NOVA AURORA

PARANÁ

Inauguração do MAC Espelhos encerra residência de Jomi na Academia Alfredo Andersen

Publicado em

O ateliê da Academia Alfredo Andersen torna-se na próxima sexta-feira (04) um museu inédito. Como conclusão da residência de João Miguel Santana (Jomi), atual residente artístico do espaço, o ateliê foi transformado no Museu de Arte Contemporânea Departamento dos Espelhos, também chamado de MAC Espelhos, e terá sua inauguração às 19h juntamente com o 1.° Mini Festival de Performance, igualmente organizado pelo artista. Não é necessário inscrição prévia.

Durante a inauguração do museu fictício, Jomi oferecerá uma visita guiada a todos, contando sobre sua jornada artística, inspirações e razões para montar o MAC Espelhos. Após a apresentação, o público poderá contemplar o 1.° Mini Festival de Performance, com apresentações dos artistas Bianca Castro, Laboratório de Performance da Embap, e Paula Mathias.

A inauguração também conta com a instalação sonora do artista residente do MAC Espelhos, Pedro Osinski Carneiro, feita em conjunto com Jomi. As apresentações trabalham com elementos tecnológicos e reflexões sobre registro e o próprio objeto espelho.

Leia Também:  Estado leva atrativos, potenciais e expositores à maior feira de turismo do Paraguai

Desde o início de março, Jomi se propôs a construir um museu fictício com inspirações nas obras do artista belga Marcel Broodthaers, como uma forma de ressignificar o espaço que por muito tempo não se sentiu pertencente. “A partir do momento em que eu decido ser o diretor do meu próprio museu, utilizo dos setores e exposições para tratar de assuntos como narcisismo, invisibilidade artística, autoimagem, tecnologia e colonização”, diz ele.

As visitas ao MAC Espelho poderão ser feitas até o dia 09 de abril. O espaço estará aberto do dia 07 ao dia 09, no período da manhã, das 10h às 12h e no período da tarde, das 14h às 19h30.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA – O projeto de residência artística é uma iniciativa da Academia Alfredo Andersen para estabelecer um espaço de aperfeiçoamento e trocas de experiências com artistas, produções e projetos nas artes visuais. Os artistas convidados a participarem do período de residência permanecem no Ateliê do Complexo Andersen por um mês, desenvolvendo suas linhas de pesquisa.

Leia Também:  De quinta a sábado: MON será palco de mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Desde 2019, a residência já recebeu artistas nacionais e internacionais que, além da criação própria, também abriram oficinas e workshops para compartilhar seus conhecimentos com o público, demonstrando o comprometimento com a divulgação de educação artística.

Serviço

Inauguração “MAC Espelhos” e 1º Mini Festival de Performance

Data: 04 de abril (sexta-feira)

Horário: 19h

Endereço: Ateliê – Rua Mateus Leme 336 – Centro – Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Bombeiros lançam capacitação para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Published

on

By

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) lançou nesta terça-feira (1º) um curso na modalidade de Ensino a Distância (EaD) focado na capacitação de profissionais da segurança pública para atendimento a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Abril é o mês que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu como referência para a inclusão e conscientização sobre o autismo. O projeto inicia sua fase de implantação na plataforma de ensino interna do CBMPR.

A capacitação, que totaliza 4 horas de videoaulas, é voltada para o treinamento dos bombeiros militares do CBMPR. Os demais profissionais da segurança pública e áreas relacionadas farão o curso internamente. A iniciativa atende a exigência do Código Estadual da Pessoa Autista do Paraná (Lei nº 21.964), que determina a formação de agentes públicos para prestar atendimento adequado a pessoas neurodivergentes.

“O curso possibilita a capacitação dos bombeiros militares da corporação, alinhando as práticas de atendimento a vítimas a padrões que garantam ainda maior qualidade quando se tratar de pessoas neurodivergentes, é um grande avanço”, ressalta o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco.

Leia Também:  Novos secretários iniciam articulação e planejamento da gestão para os próximos anos

De acordo com o major Murilo Sinque, o curso inclui manuais, guias de bolso, checklists e simulados, oferecendo uma abordagem prática e inclusiva que prepara profissionais para lidar com autistas em crise, evacuações e abordagens policiais. Ele também afirmou que o CBMPR pretende ampliar o alcance do curso futuramente.

“O objetivo é expandir esse conhecimento para outros estados e instituições, consolidando o Paraná como pioneiro nacional”, destacou. 

O curso estará disponível na plataforma do  Ensino a Distância (EAD) CBMPR e a meta é atingir o efetivo da corporação. Interessados em entender como funciona o trabalho com pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista também poderão acessar o conteúdo, mas não receberão certificado da capacitação.

Qualquer cidadão, como visitante, também pode acessar as seguintes abas: Cursos ESBM > Capacitação > Curso de Atendimento a Emergências de Pessoas no Espectro Autista > Acesso Como Visitante. A senha é cbmprtea2025.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA