NOVA AURORA

PARANÁ

Invest Paraná lança edital de apoio a empresas que tenham soluções sustentáveis

Publicado em

Empresas paranaenses que tenham soluções sustentáveis podem passar a compor o Banco de Soluções Sustentáveis da Invest Paraná – agência de promoção e atração de investimentos do governo do Estado. Está aberto o chamamento público para selecionar serviços ou produtos no Programa de Aceleração de Soluções Sustentáveis (Invest Pass).

As inscrições do processo seletivo ocorrem até 8 de novembro no site da Invest Paraná. A seleção das empresas que participarão do programa será feita por uma banca convidada pela Invest Paraná formada por representantes da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

O banco vai dar visibilidade junto ao Governo do Estado, prefeituras, investidores, além de empresas privadas e organizações não governamentais interessadas na contratação de soluções sustentáveis. Podem se inscrever no chamamento empreendedores individuais, micro, pequenas e médias empresas de qualquer natureza, além de startups, desde que tenham sua operação baseada no Paraná.

O edital também determina que para participar as empresas devem possuir estrutura com capacidade imediata de oferecimento dos produtos e serviços ao mercado.

Leia Também:  Operação da PCPR mira grupo que usava helicóptero para traficar grandes quantidades de droga

O chamamento é voltado para três áreas específicas: Construções Sustentáveis (para processos da construção civil que não gerem danos ao meio ambiente), Resíduos e Economia Circular (que incluem ações como reciclagem, reutilização de material de descarte, entre outros), e Processos e Tecnologias Sustentáveis para a Indústria (ações que tornem o processo industrial ambientalmente correto, como reutilização de água, uso de embalagens recicláveis, entre outros).

As iniciativas serão avaliadas de acordo com critérios que atendam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Ou seja, que apresentem novas políticas sustentáveis de desenvolvimento local com potencial de replicação; que sejam originais e criativos; e que possuam impacto junto à sociedade quanto à preservação ambiental, o uso racional de recursos naturais, mitigação das mudanças climáticas, redução da pobreza, inclusão econômica e promoção da integração social.

“As empresas que forem selecionadas pela banca vão passar a compor esse acervo de soluções sustentáveis para o desenvolvimento paranaense. Essas soluções poderão ser divulgadas em ações nacionais e internacionais, conforme os critérios da Invest Paraná com base no perfil do projeto e nas oportunidades existentes no mercado, no setor público ou instituições operacionais de desenvolvimento”, explica o diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Rogério Chaves. “As empresas credenciadas também serão convocadas para reunião presencial para apresentar suas soluções a parceiros da Invest Paraná que tenham interesse nesses projetos”, acrescenta.

Leia Também:  PCPR prende duas pessoas por falta de pagamento de pensão alimentícia em Piraquara

ESTADO MAIS SUSTENTÁVEL – O Paraná é o Estado mais sustentável do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados. Por isso, destaca Chaves, a importância de a Invest Paraná incentivar e apoiar soluções desta natureza dentro do programa Inves Pass. “Teremos em nosso site todas as soluções mapeadas e selecionadas pela banca. Queremos dar maior publicidade para essas boas soluções no Estado que poderão fazer a diferença tanto para a iniciativa privada quando para o próprio governo e o poder público em geral”, afirma Chaves.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Vencedor do concurso do planetário no Newton Freire Maia será revelado em julho

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Paraná adota IA para aprimorar ensino de matemática nas escolas da rede estadual

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA