NOVA AURORA

PARANÁ

Inscrições para eleição do Conselho Estadual da Mulher são prorrogadas até dia 15

Publicado em

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná (CEDM/PR) prorrogou o prazo para as inscrições no processo eleitoral que selecionará representantes da sociedade civil para o biênio 2023-2025. Agora, as organizações interessadas podem se inscrever até 15 de setembro. A eleição para o CEDM/PR está agendada para 6 de outubro.

Segundo Mariana Néris, diretora da Mulher da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná (Semipi), os critérios para a candidatura das entidades precisam estar alinhados com os princípios da Política Nacional e Estadual para as Mulheres e possuir mais de dois anos de experiência em mobilização, organização, promoção, defesa ou garantia dos direitos das mulheres. “Além disso, essa atuação deve estar consolidada em, pelo menos, dois municípios do Paraná”, afirma.

No total, são 13 vagas disponíveis no conselho. Dez delas serão destinadas a entidades focadas na promoção, proteção e defesa dos direitos femininos. Isso abrange categorias como mulheres rurais, negras, de comunidades tradicionais, da comunidade LBTQIAP+ e da comunidade acadêmica com pesquisas em gênero. As três vagas restantes são reservadas para entidades que defendem os direitos das mulheres trabalhadoras, especialmente aquelas vinculadas a sindicatos e associações profissionais.

Leia Também:  BRDE levará programa com startups para a Praça de Inovação do Show Rural

As entidades interessadas em participar ou obter mais informações sobre o processo eleitoral podem consultar os editais ou entrar em contato diretamente através do e-mail cedm@semipi.pr.gov.br. Para fazer a inscrição, os documentos descritos no edital devem ser enviados, também, para este e-mail.

Para a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, a eleição é uma oportunidade valiosa para as organizações que atuam em prol dos direitos das mulheres no Paraná, contribuindo para a promoção da igualdade de gênero e o avanço das causas femininas no estado. “A participação ativa e engajada da sociedade civil é fundamental para a construção de políticas públicas que beneficiem todas as mulheres paranaenses”, afirma.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com 70% das ações executadas, programa Paraná Urbano III entra na reta final

Published

on

By

Representantes da Secretaria de Estado das Cidades se reuniram nesta quarta-feira (9), em Curitiba, com o chefe da Missão de Supervisão do Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Melhorias de Infraestrutura Municipal – Paraná Urbano III (BR-L1520), Jorge Silva Herreros, que é especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participaram da reunião o secretário das Cidades, Guto Silva, e a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

A reunião definiu um cronograma de conclusão do Paraná Urbano III, que foi assinado em 2020 e já teve 77% dos componentes executados. O prazo final é abril de 2026. São três componentes: o primeiro, mais institucional, com recursos para os municípios contratarem Cadastro Territorial e Plano Diretor, e um segundo voltado à infraestrutura, como pavimentação, praças, o Centro de Idosos, Centros de Referência e outras obras. O terceiro componente é o fortalecimento do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O empréstimo é de US$ 118 milhões.

Entre os projetos concluídos e em andamento que levam a este nível de execução estão, por exemplo, a revisão do plano diretor municipal de Itambaracá e Japurá; a instalação de sistema solar fotovoltaico em Pato Branco; a pavimentação de vias com requalificação urbana em Pitanga; a implantação de rede de iluminação pública em LED em Araruna; e a reforma de ginásio de esportes em Verê, entre outras obras.

Leia Também:  Espaço Energia Copel tem programação especial na Semana Nacional de Museus

“Foi uma reunião importante com o BID, que já tem uma tradição de parceria com o Paranacidade, com a Secretaria das Cidades, pelos diversos projetos que ajudam no fortalecimento e no desenvolvimento dos municípios do Paraná”, disse o secretário. “E mais importante do que o recurso do BID é essa jornada de aprendizagem, de protocolos, de formato de políticas públicas, que ajudam a gente a aperfeiçoar nossos mecanismos, a calibrar as políticas públicas”.

“Estamos analisando todos os pontos para que, juntos, possamos fazer os ajustes necessários. Vamos supervisionar as atividades em execução, com foco no cumprimento dos produtos críticos de cada componente, revisar ações a serem realizadas e posicionarmos o BID sobre os trabalhos que já estão sendo contratados”, complementou Camila.

Até o momento esse trabalho mostrou que a cada R$ 1 milhão investido no Paraná em obras públicas urbanas são gerados 42 novos empregos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA