NOVA AURORA

PARANÁ

Inscrições abertas: Unespar tem 559 vagas remanescentes em 40 cursos de graduação

Publicado em

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está com inscrições abertas até 21 de fevereiro para o preenchimento de 559 vagas remanescentes do vestibular 2024 em 40 cursos de graduação. Para concorrer às vagas, os interessados podem usar a nota mais alta alcançada nos vestibulares ou processos seletivos da instituição de 2020 a 2022. Também é possível ingressar na Unespar com o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nas edições do mesmo período.

A taxa de inscrição é R$ 50 e o pagamento pode ser efetuado até 23 de fevereiro. Pessoas com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou doadores de medula óssea podem solicitar isenção da taxa de inscrição entre 8 e 10 de fevereiro. O benefício se estende a servidores da Unespar sem formação superior e com renda de até três salários mínimos.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 8 de março. Na sequência, serão convocados para o registro acadêmico e matrícula os candidatos que obtiverem pontuação mais alta, observados o limite de vagas previstas para os respectivos cursos, turnos e câmpus. Além da ampla concorrência, a Unespar conta com políticas afirmativas para o ingresso de estudantes no ensino superior em sistema de cotas.

Leia Também:  Parceria entre Estado e CIEE levará qualificação a jovens do sistema de socioeducação

Segundo o edital, 50% das vagas são destinadas a cotistas em três grupos: 25% para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, 20% para quem cursou o ensino médio integralmente em escolas públicas e 5% para pessoas com deficiência (PCD). Candidatos autodeclarados pretos e pardos classificados no processo seletivo passarão por uma banca de heteroidentificação racial, entre 12 e 13 de março, por chamada em vídeo. A escolha por cotas deve ser informada no ato da inscrição.

Os cursos da Unespar são ofertados em câmpus localizados em diferentes regiões: Curitiba, na capital; Apucarana, no Vale do Ivaí; Campo Mourão, no Centro-Oeste paranaense; Paranavaí e Loanda, no Noroeste do Estado; e União da Vitória, na região Sul do Paraná.

ÁREAS DE ENSINO – As vagas estão distribuídas em várias áreas do conhecimento. Na modalidade bacharelado, os cursos são: administração (23); ciências contábeis (31); canto (5); ciências econômicas (32); geografia (8); instrumentos (25); música popular (7); secretariado executivo (6); serviço social (9); turismo (24); e turismo e negócios (38).

Os cursos de licenciatura, que têm como foco a formação de professores para atuar no ensino básico, abrangem os seguintes campos: ciências biológicas (4); filosofia (21); geografia (35); história (9); letras português, inglês e espanhol (64); matemática (60); música (15); pedagogia (33); e química (21). Há, ainda, vagas para cursos superiores de tecnologia em agroecologia (29), em gestão de produção industrial (29) e em gestão do turismo (31).

Leia Também:  Nova operação policial vai intensificar o patrulhamento em três cidades da RMC

TESTES DE HABILIDADES – Os candidatos inscritos nos cursos de Canto, Instrumentos, Música e Música Popular, ofertados pelos câmpus da Unespar em Curitiba, passarão por um teste de habilidade específica. Essa avaliação será presencial para as três primeiras graduações, no período de 29 de fevereiro a 1º de março.

Já o exame para o curso de Música Popular ocorrerá de forma remota, por meio do envio até 28 de fevereiro de um vídeo gravado, com a execução de um instrumento musical ou canto, conforme escolha do candidato e orientações do Manual do Teste de Habilidades Específicas.

Serviço:

Processo seletivo de vagas remanescentes da Unespar

Inscrições até 21/02 – AQUI

Edital: AQUI

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

Published

on

By

Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

“Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

Leia Também:  Polícia Científica ganha reforço de 76 novos servidores para atuar em perícias

A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

“Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

Leia Também:  Sanepar recebe Prêmio Líderes Regionais por ESG e responsabilidade ambiental

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA