SURF – A 3ª Etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador foi realizada na Praia Brava de Guaratuba. O torneio da Federação Paranaense de Surf distribuiu R$ 12 mil de premiações entre as categorias sub-12, sub-14, sub-14 feminino, sub-16, sub-16 feminino, sub-18, universitário, Curitiba, Master, Grand Master, Open e Open feminino.

Os resultados ainda não foram divulgados pela organização e devem aparecer em breve na página do instagram da federação.

Leia Também:  Bright Cities: Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade

EVENTOS DE PARTICIPAÇÃO – Além dos campeonatos, foram realizados cinco eventos de participação. Em Pontal do Sul, 50 pessoas participaram de uma apresentação da modalidade Lite Cross. Em Guaraqueçaba, a pista de skate esteve à disposição da comunidade e em Pontal do Paraná foi realizada aula de taekwondo e vôlei de praia escolares.

JANS – Criados pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos unem prática esportiva, turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. O formato é pioneiro no Brasil.

Veja os resultados do Teqball:

Categoria escolar

1º – João e Erick 

2º – Eduardo e Matheus

Dupla masculina

1º – Kachel e Patrick 

2º – Jhonatan e Itagibe 

3º – Eduardo e Matheus

Dupla feminina

1º -Vitória e Giovana

Individual masculino

1º – Patrick

2º – Jhonatan 

3º – Kachel

Dupla mista

1º – Victor e Melissa 

2º – Jhonatan e Ana Luiza 

3º – João e Giovana

Individual feminino

1º – Melissa

2º – Ana Luiza

3º – Vitória.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Acordo do Estado e Instituto de Nebraska levará irrigação sustentável ao Noroeste do Paraná

Published

on

By

A irrigação sustentável vai se tornar realidade no Noroeste do Paraná e beneficiar os agricultores da região que sofrem os impactos da seca. O projeto é denominado IrrigaSIM e começou com uma pesquisa aplicada, já em andamento. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Araucária e o Daugherty Water for Food Global Institute, de Nebraska (EUA), em uma cooperação que envolve o Simepar e a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A parceria foi formalizada nesta quinta-feira (03), em solenidade na sede da Cocamar, em Maringá.

O IrrigaSIM envolve sensoriamento remoto e modelos para a evapotranspiração de culturas. Pelo acordo, as partes vão trocar informações científicas, organizar missões, seminários e workshops, e apoiar atividades de pesquisa e inovação.

“O aquecimento global precisa ser combatido com as armas da inteligência, da generosidade, jamais com as armas do orgulho. Por isso é bom que comece esse sonho no leito fértil e amoroso de uma cooperativa”, afirmou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Que venham essas centopéias que andam pelos campos provocando os pivôs de irrigação. Que venham os aparelhos de tecnologia capazes de medir a evapotranspiração. Que venham os rapazes briosos do nosso Simepar, também trazidos com as mãos do IAT”, ressaltou Greca, na solenidade, que teve a participação do presidente do Conselho Administrativo da Cocamar, Luiz Lourenço; do prefeito de Maringá, Sílvio Barros, e da presidente da Câmara Municipal de Maringá, Majô Capdeboscq. 

“O acordo de cooperação científica, tecnológica e inovação com o Instituto de Nebraska vai promover a colaboração em áreas como agricultura, irrigação, desenvolvimento sustentável e conservação de recursos hídricos, com o apoio da Seab. “É um marco muito importante para o Paraná o início desse projeto de pesquisa em irrigação, porque saímos à frente naquilo que chamamos de sustentabilidade do uso da água”, afirmou o presidente do Simepar, Paulo de Tarso.

“O Paraná vai permitir ao produtor rural que tenha a possibilidade de iniciar um processo de irrigação com toda a segurança e conhecimento que um estado como o do Nebraska pode transmitir. É a resposta que o Governo do Paraná dá para a questão das mudanças climáticas e crise hídrica que têm atingido o agricultor”, disse Paulo de Tarso. 

Leia Também:  Estado participa da feira de inovação multissetorial em Pato Branco

Doze pesquisadores e 11 técnicos vão testar diferentes tecnologias no Noroeste, região que historicamente sofre com estiagem. De acordo com o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, feito em parceria com o Simepar, desde fevereiro de 2024, há seca na região. Nos meses de outubro e novembro de 2024 ela foi considerada moderada a grave, e atualmente permanece moderada.

O Instituto Água e Terra (IAT) terá a missão de fazer a outorga das águas que serão utilizadas nos dez mil hectares alcançados pelo projeto de irrigação. “Para isso, precisamos ter conhecimento para tomar decisões certas, garantir a compatilidade do uso da água. Temos a obrigação de gerir esse uso mútuo, porque a água da irrigação é a mesma água que vai diluir o efluente das cidades, das indústrias”, afirmou o diretor-presidente do Instituto, Everton Souza de Maringá.

O Simepar fará a pesquisa aplicada do projeto, e contará com HubX IA Meteo, que representa uma colaboração multi-institucional de entidades promotoras de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Esta parceria com o Instituto de Nebraska para levar irrigação do Noroeste do Paraná abre oportunidades para troca de conhecimento e tecnologias em área vital para o Paraná, avançando na nossa agenda de cuidados com o território, assegurando cada vez mais ganho de competitividade com sustentabilidade no agronegócio”, afirmou o diretor da Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa. 

ESTUDO DE CASO – Durante o evento, Christofer Neale, diretor do Water For Food, explicou que o diretor-presidente do Simepar, Paulo de Tarso, passou um ano trabalhando com eles no instituto. Foi a partir daí que Governo do Paraná conheceu e se interessou pelas ações realizadas no Nebraska na agricultura intensiva sustentável por irrigação. Uma missão do Governo do Paraná visitou os EUA e posteriormente uma equipe técnica do Simepar também esteve no instituto para estudo de caso, e agora os profissionais do instituto é que vieram ao Brasil para trocar experiências.

Leia Também:  13 municípios recebem capacitação para uso da plataforma Paraná Negócios

Com uma população de 1,9 milhão de pessoas, o Nebraska, localizado na região Central dos Estados Unidos, investiu cerca de US$ 6,8 bilhões para a instalação de 96 mil poços utilizados nos atuais sistemas de irrigação. A medida foi necessária devido às grandes variações de precipitação de chuva e das diferenças de solo nas diferentes regiões do estado americano.

Apesar da irrigação, o aquífero do Nebraska é mais preservado do que o de outros estados americanos, como o Texas, por exemplo. Isso se deve justamente aos investimentos feitos nos atuais sistemas de irrigação, que utilizam os recursos hídricos de forma mais sustentável, reduzindo o impacto no meio ambiente. O Estado do Nebraska exige plano integrado de recursos hídricos, e todas essas são informações importantes para a criação de um plano de irrigação no Paraná.

WATER FOR FOOD – Fundado em 2010, o Instituto Water For Food tem como missão transformar a água em abundância para a alimentação através de atividades de pesquisa e desenvolvimento de inovações em irrigação e gestão da água. Desde 2014, a organização atua no Brasil em parceria com instituições de pesquisa e universidades, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Estadual Paulista.

As principais áreas de atuação no País são atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de irrigação mais eficientes e sustentáveis. O instituto também oferece cursos e treinamentos para agricultores e técnicos sobre o uso eficiente da água na agricultura e a troca de conhecimento entre diferentes setores da sociedade sobre a importância da gestão da água para a segurança alimentar.

Entre os projetos em andamento em nível nacional, estão o “Mais Água, Mais Renda”, para aumento da produtividade da agricultura familiar no Nordeste; o “Irrigação Sustentável na Amazônia”, ligado à produção de cacau na região Norte; e o “Gestão da Água na Bacia do Paraná”, que busca soluções para a gestão integrada de um dos maiores mananciais hídricos da América do Sul.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA