NOVA AURORA

PARANÁ

Invest Paraná apoia empresas que desejam expandir vendas ao mercado Halal

Publicado em

Empresas paranaenses que desejam ampliar atuação internacional têm a oportunidade de expandir mercado através da certificação Halal. O tema foi pauta de evento promovido nesta quinta-feira (3) pela Invest Paraná – agência de promoção de investimentos ligada à secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic) – em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB).

O webinar “Como o Halal impulsionará a internacionalização da sua marca” apresentou a empresários, cooperativas e interessados no tema o que é e como obter a certificação Halal. O certificado atesta que a empresa, o processo e os produtos seguem requisitos e valores do Islamismo, sendo, portanto, permitidos pela religião para consumo pelos muçulmanos.

Maior produtor de frango do Brasil, com 547 milhões de aves abatidas só no primeiro trimestre de 2023, representando 34% do mercado nacional, o Paraná também se destaca na exportação dessa proteína com certificado Halal.

Marc Daher, diretor-geral do Centro Halal no Brasil, explica que, além das normas religiosas, a certificação também é criteriosa com a qualidade do produto. “Principalmente com os alimentos, além dos requisitos normativos, há também os requisitos de satisfação do consumidor”.

Sotirios Denis, economista da CCAB, afirma que a adequação aos padrões Halal impulsiona toda a cadeia produtiva. “Muitas empresas estão adequando seus produtos ao Halal, mas como ele trata também do processo produtivo, fornecedores e outros agentes também se adaptam”, avalia o economista da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Dessa forma, as possibilidades comerciais geradas pela certificação se ampliam. Um produto apto para exportação Halal pode, ao mesmo tempo, servir de matéria-prima para a indústria local, que também precisa dessa certificação em seus fornecedores.

Leia Também:  Reformas de duas pontes vão alterar tráfego de veículos em União da Vitória

ERVA-MATE – Outra cadeia paranaense que se destaca no mercado Halal é a da erva-mate, uma das vocações produtivas do Estado. O mercado árabe, cuja população em sua maioria é muçulmana, é um grande consumidor de mate na forma de chá e de uma infusão parecida com o chimarrão.

Sotirios destaca o potencial do Paraná para atender o mercado Halal, não só pelo volume mas também pela qualidade da erva-mate. “Visitei alguns produtores de mate no Paraná e fiquei realmente impressionado com o cuidado no cultivo, conforme os critérios que a certificação exige, e com a qualidade final que isso confere ao produto”.

O Paraná é o maior produtor de mate do Brasil e nos últimos anos a erva vem ganhando valor agregado com a produção sombreada. Nesse sistema, o mate é produzido à sombra de árvores, em especial araucárias, o que faz com que tenha menos cafeína, reduzindo a amargura do mate e, consequentemente, sendo mais agradável ao paladar. Plantada desta forma, a erva-mate também produz mais teobromina, substância que dá um gosto mais amaciado ao chimarrão e ao chá.

Dentro do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) da Invest Paraná, que incentiva pequenos empreendedores de produtos tradicionais do Estado a se profissionalizar, o mate é a maior cadeia produtiva, com 14 municípios atendidos na Região Centro-Sul.

ACESSO AO MERCADO INTERNACIONAL – Para as empresas que desejam ampliar a atuação no mercado internacional através do Halal, a Invest Paraná presta serviços que colaboram para a abertura de mercado e exportações. Além de atender e colocar a empresa em contato com o mercado internacional, a agência de promoção de investimentos do Estado promove regularmente missões comerciais internacionais, levando empresários paranaenses para negociar com potenciais compradores, além de aprender e se inspirar com trocas de experiência que colaboram para aprimorar seus produtos e serviços.

Leia Também:  Podcast Notícia Boa Paraná traz dicas sobre o combate e os cuidados com a dengue

O diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, destaca que desde 2021 foram 16 missões internacionais e que mais quatro estão planejadas para acontecer ainda neste ano. “Agora em julho realizamos uma missão ao Canadá e ao Estado de Iowa, nos Estados Unidos, em que fomos acompanhados do governador Ratinho Junior e de empresários e representantes de cooperativas. Pudemos aprender, trocar experiências e fazer contato com nomes importantes do agro, principalmente em Iowa”.

Para os próximos meses a Invest Paraná deve promover missões internacionais para a China, em setembro, com foco em investimentos, e uma segunda missão à Itália (a primeira ocorreu em junho), que deve acontecer em outubro, voltada ao Hidrogênio Renovável. Em novembro, além de uma missão à Índia, vai participar da feira Agritechnica 2023, em Hannover, na Alemanha.

“Nós da Invest Paraná nos colocamos à disposição das empresas que buscam internacionalizar, seja pelo apoio para obter a certificação Halal, contatos estratégicos ou participação em missões, feiras e eventos”, salienta Rocco.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar anuncia nova obra de sistema de abastecimento para área rural da Lapa

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de abastecimento de água para a área rural do município. A obra, que receberá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, atenderá 1.296 moradores da comunidade de Bonito.

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito Diego Ribas em uma solenidade realizada na sede da prefeitura nesta quinta-feira (3). A rede de distribuição de água da comunidade terá 28,7 quilômetros de extensão, além de 7,8 quilômetros de adutoras.

Bley destacou a importância do projeto e o seu vínculo pessoal com a cidade. “Conheço cada canto dessa cidade e sei que teremos desafios, mas, com essa parceria, vamos garantir água tratada e saneamento adequado para a população, sempre pensando na saúde pública”, afirmou.

O programa de Saneamento Rural é executado pelo Governo do Estado, pela Sanepar, prefeituras e comunidades. A Sanepar fornece os projetos técnicos, materiais hidráulicos e elétricos e a orientação para as comunidades operarem os sistemas. Cabe às prefeituras a execução das obras e a operação dos sistemas em parceria com as comunidades.

Leia Também:  Professores paranaenses são selecionados para lecionar em escolas dos EUA

Na Lapa, a Sanepar já estuda, em parceria com o município, quais outras áreas rurais poderão ser priorizadas para implantação de futuras obras de abastecimento.

O prefeito Diego Ribas ressaltou o avanço que a cidade tem conquistado nessa área. “Queremos fazer da Lapa um modelo para o Paraná e para o Brasil em abastecimento de água e saneamento. Esse projeto representa um grande passo para levar água de qualidade a todos, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, disse.

O deputado Hussein Bakri, que participou da assinatura, também elogiou o compromisso da Sanepar e do governo estadual com os municípios paranaenses. “Quero reconhecer esse papel que a presidência da Sanepar está fazendo de conversar com as pessoas e entender suas demandas. É assim que o Paraná vai avançar, conversando com as lideranças, com o prefeito e vereadores para resolver os problemas da população.”

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, além de secretários, vereadores e empregados da Companhia que atuam no município.

Leia Também:  Em 20 dias, Operação Mulher Segura faz 122 prisões no Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA