NOVA AURORA

PARANÁ

Idoso.PR leva à população de melhor idade acesso à tecnologia e smartphones

Publicado em

Com o tema “Conectando Cultura e Tecnologia”, o Governo do Estado promoveu nesta quinta-feira (15) o evento Idoso.PR, em celebração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso. Houve apresentação de balé, peça de teatro, debates sobre assuntos relevantes para esse público e um mini-workshop sobre o uso de smartphones.

Compareceram à cerimônia mais de 300 pessoas de 42 municípios, entre população idosa, conselheiros municipais e estaduais dos direitos dos idosos, secretários municipais, vice-prefeitos e organizações da sociedade civil (OSCs). O evento também foi transmitido pelo YouTube. Assista AQUI.

O evento foi uma iniciativa do Departamento de Políticas para a Pessoa Idosa da Sejuf, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi-PR) e a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), com apoio do Teatro Guaíra, que cedeu o pequeno auditório, o Guairinha, para a celebração.

A primeira parte do evento foi dedicada a uma demonstração, em formato de mini workshop, do curso de smartphones para idosos, uma parceria da Celepar com a Sejuf que vem promovendo a inclusão de muitos paranaenses às tecnologias digitais.

Leia Também:  Com aumento de 325%, Governo confirma orçamento de R$ 411 milhões para ciência e tecnologia

De acordo com Leandro Moura, diretor-presidente da Celepar, a iniciativa já atendeu 13 mil pessoas idosas em 80 municípios, o que rendeu a Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022. “A nossa intenção é ajudar que todos consigam compartilhar, se inserir dentro da tecnologia. Passamos por um momento difícil de pandemia, no qual essas ferramentas ajudaram as pessoas a se conectarem com os seus filhos, com seus netos, diminuindo o distanciamento. Queremos atingir cada vez mais pessoas idosas e chegar aos 399 municípios do nosso Estado”, disse.

A chefe do Departamento de Políticas da Pessoa Idosa, Adriana Oliveira, destacou que o Paraná será o primeiro estado a receber a certificação de Estado Amigo da Pessoa Idosa. “Esse é o protagonismo da pessoa idosa no Paraná, somos o único com conselhos municipais em todas as 399 cidades, que contam com participação ativa do público idoso. Estamos trabalhando por uma sociedade para todas as idades”, afirmou. Ela é presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.

Leia Também:  Escritório de assuntos jurídicos da UEL completa 50 anos de atendimento à população

O Paraná já é destaque nessa área. Das 29 cidades brasileiras que receberam a certificação internacional de Cidade Amiga do Idoso da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Panamericana de Saúde (OPAS), 23 estão localizadas no Paraná. “Isso é resultado do trabalho do Governo do Estado, por meio da Sejuf, do Cedi-PR, das gestões municipais, dos Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa e escritórios regionais. É uma articulação em rede”, disse Adriana.

“Foi um momento de agradecer o bom trabalho de todos. As parcerias de sucesso que temos nessa área colocam o Paraná como o melhor para as pessoas idosas. E estamos trabalhando para avançar ainda mais, como a destinação de mais de R$ 10 milhões para Centros de Convivência e para as ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas”, destacou Rogério Carboni, secretário de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Governo do Estado começa a pavimentar acesso a Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Secretaria da Fazenda divulga novo número de atendimento do Nota Paraná via WhatsApp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA