NOVA AURORA

PARANÁ

Inovação e sustentabilidade em grandes negócios marcam encerramento do BRDE Labs 2022

Publicado em

Idealizado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) juntamente com a Hotmilk – Ecossistema de Inovação da PUC/PR, o evento “Atmosfera: Conectando inovação e sustentabilidade a grandes negócios” acontece na próxima quinta-feira (15), com a participação de líderes empresariais que trabalham com ESG (práticas ambientais, sociais e de governança). Ele será presencial e as inscrições são gratuitas e estão abertas via plataforma Sympla.

Durante o evento, ocorre o encerramento do programa de inovação do BRDE, o BRDE Labs 2022, com a apresentação dos pitches das startups participantes e finalistas do programa. E, ainda, a apresentação sobre o Programa Dev the Devs, formação gratuita para estudantes do ensino médio público na área de TI, fruto de parceria entre BRDE, Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e PUC/RS.

“Esse ambiente de inovação que trata sobre as pautas alinhadas às necessidades da nossa sociedade, como Meio Ambiente, Social e Governança, se agrega ao papel no novo BRDE que busca esse diálogo contínuo com a sociedade, por meio de soluções que gerem emprego, desenvolvimento social e econômico para toda a região Sul do País”, disse o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski.

CONVIDADOS – Na programação que vai das 9h às 19h, estão previstas palestras e painéis com troca de experiência sobre boas práticas corporativas, investimento de risco, inovação aberta e novas tecnologias em mesas-redondas compostas por algumas das maiores organizações nacionais onde o tema ESG tem sido encarado como prioridade. 

Leia Também:  Invest Paraná promove rodada de negócios entre empresários chineses e paranaenses

Alguns nomes confirmados são Daniela Arruda (diretora da BTG Pactual), Fernando Luciano (diretor-geral da Hotmilk), Celso Athayde (fundador da Cufa e CEO da Favela Holding – executivo social), Wilson Bley Lipski (presidente do BRDE) e Thiago Ribeiro (CEO do South Summit Brasil).

Além disso, durante o evento ocorre apresentação com convite para a segunda edição do South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo, que acontecerá em março de 2023, em Porto Alegre-RS.

Confira a programação:

8h30 – Recepção

9h – Abertura

9h15h – Palestra de Abertura: Inovação em grandes corporações: a mudança começa em você, com Daniela Arruda

10h – Painel BRDE: Como utilizar a inovação para alavancar as práticas ESG, com Wilson Bley, Graciete Lima (Responsável Corporate Venture Capital da Positivo Tecnologia) e outros convidados

10h45 – Café com Negócios: networking entre empresas, startups e fundos de investimento

11h30 – Painel South Summit: como as empresas e os fundos estão investindo em ESG, com Reinaldo de Almeida Coelho (Founding Partner da Triaxis Capital), Andrea Bigaiski (Venture Partner da Ventiur Aceleradora), Rodrigo Basil Andersen (Venture Capital na Caravela Capital) e Eduardo Lorea (diretor Latam do South Summit).

Leia Também:  Secretaria da Inovação planeja parceria com UEPG para digitalização de peças de museu

12h15 – Apresentação Dev the Devs: conheça o programa de formação básica para programadores da rede estadual de ensino do PR, SC e RS

12h30 – Almoço de Negócios: food trucks e networking

14h – 17h – Café com Negócios: networking entre empresas, startups e fundos de investimento

14h – Painel HOTMILK: CASE – Como a inovação aberta pode transformar grandes corporações, mediado por Fernando Luciano

15h – South Summit Brazil: apresentando o evento de inovação que visa transformar o futuro a partir da construção do ecossistema envolvendo corporates, investidores e startups

15h15 – Final Pitch do Programa de Inovação Aberta BRDE Labs 2022

17h – Palestra de Encerramento: Reponsabilidade social e inovação: como o ESG pode contribuir com a sua empresa, com Celso Athayde.

18h – Happy Hour

Entre as 10h e 17h, acontecerá tours dentro da HOTMILK para a apresentação do HUB.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Resultado final do VBP de 2022 mostra que pecuária representa 51% da economia rural

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com terraplenagem avançada, duplicação da PR-445 atinge a marca de 13% de execução

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA