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Iniciação às sapatilha de ponta anima turma de 2025 da Escola de Dança Teatro Guaíra

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A sapatilha de ponta é um dos maiores símbolos do balé clássico, permitindo que as bailarinas dancem na ponta dos pés e realizem movimentos técnicos que não seriam possíveis com sapatilhas de meia-ponta. No entanto, seu uso exige força, técnica e um preparo rigoroso — as primeiras aulas de ponta representam um momento marcante na trajetória de qualquer bailarina. Na Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG), essa transição é cuidadosamente orientada.

Nesta semana, as alunas do Nível de Formação 2, que têm entre 10 e 13 anos, tiveram a primeira aula teórica sobre sapatilha de ponta, em que aprenderam os cuidados necessários com a sapatilha, com as ponteiras de proteção e com os próprios pés. Também aprenderam a costurá-las, para que fiquem bem ajustadas. Só depois dessa etapa foram orientadas como subir e descer nas pontas e a desenvolver os elementos técnicos do balé.

“A transição para as pontas desperta muita expectativa tanto nas alunas quanto em seus familiares”, explica Larissa Pansera, diretora da EDTG. “Por isso, já na primeira reunião do ano, orientamos os responsáveis a não comprarem a sapatilha antes da hora. Esse é um material caro e que precisa ser escolhido com cuidado, considerando o modelo mais adequado para cada tipo de pé”.

Ela explica que a iniciação às pontas é um trabalho gradual. “Tem toda a parte teórica sobre anatomia dos pés, sobre a sapatilha em si e como costurá-la. Ao final do primeiro bimestre as alunas já começam com a tão esperada aula de pontas”.

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A professora Gylian Dib, responsável pela turma F2, destaca que a iniciação ao trabalho de ponta vai além da idade das alunas. “Avaliamos não apenas a faixa etária, mas também a maturidade biológica e técnica de cada estudante”, diz. “Temos um diferencial importante: contamos com o acompanhamento de uma professora que também é fisioterapeuta. Ela auxilia as alunas na escolha da sapatilha, analisando o formato dos pés, a força muscular e o nível de rigidez necessário para cada bailarina”.

Outro diferencial da EDTG é a estrutura de ensino, que inclui aulas diárias e uma formação completa tanto em balé clássico quanto em dança contemporânea, com embasamento teórico e orientação de diferentes professores. “Essa base sólida é essencial para uma progressão segura. Infelizmente, em muitos lugares, as pontas são introduzidas precocemente, o que pode comprometer o desenvolvimento técnico e até afetar o crescimento das crianças e pré-adolescentes”, alerta Gylian.

A professora Lucilene Almeida, que ministrou a primeira aula teórica e a aula de costura, ressalta a importância desse preparo. “No passado, aprendíamos na prática, sem tanta orientação. Hoje, com estudos fisiológicos e anatômicos, entendemos melhor o processo de fortalecimento das articulações, permitindo uma introdução mais segura às pontas. Além disso, a teoria ajuda as alunas a conhecerem seu próprio corpo e a entenderem como o esqueleto e os músculos trabalham durante a execução dos movimentos”, explica.

Luiza Bruning, de 11 anos, entrou na EDTG em 2023, e estava ansiosa pelas primeiras aulas de ponta. “Fiz amizade com alunas mais velhas e elas me contaram como era. Foi bem legal a aula de costura, porque você aprende a costurar a sapatilha que vai usar pelo resto do ano”, diz. Theodora Bronze, de 10 anos, também tinha grandes expectativas por esse momento. “Foi uma experiência muito legal: a primeira ponta da minha vida, que eu mesma costurei”, diz Theodora, que ingressou na EDTG em 2024.

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EDTG – A Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra, criada em abril de 1956. O objetivo original era formar bailarinos de qualidade que mais tarde iriam suprir a futura Companhia de Dança do Teatro, hoje Balé Teatro Guaíra. Escola e Balé são atualmente corpos artísticos distintos e independentes, porém compartilham a mesma casa, o Centro Cultural Teatro Guaíra, o que permite parcerias e contribuições.

Atualmente, a EDTG tem cerca de 100 alunos e é uma das únicas escolas de dança de caráter público do país, sendo mantida pelo Governo do Estado.

A EDTG oferece o Curso Livre de Formação do Artista Bailarino do nível preparatório ao aperfeiçoamento, com duração de 7 anos. O ingresso sempre acontece mediante processo seletivo público. A Escola oferece o Curso Livre de Formação do Artista Bailarino, no qual a criança ou o jovem é selecionao de acordo com sua aptidão física (Preparatório) ou nível técnico (Formação I a V). Todos os editais são públicos e divulgados no site do Teatro Guaíra. A inscrição e o curso são gratuitos.

Fonte: Governo PR

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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