NOVA AURORA

PARANÁ

Inscrições em especialização em educação digital para professores seguem até terça

Publicado em

As universidades estaduais de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro) prorrogaram até terça-feira (31) o prazo para inscrição gratuita em curso de especialização em Educação Digital. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) segue com inscrições abertas até a mesma data, com pagamento de taxa no valor de R$ 81. Ao todo, são 600 vagas exclusivas para professores do 1º ao 5º ano da rede pública de ensino de Curitiba e 36 cidades do interior paranaense.

A pós-graduação é gratuita e ofertada na modalidade de educação a distância (EAD), com seminários presenciais em polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com início previsto para 2024, as aulas online serão realizadas em plataforma digital da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), programa estratégico da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A iniciativa é resultado de uma parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O objetivo é proporcionar formação continuada para os professores dos primeiros anos do ensino fundamental, com base em interfaces e processos digitais de ensino e aprendizagem e experiências pedagógicas e de pesquisa no contexto digital.

O conteúdo acadêmico prevê carga horária de 390 horas, nove disciplinas e três trilhas pedagógicas: fundamentos; didática e experiências; e seminários de práticas pedagógicas inovadoras. O intuito é desenvolver atividades relacionadas à gestão de ambientes de aprendizagem, promovendo uma interação entre os contextos de sala de aula e outros espaços de ensino. Os trabalhos de conclusão de curso serão realizados por meio de propostas de intervenção nas escolas em que os professores matriculados atuam.

Leia Também:  Penitenciária de Londrina comemora 30 anos com foco na segurança e ações de educação

Além da Região Metropolitana de Curitiba, os polos de ensino do sistema UAB para esse curso de especialização estão localizados nas regiões dos Campos Gerais, Centro, Centro-Oeste, Centro-Sul, Litoral, Norte, Norte Pioneiro, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Vale do Ivaí. Nesse conjunto de polos estão outras 300 vagas ofertadas pelas universidades estaduais de Londrina (UEL) e do Norte do Paraná (UENP) para 16 municípios, que já encerraram os prazos para inscrições.

Operação Rondon Paraná encerra atividades com quase 15 mil pessoas atendidas

SELEÇÃO – O processo de seleção será simplificado. Basta comprovar formação superior e apresentar histórico de graduação, comprovante de experiência profissional nos primeiros anos do ensino fundamental e documentação pessoal, conforme consta nos editais de cada universidade. Todos os documentos devem ser enviados digitalizados para as respetivas instituições de ensino superior.

ENSINO A DISTÂNCIA – A UVPR reúne os centros de EAD das universidades ligadas ao governo do Estado. O programa contribui para ampliar a quantidade de vagas na graduação e pós-graduação e facilitar o acesso a outros tipos de formações. Por meio da atuação em rede das universidades, a UVPR incentiva a pesquisa, a partir do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, com impacto no desenvolvimento regional sustentável do Paraná.

Leia Também:  Agências do Trabalhador do Paraná ofertam 18,5 mil vagas com carteira assinada

Serviço:

Inscrições: até 31 de outubro

Resultado da classificação: 10 de novembro a 1º de dezembro, de acordo com cronograma de cada universidade

Matrículas: 21 de novembro a 20 de dezembro, de acordo com cronograma de cada universidade

Confira os editais e as vagas distribuídas por universidade:

UEM

Consulte o Edital – Inscrições AQUI

Vagas: 150 em nove polos UAB – Apucarana (16), Cianorte (16), Cidade Gaúcha (16), Engenheiro Beltrão (16), Faxinal (16), Itambé (16), Nova Londrina (16), São João do Ivaí (16) e Sarandi (22)

UEPG

Consulte o Edital – Inscrições AQUI

Vagas: 150 em seis polos UAB – Ipiranga (25), Palmeira (25), Paranaguá (25), Reserva (25), São João do Triunfo (25) e Tibagi (25)

Unioeste

Consulte o Edital – Inscrições AQUI

Vagas: 150 em 13 polos UAB – Campo Largo (11), Cerro Azul (11), Céu Azul (11), Cruzeiro do Oeste (12), Flor da Serra do Sul (11), Foz do Iguaçu (11), Goioerê (11), Guaraniaçu (13), Nova Santa Rosa (11), Pontal do Paraná (13), Três Barras do Paraná (11), Ubiratã (11) e Umuarama (13)

Unicentro

Consulte o Edital – Inscrições AQUI

Vagas: 150 em nove polos UAB – Cândido de Abreu (10), Guarapuava (30), Laranjeiras do Sul (20), Palmital (10), Pato Branco (30), Pinhão (13), Prudentópolis (13), Santo Antônio do Sudoeste (14) e Turvo (10)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar anuncia nova obra de sistema de abastecimento para área rural da Lapa

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de abastecimento de água para a área rural do município. A obra, que receberá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, atenderá 1.296 moradores da comunidade de Bonito.

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito Diego Ribas em uma solenidade realizada na sede da prefeitura nesta quinta-feira (3). A rede de distribuição de água da comunidade terá 28,7 quilômetros de extensão, além de 7,8 quilômetros de adutoras.

Bley destacou a importância do projeto e o seu vínculo pessoal com a cidade. “Conheço cada canto dessa cidade e sei que teremos desafios, mas, com essa parceria, vamos garantir água tratada e saneamento adequado para a população, sempre pensando na saúde pública”, afirmou.

O programa de Saneamento Rural é executado pelo Governo do Estado, pela Sanepar, prefeituras e comunidades. A Sanepar fornece os projetos técnicos, materiais hidráulicos e elétricos e a orientação para as comunidades operarem os sistemas. Cabe às prefeituras a execução das obras e a operação dos sistemas em parceria com as comunidades.

Leia Também:  Governo do Estado inaugura Pronto Atendimento em Peabiru

Na Lapa, a Sanepar já estuda, em parceria com o município, quais outras áreas rurais poderão ser priorizadas para implantação de futuras obras de abastecimento.

O prefeito Diego Ribas ressaltou o avanço que a cidade tem conquistado nessa área. “Queremos fazer da Lapa um modelo para o Paraná e para o Brasil em abastecimento de água e saneamento. Esse projeto representa um grande passo para levar água de qualidade a todos, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, disse.

O deputado Hussein Bakri, que participou da assinatura, também elogiou o compromisso da Sanepar e do governo estadual com os municípios paranaenses. “Quero reconhecer esse papel que a presidência da Sanepar está fazendo de conversar com as pessoas e entender suas demandas. É assim que o Paraná vai avançar, conversando com as lideranças, com o prefeito e vereadores para resolver os problemas da população.”

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, além de secretários, vereadores e empregados da Companhia que atuam no município.

Leia Também:  Governo inaugura obras e anuncia novos investimentos para Quedas do Iguaçu

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA