NOVA AURORA

PARANÁ

Iniciação às sapatilha de ponta anima turma de 2025 da Escola de Dança Teatro Guaíra

Publicado em

A sapatilha de ponta é um dos maiores símbolos do balé clássico, permitindo que as bailarinas dancem na ponta dos pés e realizem movimentos técnicos que não seriam possíveis com sapatilhas de meia-ponta. No entanto, seu uso exige força, técnica e um preparo rigoroso — as primeiras aulas de ponta representam um momento marcante na trajetória de qualquer bailarina. Na Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG), essa transição é cuidadosamente orientada.

Nesta semana, as alunas do Nível de Formação 2, que têm entre 10 e 13 anos, tiveram a primeira aula teórica sobre sapatilha de ponta, em que aprenderam os cuidados necessários com a sapatilha, com as ponteiras de proteção e com os próprios pés. Também aprenderam a costurá-las, para que fiquem bem ajustadas. Só depois dessa etapa foram orientadas como subir e descer nas pontas e a desenvolver os elementos técnicos do balé.

“A transição para as pontas desperta muita expectativa tanto nas alunas quanto em seus familiares”, explica Larissa Pansera, diretora da EDTG. “Por isso, já na primeira reunião do ano, orientamos os responsáveis a não comprarem a sapatilha antes da hora. Esse é um material caro e que precisa ser escolhido com cuidado, considerando o modelo mais adequado para cada tipo de pé”.

Ela explica que a iniciação às pontas é um trabalho gradual. “Tem toda a parte teórica sobre anatomia dos pés, sobre a sapatilha em si e como costurá-la. Ao final do primeiro bimestre as alunas já começam com a tão esperada aula de pontas”.

Leia Também:  Espaço Cultural BRDE recupera Palacete dos Leões e recebe 4 mil visitantes em 2022

A professora Gylian Dib, responsável pela turma F2, destaca que a iniciação ao trabalho de ponta vai além da idade das alunas. “Avaliamos não apenas a faixa etária, mas também a maturidade biológica e técnica de cada estudante”, diz. “Temos um diferencial importante: contamos com o acompanhamento de uma professora que também é fisioterapeuta. Ela auxilia as alunas na escolha da sapatilha, analisando o formato dos pés, a força muscular e o nível de rigidez necessário para cada bailarina”.

Outro diferencial da EDTG é a estrutura de ensino, que inclui aulas diárias e uma formação completa tanto em balé clássico quanto em dança contemporânea, com embasamento teórico e orientação de diferentes professores. “Essa base sólida é essencial para uma progressão segura. Infelizmente, em muitos lugares, as pontas são introduzidas precocemente, o que pode comprometer o desenvolvimento técnico e até afetar o crescimento das crianças e pré-adolescentes”, alerta Gylian.

A professora Lucilene Almeida, que ministrou a primeira aula teórica e a aula de costura, ressalta a importância desse preparo. “No passado, aprendíamos na prática, sem tanta orientação. Hoje, com estudos fisiológicos e anatômicos, entendemos melhor o processo de fortalecimento das articulações, permitindo uma introdução mais segura às pontas. Além disso, a teoria ajuda as alunas a conhecerem seu próprio corpo e a entenderem como o esqueleto e os músculos trabalham durante a execução dos movimentos”, explica.

Luiza Bruning, de 11 anos, entrou na EDTG em 2023, e estava ansiosa pelas primeiras aulas de ponta. “Fiz amizade com alunas mais velhas e elas me contaram como era. Foi bem legal a aula de costura, porque você aprende a costurar a sapatilha que vai usar pelo resto do ano”, diz. Theodora Bronze, de 10 anos, também tinha grandes expectativas por esse momento. “Foi uma experiência muito legal: a primeira ponta da minha vida, que eu mesma costurei”, diz Theodora, que ingressou na EDTG em 2024.

Leia Também:  Terceira remessa de alimentos não perecíveis da merenda chega às escolas do Paraná

EDTG – A Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra, criada em abril de 1956. O objetivo original era formar bailarinos de qualidade que mais tarde iriam suprir a futura Companhia de Dança do Teatro, hoje Balé Teatro Guaíra. Escola e Balé são atualmente corpos artísticos distintos e independentes, porém compartilham a mesma casa, o Centro Cultural Teatro Guaíra, o que permite parcerias e contribuições.

Atualmente, a EDTG tem cerca de 100 alunos e é uma das únicas escolas de dança de caráter público do país, sendo mantida pelo Governo do Estado.

A EDTG oferece o Curso Livre de Formação do Artista Bailarino do nível preparatório ao aperfeiçoamento, com duração de 7 anos. O ingresso sempre acontece mediante processo seletivo público. A Escola oferece o Curso Livre de Formação do Artista Bailarino, no qual a criança ou o jovem é selecionao de acordo com sua aptidão física (Preparatório) ou nível técnico (Formação I a V). Todos os editais são públicos e divulgados no site do Teatro Guaíra. A inscrição e o curso são gratuitos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Governo do Estado participa da Feira Agropecuária de Cândido de Abreu

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Treinamento da PMPR contra crimes violentos em Curitiba será remarcado para 2025

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA