NOVA AURORA

PARANÁ

Inovação no agro paranaense é tema de evento inédito em Ponta Grossa

Publicado em

Ponta Grossa sedia a partir desta terça-feira (19) o 1ª Transforma Agro, evento realizado pela prefeitura, com apoio do Governo do Estado, que abrange seis dias de atividades técnicas e de lazer, com entrada gratuita. O foco principal é a divulgação e discussão dos avanços tecnológicos na agricultura, com a participação de diversas empresas dos setores agrícola, industrial, comércio e serviços. O 1ª Transforma Agro vai até domingo (22) no Centro de Eventos e Centro Agropecuário da cidade, das 9 às 21 horas.

O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, fez uma palestra na abertura da feira sobre investimentos em inovação no agro paranaense. “O Governo do Paraná, através da Secretaria da Inovação, tem um olhar especial para o agro. Estamos trabalhando forte para levar avanços ao setor, entre eles a conectividade na área rural. Para isso, estamos realizando uma força-tarefa juntamente com instituições governamentais, operadoras, cooperativas e demais entidades”, afirmou.

Ele destacou que o 1ª Transforma Agro reforça a região dos Campos Gerais como uma potência para o setor agropecuário, destacando a importância da inovação e tecnologia na agricultura.

Leia Também:  Últimos dias: Fomento Paraná renegocia contratos até 15 de janeiro deste ano

A feira conta com mais de 200 expositores, representando setores agrícolas, industriais, comércio e serviços. Estão programadas mais de 80 palestras, congressos, workshops e vitrines tecnológicas.

Os visitantes têm a oportunidade de explorar uma variedade de atividades, desde exposições de animais, parque de diversões, praça de alimentação, até passeios de balão e helicóptero, apresentações artísticas e culturais, além de um espaço dedicado às microcervejarias regionais.

Um das grandes destaques será a exposição de ovinos e bovinos, com mais de mil animais de diversas raças em destaque. Os interessados terão a oportunidade de adquirir matrizes e reprodutores de várias raças, assistir a julgamentos conduzidos por juízes especializados e acompanhar provas equestres em diferentes categorias e modalidades.

A feira também contará com uma mostra de startups voltada para soluções no agronegócio, na Arena Transforma Agro. As participantes apresentarão suas soluções no estande do Sebrae e estarão disponíveis para interação no espaço dedicado a elas.

Leia Também:  Escola de Trânsito do DER/PR em Cascavel é reinaugurada após reforma

TRABALHO DO IDR – Com o objetivo de capacitar profissionais que trabalham com a assistência técnica direta aos produtores de grãos, o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) também realiza, de 20 a 22 de setembro, em Ponta Grossa, o curso sobre Cultivo de Cereais de Inverno. O Estado tem entre 2 e 2,5 milhões de hectares de solos agricultáveis ociosos no período do outono-inverno. Essa área pode ser ocupada com o plantio de culturas como trigo, triticale, aveia granífera e cevada.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Em parceria com a Nasa, alunos do Paraná programam dispositivos que serão enviados à Lua

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governo e setor privado discutem propostas para o Plano Safra com o governo federal

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA