NOVA AURORA

PARANÁ

Inscrições para residência técnica em Gestão Pública são prorrogadas até dia 8

Publicado em

Estão prorrogadas para até 8 de dezembro as inscrições para a Especialização em Gestão Pública, vinculada ao Programa de Residência Técnica do Paraná, com 493 vagas. O projeto é coordenado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e voltado a recém-formados em diferentes áreas para atuação em órgãos públicos durante 24 meses. As provas estão marcadas para 9 de fevereiro de 2025.

Os selecionados irão desenvolver atividades de 30 horas presenciais semanais, de segunda a sexta-feira, nos locais em que se candidataram. A carga horária teórica do curso deverá ser realizada em ambiente virtual, em período não coincidente com o desenvolvimento das atividades práticas da residência. O residente técnico selecionado receberá bolsa mensal de R$ 3.040,00 e auxílio transporte.

Todas as informações estão disponíveis no Edital.

O Restec em Gestão Pública é um curso gratuito na modalidade lato sensu e oferece atividades teórico-práticas, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos residentes do órgão ao qual estão vinculados.

Leia Também:  Governo divulga edital de R$ 60 milhões para Compra Direta de alimentos

A coordenadora-geral do Programa, professora Eliane Rauski, afirma que o Restec em Gestão Pública é uma importante política pública da educação. “É um programa de qualificação em serviço. Nos órgãos públicos, eles interagem com servidores públicos experientes, absorvendo conhecimentos essenciais, o que os prepara para uma carreira no serviço público”.

RESULTADO – O edital com o resultado final do processo de seleção, após análise de recursos, estará disponível no site cps.uepg.br/externos, em 21 de fevereiro de 2025.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Paraná reconhece 45 empresas comprometidas com segurança das mulheres no turismo

Published

on

By

O Governo do Estado, por meio das secretarias da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; do Turismo, e em parceria com o Sebrae/PR, reconheceu 45 empresas e prestadores de serviços comprometidos com a segurança das mulheres no turismo com a entrega dos primeiros selos do programa Viajantes + Seguras. A cerimônia foi nesta quarta-feira (4), no auditório Potty Lazzaroto, do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

O evento, que compõe o calendário estadual dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, fomenta as boas práticas em empresas e destinos para a construção de um turismo mais acolhedor, inclusivo e responsável com o público feminino. Além do reconhecimento, incentiva a continuidade das ações, estimula o engajamento de outras organizações e promove a integração entre empresas, órgãos públicos e representantes do setor, com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à segurança, ao turismo responsável e ao protagonismo feminino.

O programa Viajantes + Seguras reforça a importância de medidas que garantam a segurança e o bem-estar das mulheres durante suas experiências turísticas. Para apoiar as empresas nessa missão, é oferecida uma capacitação gratuita que aborda temas como violência contra mulheres e bem-estar da mulher viajante, com orientações para prevenir e atender casos; protagonismo feminino no setor turístico; e código de conduta, com diretrizes práticas para promover ambientes mais seguros e acolhedores. Após a capacitação, as empresas recebem um selo, que pode ser fixado em uma área visível do estabelecimento comercial.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a importância do Paraná como um destino turístico atrativo, enfatizando que o Estado tem muito a oferecer tanto para os paranaenses quanto para visitantes de fora. Ela reforçou a necessidade de combater a violência em todos os ambientes, criando mecanismos e envolvendo a sociedade em uma força-tarefa liderada pelo governo estadual.

Leia Também:  Com estufa automatizada, alunos da rede estadual são premiados no Hackathon Smart Agro

“Criar mecanismos que auxiliem e incentivem a participação da sociedade nesta força-tarefa, que o Governo do Estado intensifica a cada dia, tornando os ambientes cada vez mais adequados e seguros para que todas as pessoas possam desfrutar de tudo aquilo que o Paraná oferece, é uma iniciativa extremamente importante e contribui para a promoção do protagonismo das mulheres”, afirmou a secretária.

Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo, participou da solenidade e reafirmou o compromisso do Estado com o tema. “O Paraná tem se destacado no mercado do turismo pela segurança ofertada aos viajantes que aqui chegam, mas também entendemos a importância de ter uma atenção especial com o público feminino. Nosso objetivo é fazer do Estado um destino que não valoriza apenas os pontos turísticos, mas que também preza pela segurança das mulheres que nos visitam. Somos referência em diversas áreas, e seremos referência também na segurança e inclusão das mulheres no turismo”, disse.

“Vale ressaltar que as mulheres também estão ocupando mais postos de trabalho no setor. O Paraná teve um aumento de 8,6% de novas mulheres empregadas no turismo. Isso reflete que estamos conseguindo ser inclusivos com as turistas e também com as trabalhadoras da área”, acrescentou.

A coordenadora de Indústria do Sebrae/PR, Suelen Suzuki, disse que promover ações para garantir atendimento seguro e confiável às mulheres viajantes no Paraná impulsiona a reputação e a competitividade dos destinos turísticos.

“Promover esse debate, gerar ações efetivas na atenção e atendimento para as mulheres que viajam sozinhas ou acompanhadas, considerando opções confiáveis e seguras, constitui um diferencial competitivo e uma reputação positiva para os destinos no Paraná. Da mesma forma, fortalece o papel das mulheres na promoção da economia do trade turístico”, afirmou.

NA PRÁTICA – Uma das empresárias que recebeu o selo, Maria Augusta Barbosa, destacou a importância de iniciativas que incentivem a participação segura das mulheres no turismo. “O turismo enfrenta vários desafios, e muitas vezes nós, mulheres, não nos sentimos seguras ao realizar atividades, especialmente em meio à natureza. Por isso, acredito que o selo vem para beneficiar e proporcionar mais segurança para nós, que buscamos essas práticas”, disse Maria Augusta, proprietária da agência de turismo Trilha Delas.

Leia Também:  Banco Mundial ajudará Estado a transformar hospitais pequenos em unidades multiprofissionais

Outro empresário que foi certificado, Leandro Ribas, gestor do Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, afirmou que o selo é a comprovação de uma prática já realizada pela empresa. “Esse acolhimento das mulheres viajantes é muito importante para o Paraná. E quando ele disponibiliza esse selo para as empresas, fortalece o turismo do Estado a nível nacional”, observou.

21 DIAS DE ATIVISMO – A Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é uma mobilização internacional que busca conscientizar a sociedade e promover ações de enfrentamento à violência de gênero. Ela surgiu em 1991, organizada pelo Center for Women’s Global Leadership (CWGL), nos Estados Unidos, como uma forma de engajar ativistas e instituições na luta pelos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero.

PRESENÇAS – Também participaram do evento a secretária estadual das Cidades, Camila Scucato; a secretária da Indústria, Comércio e Serviços (Seic) em exercício, Christiane Yared; a secretária estadual da Cultura em exercício, Eliete de Souza Vilela; a representante da bancada feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputada estadual Márcia Huçulak; a secretária de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; a gestora de Turismo do Sebrae/PR, Márcia Giubertoni; e demais autoridades.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA