NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos de Aventura e Natureza encerram 3ª etapa com balonismo, natação e BMX

Publicado em

Os Jogos de Aventura e Natureza (JANs) levaram diversas atividades a Maringá, Marialva, Marilena, Nova Londrina, Terra Rica, Paranavaí, Porto Rico e São Pedro do Paraná, todos no Noroeste do Paraná, neste final de semana. Ao todo, a etapa, que começou no sábado (23), contemplou 47 diferentes ações nos municípios. Essa etapa ficou conhecida como Corredores das Águas.

Em Terra Rica, a equipe Adrenalina Motoshow, da cidade de Campinas, em São Paulo, levou ao público uma apresentação da modalidade de wheeling (acrobacias de veículos), em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Solettão.

A cidade também recebeu o beach tennis. Um dos destaques foi a parceria entre pai e filho. Adriano Kello (42) e o filho Adrian Oliveira Ferreira (13) chamaram a atenção dos participantes pela performance e desempenho em quadra: eles ficaram em terceiro lugar na categoria Masculino “C”. Empresário em Santa Fé no ramo de fotografia, Adriano conta que esta é a segunda vez que disputa uma competição. “É um jogo dinâmico, social e agradável. O clima para jogar beach é sensacional, parece que estamos na praia, além de ser um esporte para toda a família”, enfatiza.

Em São Pedro do Paraná, os moradores e turistas que passavam o fim de semana na cidade participaram da oficina de stand up paddle nas águas do Rio Paraná. O evento, aberto para toda a população, teve como objetivo fortalecer a coordenação motora e o equilíbrio, além de proporcionar contato direto com a natureza. As aulas foram ministradas por instrutores habilitados.  

Leia Também:  Educação abre consulta pública para comunidade escolar decidir sobre modelo cívico-militar

Além disso, o Rio Paraná recebeu o Campeonato Paranaense de Natação em Águas Abertas, que levou até o Porto São José 80 competidores de várias cidades. A prova aconteceu pelo segundo ano consecutivo na cidade. 

Os nadadores tiveram pela frente o desafio de vencerem a forte correnteza do rio. O título dos 1.500 metros no masculino ficou com o atleta Carlos Alfredo. Já no feminino o troféu foi para a nadadora Ligia Maria, que fez os 1.500 metros em 25m32s. 

Já nos 750 metros, com disputa mista, o troféu foi para a atleta Daniela Eloy, que fez o percurso em 15m11s, à frente de Paulo Aurélio, com o tempo de 15m18s.

A cidade de Porto Rico, às margens do Rio Paraná, recebeu os Jogos de Aventura e Natureza pelo segundo ano consecutivo. Este ano, a novidade foi uma etapa do Campeonato Paranaense de Handebol de Praia. Ao todo, 18 equipes (10 masculinas e 8 femininas) disputaram o título. No masculino, o lugar mais alto no pódio ficou com a equipe de Paranaguá, que venceu Paranavaí. Já no feminino o troféu foi para a cidade de Maringá, que venceu Entre Rios, em uma partida bem disputada. Os jogos foram realizados no Complexo Esportivo do bairro Riviera. 

Leia Também:  Polícia Penal integra novo grupo de pesquisa em segurança pública da Unioeste

No último dia, Marialva recebeu os competidores do balonismo, que exibiram a classe de seus balões no Parque da Uva, e logo em seguida saíram para um passeio nos céus da cidade. Marialva também recebeu o Encontro de Veteranos de Motocross, com participação de vários motociclistas da região, que também aproveitaram o momento para uma apresentação de off-road ao público.

Em Maringá, o destaque ficou com o Campeonato Paranaense de BMX Freestyle, na praça Miguel de Oliveira. Os vencedores foram Louise Kauanny Folmann Frey (iniciante feminino), Ignácio René Senger (iniciante masculino), Alexandre Gomes (amador), Gleison Félix (grand master) e Edinho (master). No domingo, na Copa Internacional de BMX Freestyle, o vencedor foi a bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica Eduarda Bordignon, já convocada para disputar o Pan-Americano pela seleção brasileira – o torneio tem início no dia 20 de outubro.

 Os JANs levaram diversas atividades à Maringá, Marialva, Marilena, Nova Londrina, Terra Rica, Paranavaí, Porto Rico e São Pedro do Paraná, todos no Noroeste do Paraná, neste final de semana. Ao todo, a etapa, que começou no sábado (23), contemplou 47 diferentes ações. Confira como foi o último final de semana da etapa Corredores das Águas:

Em São Pedro do Paraná, os moradores e turistas que passavam o fim de semana na cidade participaram da oficina de stand up paddle nas águas do Rio Paraná. Foto: Secretaria do Esporte

JOGOS – Os Jogos de Aventura e Natureza foram organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, com apoio da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial e da Secretaria de Cultura, além da colaboração das prefeituras municipais e das federações esportivas de cada modalidade. A próxima etapa será em Angra Doce: Siqueira Campos, Jacarezinho, Carlópolis, Ribeirão Claro, Tomazina e Tibagi.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  MON promove roda de conversa e laboratório de escultura gratuito para educadores

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Criação de rede de ajuda humanitária fortaleceu envio de auxílio aos atingidos por calamidades

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA