NOVA AURORA

PARANÁ

Investimento de R$ 14,8 milhões: Cisvir será transformado em Ambulatório de Especialidades

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde assinou nesta quinta-feira (9) a autorização para a licitação da ampliação do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), localizado em Apucarana. O documento, que destina R$ 14,8 milhões para transformar a sede do Cisvir em um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), foi assinado pelo secretário Beto Preto e o presidente do consórcio e prefeito de Arapongas, Rafael Cita.

Com uma ampliação de 1,3 mil metros quadrados, a unidade passará a contar com uma estrutura moderna e ampla, totalizando quase 3,3 mil metros quadrados. O AME será equipado com um Centro Cirúrgico, com duas salas para a realização de cirurgias eletivas, além de uma enfermaria com nove leitos, 11 consultórios gerais e outros dois oftalmológicos.

A expectativa é de que o ambulatório possa atender cerca de 400 mil pessoas de 18 municípios da 16ª Regional de Saúde. Serão cerca de 6,6 mil atendimentos mensais, incluindo consultas e exames, otimizando o tempo de resposta a tratamentos especializados e reduzindo as filas de espera em áreas como oftalmologia, cardiologia e ortopedia.

Leia Também:  Estado concede Medalha de Mérito Fazendário ao presidente do Tribunal de Justiça

O novo AME será referência no atendimento ambulatorial para as cidades de Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Faxinal, Grandes Rios, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Sabáudia e São Pedro do Ivaí.

“O Governo do Estado segue investindo na regionalização da saúde para garantir que a população tenha acesso mais rápido e qualificado ao atendimento. Essa transformação do Cisvir em AME reforça nosso compromisso de cuidar das pessoas, descentralizando serviços e trazendo mais eficiência ao sistema de saúde”, destacou o secretário.

O AME do Vale do Ivaí integra um conjunto de 12 ambulatórios em construção pelo Estado em municípios como Almirante Tamandaré, Campo Mourão, Paranavaí e São José dos Pinhais. Cada unidade é projetada para oferecer atendimento multiprofissional, incluindo consultas e exames de média complexidade, e, em algumas localidades, serviços adicionais, como fisioterapia e odontologia.

Leia Também:  2ª edição: Foz Internacional Boat Show consolida turismo náutico no Paraná

Essas estruturas são divididas em três tipos, com capacidade de atender de 5 mil a 15 mil pacientes por mês, dependendo da área construída e dos serviços oferecidos. “Os AMEs têm se mostrado uma solução eficiente para desafogar a alta complexidade dos hospitais regionais e promover um atendimento mais próximo e resolutivo para a população”, ressaltou Beto Preto.

O prefeito Rafael Cita mencionou a importância do investimento, bem como outras benfeitorias propostas em integração com o governo e municípios conveniados. “É um consórcio muito importante para a região. Grandes feitos que já foram colocados em prática e agora mais esse importante volume de investimento que vai contribuir diretamente na saúde pública de todos os municípios integrados ao Cisvir”, avaliou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Ação rápida e transporte aéreo imediato salvam criança afogada em Matinhos

Published

on

By

Uma criança de 4 anos foi salva por uma equipe da Polícia Militar do Paraná (PMPR) após se afogar em uma piscina na tarde da última terça-feira (7), no Balneário Monções, em Matinhos. A vítima foi transportada com o helicóptero da PMPR para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranaguá.

A menina, que permaneceu submersa por cerca de cinco minutos, foi retirada da água desacordada por familiares e apresentava sinais vitais fracos.

A equipe de operação com cães da Polícia Militar, que realizava patrulhamento pela região, foi chamada pela família da vítima.

De imediato, os militares iniciaram manobras para desobstrução das vias respiratórias, colocando a criança de lado, o que permitiu a eliminação de uma grande quantidade de água.

A equipe deslocou a criança para a UPA, mantendo atendimento contínuo dentro da viatura, o que resultou na expulsão de mais líquidos.

Na UPA, uma aeronave do BPMOA já aguardava para fazer o transporte aéreo até o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, garantindo que a vítima recebesse cuidados especializados o mais rápido possível.

Leia Também:  2ª edição: Foz Internacional Boat Show consolida turismo náutico no Paraná

“A rapidez no atendimento foi crucial para salvar essa vida. Cada segundo conta em situações de afogamento, e agir de forma imediata pode fazer toda a diferença,” destacou a cabo da PMPR Juliana Curotto, que participou do resgate e prestou os primeiros socorros à criança.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA