NOVA AURORA

PARANÁ

Invest Paraná e iCities vão promover 1º Fórum Econômico Smart Brasil em Curitiba

Publicado em

A Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Estado, e a Prefeitura de Curitiba assinaram nesta terça-feira (05), em Barcelona, na Espanha, um protocolo de intenções junto ao iCities para realização do 1º Fórum Econômico Smart Brasil. O objetivo é aproveitar a realização da Smart City Expo em Curitiba, em março de 2025, para discutir os grandes investimentos necessários para moldar o futuro econômico do Paraná e do País.

A assinatura ocorreu durante a Smart City Expo World Congress, maior evento de cidades inteligentes do mundo, promovido pela Fira de Barcelona, e que acontece de 5 a 7 de novembro. O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o CEO da iCities, Beto Marcelino, assinaram o documento.

Segundo Bekin, será o primeiro fórum de economia e atração de investimento para cidades inteligentes. “Quando falamos em atração de investimento, em busca de mais empresas para o Paraná e aproveitando o Smart City, nós estamos atraindo muito mais gente para desenvolver o Estado, trocando parcerias, ideias de como atrair mais investimentos”, afirmou. “É muito mais fácil nós falarmos com as empresas, os empreendedores, sendo cidades mais inteligentes”.

Leia Também:  Saneamento Consultoria arremata primeira PPP da Sanepar, que prevê R$ 1,2 bilhão de investimentos

A ideia de criação de um fórum econômico surgiu em 2023, durante os encontros das Invests (ou estruturas similares) dos estados integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Além do Paraná, integram o grupo Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O evento será uma extensão do Smart City e contará com o apoio da Fira de Barcelona.

“A gente está unindo o bom momento, o espaço que está sendo discutido, o futuro das cidades, de como elas vão se tornar mais inteligentes e criando esse fórum econômico para atração de investimento com o apoio de todas as Invests, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná”, ressaltou Bekin.

Entre os principais temas que devem ser abordados na programação do fórum estão a segurança e cooperação em um mundo fragmentado, a criação de empregos verdes e crescimento sustentável, a inteligência artificial (IA) como motor da economia e estratégias para o clima, natureza e energia.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros terá drones com câmera termal e alto-falante em ação no Litoral

SMART CITY — Com cinco edições, o Smart City Expo Curitiba foi considerado em 2024 o maior evento de Smart Cities da América Latina e o segundo maior do mundo, de acordo com a organização. A feira reúne especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos. Em 2023, a capital do Paraná foi eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo no World Smart City Awards, na categoria “Cidades”.

Em menos de um ano, Curitiba recebeu sete prêmios internacionais, o último entregue nesta segunda (04) pelo Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes), com o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros terá drones com câmera termal e alto-falante em ação no Litoral

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA